Idioma EN
Contraste

Retrato: modos de iluminar

Oficina

6 encontros com Hilton Ribeiro

Quando

27/2, 6, 13, 20 e 27/3 e 3/4
Terças, das 19h às 21h30.

Inscrição

Inscrições até o primeiro encontro
R$ 300. Vendas pelo Eventbrite

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP

Bere, 1980, da série O tempo todo. Hilton Ribeiro.

Em aulas práticas, será analisada a iluminação para retratos a partir da obra de fotógrafos clássicos. Os participantes terão oportunidade de fotografar pessoas experimentando várias técnicas de iluminação, com o uso de tipos diferenciados de fontes de luz e de acessórios, como rebatedores, difusores e filtros.

Os participantes devem trazer uma câmera analógica ou digital que permita ajustes manuais e possuir domínio técnico sobre ela.


Inscrição

Inscrições até o primeiro encontro.

6 encontros, R$ 300. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas apenas pelo Eventbrite.


Sobre Hilton Ribeiro

Fotógrafo. Trabalha em seu estúdio desde 1981 em projetos autorais como O tempo todo (em que fotografa a mesma pessoa com um intervalo de 10 a 20 anos) e em produções fotográficas voltadas para o mercado publicitário.


Programa

1) Pequena história do retrato. Luz: informações necessárias. Proposta para que tragam referências de retratos. Prática: retratos com diferentes fontes de luz: dura, difusa e muito difusa.

2) Luz natural

Tipos de luz: sol aberto, sol com nuvens, luz de janela, final de tarde, fogo,   relâmpago etc. Estúdios só com luz natural controlada com painéis e rebatedores. Referências: Richard Avedon, In the American West; Irving Penn, Marrocos; August Sanders; Henri Cartier-Bresson. Proposta para que tragam na próxima aula retratos com luz natural.

3) Luz contínua
Incandescente, led, fria etc. Referências: Man Ray, Edward Steichen, Bill Brandt. Prática: retratos com diferentes fontes de luz. Participantes devem trazer na próxima aula retratos feitos com luz contínua.

4) Flash de estúdio
Referências: Avedon, Penn e outros. Prática: retratos com diferentes fontes de luz. Fotos para os Autorretratos.

5) Flash portátil
Evolução: magnésio, bulbo, cubo, eletrônico e TTL. Referências: Diane Arbus e outros. Prática: uso como iluminação de estúdio, luz de “enchimento” e como luz principal. Participantes devem trazer na próxima aula retratos utilizando flashes portáteis ou incorporados à câmera.

6) Apresentação dos Autorretratos
Participantes trazem os retratos feitos com diferentes tipos de luz para uma análise feita pelo grupo.


Mais eventos

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.