Idioma EN
Contraste

Clarice 101

Conversa

Com Júlio Diniz, Matildes Demetrio dos Santos, Yudith Rosenbaum. Mediação de Eucanaã Ferraz. Parte de Hora de Clarice 2021

Quando

9/12/2021, quinta, às 18h

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook

No ano passado, celebrações em torno do centenário de Clarice Lispector tiveram que ser postergadas ou reformuladas devido à pandemia de Covid-19. Em 2021, quando a escritora completaria 101 anos, alguns desses frutos maduros podem ser melhor apreciados pelo público.

Na mesa organizada para o Hora de Clarice deste ano, três livros escritos por muitos autores estarão em debate: o seminário internacional Quanto ao futuro, Clarice, que teria acontecido na PUC-RJ em 2020, tornou-se o livro de mesmo nome publicado pela editora Bazar do Tempo; o colóquio organizado pela USP, que aconteceu de forma remota com participação de estudiosos do mundo inteiro, se desdobra agora no volume Um século de Clarice Lispector, editado pela Fósforo; e o curso de pós-graduação promovido pela UFF-RJ em torno da correspondência da escritora é publicado pela Oficina Raquel sob o nome Clarice Lispector, uma vida na literatura.

Os organizadores Júlio Diniz, Yudith Rosenbaum e Matildes Demetrio dos Santos estarão presentes no debate, mediado por Eucanaã Ferraz – curador, com Veronica Stigger, da exposição Constelação Clarice, em cartaz no IMS Paulista –, para conversar e avaliar o quanto a miríade de novos olhares em torno da obra de Clarice engrandecem e atualizam a presença da grande escritora brasileira quase 80 anos após a publicação de seu primeiro romance, Perto do coração selvagem.

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Acervo Clarice Lispector / Instituto Moreira Salles

Evento online

Participantes

Júlio Diniz
Doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, com Pós-Doutorado em Literatura Comparada pela Universidad de Salamanca, Espanha. Foi diretor do Departamento de Letras da PUC-Rio, onde é professor associado na Área de Estudos de Literatura. Desde 2016 exerce a função de decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). Publicou artigos, ensaios e livros no Brasil e no exterior. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (2004-2006), é curador do Museu Boulieu em Ouro Preto, assessor da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES e bolsista de produtividade do CNPq.

 

Matildes Demetrio dos Santos
Professora Associada 7 de Literatura Brasileira da Universidade Federal Fluminense. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Pós-Doutorado pela Sorbonne Nouvelle – Paris III. É autora de diversos artigos acadêmicos e livros como: A casa de vidro: uma ficção da realidade brasileira (1995), Ao sol carta é farol: A correspondência de Mário de Andrade e outros missivistas (1998), Pensar Memórias do cárcere (2015), co-organizado com Mônica Gomes da Silva e Agentes do contemporâneo (2017), co-organizado com Claudete Daflon e Maria Fernanda Garbero.

 

Yudith Rosenbaum
Professora de literatura brasileira na USP. Trabalha na interface da literatura com a psicanálise, pesquisando autores do século 20 como Manuel Bandeira, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. É autora dos livros Manuel Bandeira: Uma poesia da ausência (2002), Metamorfoses do mal: Uma leitura de Clarice Lispector (2006) e Clarice Lispector (2002). Organizou em parceria com Cleusa Rios P. Passos as seguintes coletâneas: Escritas do desejo (2011), Interpretações (2014) e Infinitamente Rosa (2018), esta última também com Sandra Vasconcelos.

 

Eucanaã Ferraz
Poeta e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou diversos livros de poemas, entre eles, Sentimental, com o qual ganhou o prêmio Portugal Telecom (atualmente Oceanos), em 2013. Também escreveu livros para o público infanto-juvenil e organizou obras de Caetano Veloso e Vinicius de Moraes. Desde 2010, é consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, onde organiza publicações, exposições, debates, cursos e espetáculos.

Como participar

Quando
9/12/2021, quinta, às 18h

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Sobre a hora de Clarice

Hora de Clarice é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário de Clarice Lispector, nascida em 10 de dezembro de 1920. O projeto foi lançado em 2011 pelo Instituto Moreira Salles com a proposta de fazer com que a data de nascimento da escritora seja comemorada e faça parte do calendário cultural do Brasil e de outros países. Todo ano, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras ficam disponíveis no site especial do evento.


Exposição relacionada