Idioma EN
Contraste

Mais IMS

Além deste site institucional, que apresenta sobretudo os acervos e a programação em nossas três unidades (São Paulo, Rio de Janeiro e Poços de Caldas), a coordenadoria de internet do Instituto Moreira Salles abriga sob seu guarda-chuva virtual diversos outros sites, alguns produzidos em conjunto com equipes das outras áreas do IMS ou em parceria com outras entidades culturais. Esta página é uma plataforma de acesso a esses nichos de informação, apresentando os dois últimos destaques de cada um acompanhado por um link direto. Navegue à vontade.


Rádio Batuta

Além de dois canais de música – MPB e Clássico – rodando 24 horas, a rádio online do IMS apresenta documentários sobre grandes nomes da área, entrevistas com artistas, playlists sobre temas variados e podcasts como Sertões: histórias de Canudos e Xingu: terra marcada.


Correio IMS

Guardião de milhares de cartas em seu acervo de Literatura, o Instituto Moreira Salles não podia se furtar a percorrer a história cultural do país por meio das correspondências, pinçadas não só de seu acervo como de outros, disponibilizadas neste Correio IMS.


Discografia brasileira

O site reúne 46.660 áudios em 78 rotações, de um total de 63.324 fonogramas catalogados de discos lançados no país entre 1902 e 1964. Há raridades, como Chiquinha Gonzaga ao piano, nos anos 1920, e uma deliciosa seleção de playlists.

Dedicada ao universo da fotografia, com foco na produção contemporânea, a publicação, de periodicidade semestral, é um campo aberto de debates, com ensaios fotográficos, textos e entrevistas.

A revista de ensaios, artes visuais, ideias e literatura do IMS sai três vezes por ano: março, julho e novembro. A publicação traz textos selecionados de autores brasileiros e estrangeiros, sempre ilustrados, sobre cultura, política, humor, novas perspectivas, atualidades, ficção, poesia e mais.


Crônica Brasileira

O portal disponibiliza mais de 15 mil crônicas publicadas na imprensa brasileira principalmente nos anos 1950 e 1960, época de ouro do gênero, de nomes como Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende e Rubem Braga.


Artepensamento

O site Artepensamento, feito com o apoio do Instituto Moreira Salles, reúne ensaios e entrevistas desenvolvidos para os ciclos comandados por Adauto Novaes desde 1986, que debateram temas como a ética, o desejo, o olhar, a crise do Estado-Nação, entre muitos outros.


Pixinguinha

Dedicado à vida e, principalmente, à obra do grande compositor, arranjador e intérprete, o site criado pelo Instituto Moreira Salles disponibiliza todo o acervo do músico sob a guarda da instituição desde 2000.


Clarice Lispector

O site dedicado à escritora reúne fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte provenientes do acervo de Clarice, sob a guarda do IMS desde 2004. É dividido em dois grandes modos de navegação: um ambiente de livre fruição, que apresenta a vida e obra de Clarice em forma narrativa, e outro voltado para estudo e pesquisa.


Ernesto Nazareth

O site criado pelo IMS é a maior referência na internet sobre Ernesto Nazareth: inclui discografia completa, todas as gravações de músicas do compositor, biografia, fotos e blog. O projeto envolve vários músicos e pesquisadores, entre eles Alexandre Dias e Paulo Aragão.


Brasiliana Fotográfica

Surgido da união de esforços da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, o site reúne hoje instituições do país e do exterior com acervos originais de documentos fotográficos sobre o Brasil, que ajudam na difusão e reflexão do patrimônio digital.


Brasiliana Iconográfica

O portal disponibiliza ao público gravuras, desenhos, pinturas, aquarelas, mapas e impressos que abrangem cinco séculos de história do Brasil. O site é fruto da união dos acervos de quatro instituições: Instituto Moreira Salles, Fundação Biblioteca Nacional, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Itaú Cultural.


Blog do IMS

De 2011 a 2019, o IMS manteve o Blog do IMS, uma revista digital de cultura.


Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture é uma plataforma que possibilita visitas virtuais a exposições de museus do mundo inteiro. O IMS é parceiro do projeto desde 2012 e possui exposições disponíveis de artistas como Otto Stupakoff, Maureen Bisilliat, José Medeiros, entre outros.

Em 2014, o IMS dedicou parte de sua programação para tratar dos 50 anos do golpe que instalou a ditadura militar no Brasil. Durante todo o ano, imagens e textos foram publicados no site da exposição Em 1964 e completaram a experiência numa espécie de túnel do tempo.


Rio: primeiras poses

Em 2015, o IMS promoveu a exposição Rio: primeiras poses - Visões da cidade a partir da chegada da fotografia (1840-1930), como parte das comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. Foi apresentada uma programação especial com exposições, mostra de cinema e mais.


Loja do IMS

A loja online do IMS possui um grande acervo de livros, revistas, cadernos de literatura, catálogos de arte, DVDs, posters, fotografias, agendas, calendários, objetos de papelaria, vestuário e muito mais. Navegue pelos filtros do menu lateral e conheça os nossos produtos.