Idioma EN
Contraste

Berço do Samba de São Mateus

Show

Parte da série Rodas de choro e samba

Quando

25 de fevereiro de 2018
às 16h

Entrada gratuita

Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Sobre a atividade

A tradicional roda de samba da Zona Leste paulistana reúne compositores e intérpretes há mais de duas décadas cantando o cotidiano do bairro. Criado nos redutos da comunidade, o grupo já lançou um CD com as participações de Almir Guineto e Beth Carvalho. Nas palavras do sambista Nei Lopes o disco registrou o “vigoroso samba de São Mateus”.


Como participar

Evento gratuito no térreo do IMS Paulista. Lugares limitados.

Distribuição de senhas 30 minutos antes. Limite de uma senha por pessoa.


Sobre a banda

Considerados na Zona Leste como um dos redutos do samba tradicional do Brasil, o Berço do Samba de São Mateus desenvolve letras que falam sobre o cotidiano do bairro através de suas origens, do amor, das soluções sociais e dos problemas básicos do transporte público como retrata a música Cidade Tiradentes “...quem perdeu depois da meia noite o Princesa Isabel só na madrugada é que chegou em casa esperando o noturno na Amaral Gurgel”.

O desenvolvimento musical com a integração e coletividade que o samba traz, cria uma conexão cultural junto da comunidade em um ambiente familiar e amistoso.

Uma manifestação cultural que traz em seu conteúdo o samba com as mais variadas vertentes do gênero, representada por cerca de 42 integrantes dividido entre músicos, compositores e intérpretes. Tem como proposta valorizar o compositor, a presença feminina expressada através do canto e da dança, bem como preservar a memória do bairro de geração a geração integrando os membros da comunidade.

Composições feitas por pessoas que tem verdadeira paixão pelo samba, seguindo uma linha tradicional dando continuidade a um estilo e uma linguagem musical que vem atravessando décadas. Gente que faz samba puro, autêntico, que brota com naturalidade no dia a dia da vida em comunidade. O que não significa que o samba feito em São Mateus seja antigo, saudosista. Ao contrário, é matéria viva, samba novo, renovado.

Nestes tempos em que a música é regida pelo mercado, é surpreendente constatar a existência de uma comunidade de sambistas como a que é agora revelada pelo CD Berço do Samba de São Mateus, lançamento do Selo SESC SP. Como descreve o sambista Nei Lopes no texto de encarte, o disco é “o sumo extraído de uma roda de samba existente há mais de 20 anos no bairro de São Mateus, Zona Leste de São Paulo. Mostrando múltiplos talentos, estão reunidos num só disco, que hoje fazem o vigoroso samba de São Mateus. De composições veteranas como do compositor Rubens Paulista da Silva vulgo Rubão das Mulheres com mais de 40 sambas, a senhora Dulce Monteiro, que desponta com um estilo a lá Dona Ivone Lara. De interpretes como Luiz Lira, de voz portentosa, não podendo faltar a participação da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus.

Destaca-se no Berço do Samba de São Mateus também a presença de Tia Cida, que magnetiza a plateia com sua dança e seu canto, como faz durante as rodas de samba que acontecem em São Mateus. É uma presença emblemática, já que o samba floresceu em São Mateus a partir dos anos 80 em rodas de samba que se realizavam justamente “nos quintais das tias”, a mais importante delas justamente a Tia Cida, que é filha de Blecaute, cantor e compositor falecido em 1963 conhecido como “General da Banda”, sucesso do carnaval que gravou em 1949.

FICHA TÉCNICA
Direção musical, violão e bandolim: Everson Pessoa
Violão de 7 cordas: Oscar Novaes
Banjo / cavaco: Marcelo Ercílio (Tocão)
Cavaco: Sandoval Luzia
Pandeiro: Anderson Candido
Percussão geral 1: Gerson Martins (Gerson da banda)
Percussão Geral 2: Jorge Neguinho
Surdo: Michel Candido
Vocais: Dulce Monteiro, Edson Paixão, Ronny Gregório, Rubão das Mulheres e Altair Donizete (Timaia)


Mais eventos

Mais IMS