Idioma EN
Contraste

Fotografia Contemporânea

Copacadema, 2009. Fotografia de Caio Reisewitz. / Acervo IMS

A coleção de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles começou a ser criada em 2013 tendo como foco a produção contemporânea, representada por artistas que estejam em atividade e obras que apontem novos caminhos de criação artística. Boa parte da coleção vem sendo desenvolvida em parceria com o corpo curatorial da área em atividades expositivas ou de fomento. São o caso de projetos especiais como Câmera aberta, de Michael Wesely, ou Offside Brazil, em parceria com a agência Magnum, ou dos vários trabalhos produzidos com o apoio da Bolsa de Fotografia ZUM, concedida anualmente a dois candidatos. Fazem parte da coleção contemporânea fotografias, vídeos, livros e instalações, entre outras obras de suportes variados que se relacionam com o universo fotográfico. Cruzar as fronteiras dos gêneros artísticos é um dos focos desta coleção, que preserva obras como a instalação Brasil X Argentina, de Dora Longo Bahia, as transmissões feitas ao vivo entre 2013 e 2017 pela Mídia Ninja, o filme Casulo, da Dupla Dias & Riedweg, ou as fotografias de Retrato falado, de Eustáquio Neves.

Leia mais

Por dentro da Fotografia Contemporânea


Pesquise no acervo de Fotografia Contemporânea

Consulte centenas de obras de arte contemporâneas, incluindo fotografias, livros de artista, vídeos e instalações.

Obras de Mídia Ninja, Jonathas de Andrade, Barbara Wagner e Mauro Restiffe. Acervo de Fotografia Contemporânea/ IMS

Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

fotografia.contemporanea@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme a quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.


Outros acervos

Mais IMS