Oficina
6 encontros com Dulce Soares
Quando
20 de maio a 24 de junho de 2020, quartas, das 19h às 21h30
Inscrição
IMS Paulista
Estúdio - 9º andar
Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
A oficina propõe o desenvolvimento de projetos pessoais e a ampliação do conceito da narrativa visual. Os participantes deverão trazer impressões de trabalhos fotográficos já realizados e também das novas imagens que serão desenvolvidas durante a oficina. As temáticas, os processos e desdobramentos serão discutidos em grupo observando a relação e a interação das imagens fotográficas. Serão apresentadas obras de fotógrafos que possam incrementar o repertório visual e dialogar com projetos dos participantes.
Pré-requisitos: Os participantes devem ter conhecimento fotográfico básico, dispor de uma câmera fotográfica ou de um celular que permita ajustes manuais e ter domínio técnico sobre o aparelho.
Materiais necessários: Os alunos deverão, a cada encontro, apresentar suas fotografias ampliadas ou impressas em papel, em qualquer formato.
É fotógrafa. Desde 1970 dedica-se a ensaios de documentação urbana e de natureza. Além da crônica visual, as sequências e séries são uma característica de seu trabalho. Com formação em fotografia na escola Enfoco, no Visual Studies Institute e na George Eastman House, nos EUA, realizou diversas exposições individuais e coletivas, incluindo as individuais no Masp, em 1979 e 1981, quando publicou o livro Vestidos de noiva: rua São Caetano e Barra Funda: esquinas, fachadas e interiores. Os negativos de ambos ensaios encontram-se no acervo do Instituto Moreira Salles.
Quando
20 e 27 de maio e 3, 10, 17 e 24 de junho de 2020, quartas, das 19h às 21h30
12 vagas.
R$ 300 por 6 encontros.
Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Vendas pelo Eventbrite a partir de 1/1, às 10h. Vendas na bilheteria do IMS Paulista, a partir de 2/1, às 10h.
Bilheteria: de terça a domingo, das 10h até o início da última sessão de cinema do dia, na Praça, no 5º andar.
1) Elementos da linguagem fotográfica e recursos visuais. As imagens únicas, as sequências e as séries. Apresentação dos participantes, seus trabalhos e a possível ampliação do discurso visual.
2) Ensaio e documentário. Definição e conceituação dos projetos dos participantes que serão ampliados durante a oficina. Mesa redonda sobre o trabalho de fotógrafos como W. Eugene Smith, Lewis Hine, Duane Michals e Margaret Bourke-White.
3) Apresentação do desenvolvimento dos projetos dos participantes. Propostas de edição e ampliação do tema. Mesa redonda sobre o trabalho de fotógrafos como Maureen Bisilliat, Marc Ferrez, Hildegard Rosenthal, Irving Penn e outros fotógrafos com base no interesse dos participantes.
4) Apresentação do desenvolvimento dos projetos dos participantes. A paisagem urbana e a paisagem na natureza. Mesa redonda sobre o trabalho de fotógrafos como Ansel Adams, Edward Weston, André Kertész, Brassaï, Jacques Henri Lartigue e outros fotógrafos com base no interesse dos participantes.
5) Apresentação do desenvolvimento dos projetos dos participantes. Propostas de edição e apresentação. Exercício conceitual sobre o trabalho dos alunos.
6) Análise do caminho percorrido nesta experiência. Direcionamento das ações e de projetos futuros de cada participante. Formas de apresentação e divulgação.