Idioma EN
Contraste

A coleção do compositor carioca André Filho, autor da marchinha de carnaval Cidade maravilhosa, foi doada por sua família ao Instituto Moreira Salles em 2006. Nesse mesmo ano, o IMS realizou uma exposição comemorativa de seu centenário. Além de fotografias, recortes de jornal, partituras manuscritas e impressas e documentos pessoais, o material inclui vários instrumentos musicais: quatro violões (um deles de sete cordas), dois bandolins, um cavaquinho e um alaúde, marcas de um homem que, após estudar música erudita na infância, passou a se dedicar ao estudo de instrumentos diversos.

André Filho foi também radialista, arranjador, compositor de jingles e locutor de emissoras como Tupi, Mayrink Veiga, Phillips e Guanabara. Uma das suas primeiras composições, Velho solar, foi gravada em 1929 pela Parlophon e interpretada por Henrique de Mello Moraes. Nos anos seguintes, teve obras gravadas por Carmen Miranda, Ascendino Lisboa, Silvio Caldas e Mário Reis.


Áudios

 


Por dentro dos acervos


Conteúdo relacionado


Pesquise no acervo de Música

A Reserva Técnica Musical do IMS tem sob sua guarda acervos de compositores, instrumentistas, pesquisadores e colecionadores, todos disponíveis para consulta e pesquisa. São nomes como Chiquinha Gonzaga, Baden Powell, Elizeth Cardoso e José Ramos Tinhorão, entre outros, além de sites especiais.

Coleção de discos de Humberto Franceschi na Reserva Técnica de Acervos do IMS