Idioma EN
Contraste

O Disfarce do Ovo

Intervenção

Com Coletivo Teatro Dodecafônico.

Quando

20/2/2022, domingo, às 15h

Entrada gratuita

Lugares limitados. Mais informações abaixo.

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424

São Paulo/SP

A intervenção O disfarce do ovo é uma reação do Coletivo Teatro Dodecafônico aos contos A Legião Estrangeira e O ovo e a galinha, de Clarice Lispector, usando a escritura corporal para encenar o universo epifânico da autora. As intervenções acontecem em diálogo com a arquitetura do centro cultural do IMS em São Paulo, o espaço expositivo de Constelação Clarice e a Avenida Paulista, revelando uma série de encontros: duas mulheres, um ovo, um pintinho, alguns devaneios, outros sonhos e muitas perguntas.

A encenação O Disfarce do Ovo. Foto de Renata Veloso

Coletivo Teatro Dodecafônico

O Coletivo cria, desde 2008, a partir de provocações e estímulos transdisciplinares. É formado por artistas de diversas áreas como performance, teatro, dança, artes visuais, sonoras e música. Em teatro performativo, sua trajetória é constituída por O disfarce do ovo (2009), O que ali se viu (2010) e ¡SALTA! (2013). Desde 2014, pesquisa o caminhar como prática estética e política, centrando suas investigações no espaço da rua, na composição de audiotours e peças sonoras e na criação de performances urbanas, como derivas de longa duração e travessias de grandes territórios.

A encenação O disfarce do ovo foi instalada anteriormente em diversas arquiteturas, tendo convidando o espectador a percorrer a Casa de Dona Yayá, o porão do CCSP e diferentes espaços de convivência de unidades do Sesc, dentre eles a choperia do Sesc Pompeia. Em 2016, a peça assumiu o formato de intervenção, quando ocupou o Museu de Arte Moderna de São Paulo, no âmbito da exposição O útero do mundo. O Dodecafônico realiza ainda a intervenção Atos íntimos contra o embrutecimento, em deslocamento pelas ruas de diferentes cidades do país (desde 2015).

Ficha técnica
Encenação: Verônica Veloso
Performers: Beatriz Cruz e Gabriela Cordaro
Figurino: Jorge Wakabara
Apoio técnico: Olívia Niculitcheff
Ilustrações e fotos: Renata Veloso
Produção: Coletivo Teatro Dodecafônico

Como participar

Quando
20/2/2022, domingo, às 15h

Entrada gratuita
Mediante apresentação do certificado de vacinação e documento oficial com foto.
Vagas conforme a capacidade dos espaços

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.


Exposição relacionada