Idioma EN
Contraste

Publicações e DVDs

ZUM 10

ZUM #10 traz o trabalho do fotógrafo japonês radicado no Brasil Tatewaki Nio, autor da capa deste número; uma série inédita apresentada por Odires Mlászho, em que o artista se apropria de fotografias de guerras, protestos e desastres ecológicos veiculadas na grande imprensa; a série Escritório, do sueco Lars Tunbjörk; entre outros.


  • Publicação: Abril de 2016 / Formato: 26 x 21 cm / Páginas: 184

ZUM 11

ZUM #11 traz a série de retratos Faces e fases, da sul-africana Zanele Muholi; Arthur Omar mostra uma nova série feita a partir de sua viagem ao Afeganistão; a pesquisa do artista e professor Mario Ramiro sobre fotografias de espíritos produzidas no Brasil; e o trabalho do coletivo Trëma, entre outros.


  • Publicação: Outubro de 2016 / Formato: 26 x 21 cm / Páginas: 184

ZUM 12

ZUM #12 traz o influente ensaio crítico “Marcas da indiferença’ – Aspectos da fotografia na, ou como, arte conceitual”; a vida noturna dos anos 1980 e 1990 registrada pela fotógrafa Vania Toledo; e um ensaio da pesquisadora Ivana Bentes sobre @ex_miss_febem, personagem criada por Aleta Valente no Instagram, entre outros.


  • Publicação: Abril de 2017 / Formato: 26 x 21 cm / Páginas: 184

ZUM 13

A fotografia se apresenta em diálogo direto com os corpos e as cidades, como ato de criação e resistência, nesta edição da revista de fotografia do IMS. A publicação traz entrevista exclusiva de Georges Didi-Huberman; fotos de Paz Errázuriz; artigo de Dorrit Harazim sobre Ansel Adams e Dorothea Lange; e mais.


  • Publicação: Outubro de 2017 / Formato: 21 x 25 cm / Páginas: 184

ZUM 14

“Como fotografar um espírito?”, por Martim Gusinde & Christine Barthe; “O lugar de cada um”, por Dana Lixenberg & Pieter Hugo; “A forma da liberdade”, por Wolfgang Tillmans; “O cotidiano do morro”, por Afonso Pimenta & Ana Paula Orlandi; “Contra o retrato sintético, a favor da fotografia instantânea (1928)”, Aleksandr Ródtchenko & Erika Zerwes; entre outros.


  • Publicação: Abril de 2018 / Formato: 21 x 25 cm / Páginas: 184

ZUM 15

A fotografia da americana Susan Meiselas é destaque da edição. Na capa, a existência de um sujeito sem rosto político é ressaltada pelos pixels de Éder Oliveira. Com textos de Daniel Rubinstein, Rodrigo Moura, Humberto Brito, Lieko Shiga e fotografias de Cindy Sherman e José Inacio Parente.


  • Publicação: Outubro de 2018 / Formato: 21 x 25 cm / Páginas: 184

ZUM 16

Os textos de Marta Mestre, Joaquim Toledo Jr., Inês Costa, Clara Averbuck, Eduardo Costa e Silvana Jeha debatem desde o papel das imagens em tempos de hiperconexão até a desconstrução dos padrões associados ao corpo feminino. Na capa, o trabalho do fotógrafo Guy Tillim, da série Museu da revolução.


  • Publicação:Abril de 2019 / Formato: 21 x 25 cm / Páginas: 184

ZUM 17

No texto desta edição a pesquisadora Ariella Azoulay questiona as origens da fotografia, associando-as aos projetos imperialistas. Na capa, o ensaio do fotógrafo Vincent Catala, registra as paisagens e os personagens da capital carioca, numa realidade crua que se distancia do ideal do Rio de Janeiro.


  • Formato: 21 x 25 cm / Idioma: Português / Coleção: ZUM / Lançamento: Novembro/2019

ZUM 18

Nesta edição especial em tempos de pandemia, além da revista impressa, lançamos uma edição online gratuita, aberta a todos no site da ZUM. Entre os destaques estão obra inédita de Paulo Bruscky, ensaio de Giselle Beiguelman sobre deepfakes, os retratos de Deana Lawson e as performances de Berna Reale.