A Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista é uma iniciativa única no Brasil. Com capacidade para abrigar 30 mil itens, visa a incentivar a pesquisa no campo fotográfico e a colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão. O acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Steidl.

Saiba mais ►

A imagem em destaque

O curador Miguel Del Castillo apresenta em linhas gerais o acervo da Biblioteca de Fotografia e as atividades realizadas nesse espaço do IMS Paulista.

Casa da Viúva Negra

Graças a uma parceria entre o IMS e o IABsp a Biblioteca abriga o móbile Viúva Negra, de Alexander Calder (1898-1976).

A escultura está fora do IMS Paulista, sob empréstimo, até janeiro de 2019.



pesquise no acervo

Pode-se pesquisar de várias maneiras no acervo bibliográfico: título do livro, autor ou fotógrafo, assunto, nacionalidade ou localidade, tipo de publicação, coleção, editora, ano etc. Assim, é possível encontrar, por exemplo: livros de e sobre um fotógrafo; títulos sobre fotojornalismo ou história da fotografia; volumes de fotografia de um continente, de um país ou que tematizem uma cidade; catálogos de exposição ou fotolivros; a composição das bibliotecas particulares; a produção de editoras específicas; a safra editorial de determinada década; e muito mais.


atendimento ao público

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP - CEP 01310-300

Consulta de obras gerais

De terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. 

Obras raras e especiais

Consulta de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados e feriados, das 10h às 18h. Domingos não é possível consultar.

Contato

(11) 2842-9132

biblioteca.fotografia@ims.com.br

A Biblioteca de Fotografia é de livre acesso ao público, que poderá consultar diretamente a parte do acervo localizado nas estantes no piso principal. As publicações raras poderão ser acessadas mediante solicitação aos bibliotecários, exceto aos domingos. A Biblioteca não empresta livros, a consulta deve ser feita no local.

A última admissão acontece 30 minutos antes do horário de encerramento das atividades.

É possível agendar uma pesquisa, solicitar um livro previamente, enviar sugestões de aquisição e registrar perguntas, reclamações ou comentários através do e-mail de contato.

Temos também assinaturas das revistas ZUM, Aperture, FOAM, Exit, British Journal of Photography e Artforum, e dos jornais El País (Espanha, digital) e The New York Times (EUA, digital). Recursos online dos mesmos estão disponíveis para os usuários nos terminais de consulta; informe-se no balcão de atendimento.

 

Serviço de alerta

Cadastre-se aqui para receber notificações periódicas quando novos livros com autores, fotógrafos ou assuntos de seu interesse chegarem ao acervo e estiverem disponíveis para consulta.


PROGRAME-SE


Outros acervos

Mais IMS