Idioma EN
Contraste

Estilo de xilogravura japonesa bastante popular, o termo ukiyo-e significa pinturas do mundo flutuante. A coleção do IMS possui 155 obras desse gênero, a maioria datada do século XIX, que retratam em cores vibrantes paisagens, costumes, cenas de trabalho e atores de teatro kabuki.


Seleção de obras

VISUALIZAR POR
×
<
>

Sem título

Ukiyo-e

36 vistas da Capital do Leste – Flores e casa de chá Umeya do Distrito de Kameido

Ukiyo-e


Conteúdo relacionado


As estampas ukiyo-e

Por Madalena Hashimoto Cordaro

O Instituto Moreira Salles possui um acervo de 155 estampas ukiyo-e, ou “pinturas-brocado”, como as denominavam os antigos habitantes da antiga cidade de Edo (atual Tóquio).

A história do impacto que as estampas xilográficas exerceram sobre os pintores europeus dos fins do século XIX é sobejamente conhecida entre nós, destacando-se não só os muitos impressio­nistas que foram atraídos por seu mundo desconhecido e sofisticado, como também os movimen­tos de renovação na arquitetura (art nouveau) e no design moderno (Bauhaus).

Se as imagens foram absorvidas principalmente por seu caráter visual e interpretadas segundo os gêneros então correntes (paisagem, retrato, natureza-morta, pintura de gênero), estudos mais recentes apontam diferentes conceituações e correlações, uma vez que o Japão, hoje, já não é mais um exótico Oriente.

Ainda assim, tendo sido tão amplo o espectro abrangido pelo ukiyo-e, muitas vezes é difícil decifrar a representação apresentada e, para tentar dirimir, ainda que levemente, a dificuldade em interpretar as estampas representadas na coleção do Instituto Moreira Salles, fez-se necessário um estudo aprofundado sobre este acervo, que acabou se prolongando por mais de cinco anos.

Classificações como figuras-bonitas são certamente associáveis aos nossos retratos; lugares- famosos, a paisagens; usos-e-costumes e trabalhadores, a pintura de gênero, e tal equivalência não estaria equivocada. Entretanto, grande parte das estampas, não somente as da coleção do IMS, está intimamente associada a peças do teatro kabuki e, portanto, encontra-se repleta de personagens em cenas dramáticas, às vezes marcadas com seus signos nomeadores, mas muitas vezes apenas aludidas por meio de enigmas visuais ou turvos jogos lingüísticos. Com o acréscimo da poesia e dos escritos clássicos, o conhecimento desse repertório sem dúvida amplia a fruição da imagem, pois, em sua origem, pintura e poesia são atividades indissociáveis no Japão, como claramente o mostra a caligrafia.

Assim foi que um gênero que se compreendeu como “arte popular” passou a se caracterizar por erudição e sofisticação, num cultivo aos clássicos, especialmente do período clássico Heian (794-1186). Narrativas de Genji, escrito pela dama da corte Murasaki Shikibu, Narrativas de Ise, de suposta autoria do poeta exímio no amor, Ariwara-no Narihira, e o Livro do travesseiro, ensaios e crônicas de Sei Shônagon, são retomados, no que tange a alusões de amores elegantes e jogos de fruição elaborados. Some-se, ainda, nas fabricações de obras guerreiras e sociais, a retomada de Narrativas do clã Taira e Narrativas de Soga, obras de autores desconhecidos do período Kamakura (1186-1333), provavelmente de colaboração coletiva de anônimos cantadores ambulantes, no que tange a alusões a injustiças cometidas pelos samurais ora atuantes. O amor à poesia fez produzir, ainda, estampas com elogios aos poetas, com a divulgação de seus tankahaikaisenryü ou kyôka mais famosos. Faz-se mister citar também as narrativas de fantasmas, crimes e submundo, que povoaram os escritos e as imagens a partir de meados do século XVIII.

Madalena Hashimoto Cordaro é professora e artista plástica. Foi curadora da exposição 'Mundos flutuantes', com estampas da coleção de ukyio-e do IMS.


Na loja do IMS


Pesquise no acervo de Iconografia

Estão disponíveis para pesquisa online obras de iconografia brasileira do século XIX. Você pode realizar buscas livres, avançadas ou navegar pelas categorias mapas, álbuns, imagens e textos. O acesso ao banco de dados oferece a possibilidade de o usuário se cadastrar para salvar sua pesquisa, e uma ferramenta de zoom que permite observar as imagens em detalhes.

Detalhes de obras de J. Carlos, Araújo Porto-Alegre, Von Martius e Luiz Schlappriz / Acervo IMS