Cidades por escrito

Curso

5 aulas

Quando

1, 8, 15, 22 e 29/3
quintas, das 19h às 21h

Inscrição

Até a primeira aula.
R$ 250. Vendas pelo Eventbrite

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Cidade Gráfica - Rua Direita. São Paulo, 1970. Claudia Andujar.

Sobre o curso

A estreita relação da literatura – dos próprios escritores e de suas obras – com grandes cidades é escrutinada por diferentes especialistas.


Inscrições

Inscrições até a primeira aula.

5 aulas, R$ 250. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas apenas pelo Eventbrite.


Aulas

1º de março:  A Buenos Aires escrita por Julio Cortázar, com Laura Hosiasson

Laura Hosiasson é livre-docente e professora associada do Departamento de Letras na USP. Sua ênfase acadêmica recai sobre a literatura hispano-americana. Publicou o livro Nação e imaginação na Guerra do Pacífico

8 de março: A Dublin escrita por James Joyce, com Sandra Vasconcelos

Sandra Vasconcelos é professora de literaturas de língua inglesa na USP. Foi pesquisadora visitante no Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford. É autora de, entre outros, A formação do romance inglês: ensaios teóricos, vencedor do Prêmio Jabuti 2008 na categoria Teoria/Crítica Literária.

15 de março: A São Paulo escrita por Mário de Andrade, com Carlos Augusto Calil

Carlos Augusto Calil é professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP. Foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo e dirigiu o Centro Cultural São Paulo. Coorganizou o livro Mário de Andrade: me esqueci completamente de mim, sou um departamento de cultura e criou o site Morada do Coração Perdido, que retrata a vida e a obra do autor de Macunaíma.

22 de março: A Londres escrita por Virginia Woolf, com Samuel Titan Jr.

Samuel Titan Jr. é professor de teoria literária da USP, tradutor e editor. Fundou as coleções Prosa do Mundo, na Cosac Naify, e Fábula, na Editora 34. É coordenador editorial e executivo do IMS.

29 de março: O Rio de Janeiro escrito por Lima Barreto, com Beatriz Resende

Beatriz Resende é crítica, pesquisadora e professora da Faculdade de Letras da UFRJ. Edita, junto com Heloisa Buarque de Hollanda, a revista Z Cultural. É autora, entre outras publicações, de Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos.