Idioma EN
Contraste

IMS Poços

Endereço

Rua Teresópolis, 90 Jardim dos Estados Poços de Caldas, MG

Visitação

Entrada gratuita

Horários

Terça a sexta das 13h às 19h. Sábado, domingo e feriados das 9h às 19h (fechado às segundas).

Contato

O Rotina Café Galeria está fechado para reformas até 28/6 e reabre ao público no sábado, dia 29/6.


IMS Poços, da reforma à reinauguração

Após reforma de suas instalações, o centro cultural do IMS em Poços de Caldas reabriu ao público em 13 de janeiro de 2024. A reforma contemplou a instalação de um elevador e a remodelação de seu auditório, equipado com novo sistema de projeção, iluminação e som, além de novas poltronas. O projeto incluiu ainda adaptações de acessibilidade e segurança, entre outras instalações.

Na reabertura, o centro cultural recebeu duas exposições: Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história, com cerca de 140 obras de fotógrafos que integraram o Foto Cine Clube Poços de Caldas nos anos 1960 e 1970, além de fotógrafos de outros fotoclubes, no Brasil e no exterior, e Madalena Schwartz: as metamorfoses – Travestis e transformistas na SP dos anos 70, com registro das personagens que a fotógrafa conheceu e registrou circulando pela noite paulistana.

No fim de semana inaugural, o cinema, totalmente modernizado, exibiu O dia que te conheci, mais recente filme de André Novais Oliveira, da produtora mineira Filmes de Plástico, Café com canela, primeiro longa-metragem de Glenda Nicácio e Ary Rosa, e o clássico Cantando na chuva, de Stanley Donen e Gene Kelly, em diálogo com as produções poços-candenses Sagrado, trilogia do Projeto Curas, e o curta Fogos de artifício, de Wellington Bravo.


Rotina Café Galeria

O Rotina Café Galeria está fechado para reformas até 28/6 e reabre ao público no sábado, dia 29/6.

Localizado no centenário chalé Cristiano Osório, o café apresenta um cardápio variado de lanches, doces, tortas e salgados, além do tradicional café. Com mais de 25 anos de existência, a Rotina Pães traz para o espaço produtos caseiros e os deliciosos quitutes que fizeram sua história.

Chalé Cristiano Osório
Terça a sexta, das 13h às 19h
Sábado, domingo e feriados das 9h às 19h (fechado às segundas),
Entrada pela Rua Teresópolis, 90
Entrada gratuita.
Contato do Rotina Café Galeria
(35) 3014-1402

Como chegar

A entrada para O Rotina Café Galeria é pela Rua Teresópolis, 90.


O centro cultural

Poços de Caldas recebeu o primeiro centro cultural do IMS, inaugurado em agosto de 1992. Foi uma escolha do próprio Walther Moreira Salles para homenagear a região onde sua família se estabeleceu em 1918. O IMS Poços é composto por um chalé centenário e um centro cultural com mais de 1000 m² de área expositiva, distribuída em dois pavimentos.

O chalé Cristiano Osório, projetado e construído por Giovanni Battista Pansini em 1894, foi adquirido pelo IMS em 1989 e passou por diversas adaptações e restauros, tendo como principal diretriz a preservação rigorosa do estilo original e sua revitalização arquitetônica.

O centro cultural foi projetado por Aurélio Martinez Flores e inaugurado em agosto de 1992, com projeto moderno e minimalista que se na paisagem pela volumetria branca e pela ampla escadaria na fachada principal.

Como parte das comemorações dos 30 anos do Instituto Moreira Salles, sua primeira sede, o IMS Poços ganhou melhorias e modernizações para receber melhor o público.

A reforma do centro cultural incluiu a instalação de um elevador e a remodelação de seu auditório, equipado com novo sistema de projeção, iluminação e som, além de novas poltronas. O projeto incluiu ainda adaptações de acessibilidade e segurança, entre outras instalações.

No Chalé Cristiano Osório foram realizadas obras de manutenção, como a substituição do padrão de energia elétrica, a restauração do piso do Café, a recuperação das fachadas, a lavagem de todas as telhas originais e restauro dos numerosos detalhes em madeira.


Ingressos

Entrada gratuita para o centro cultural e para as exposições.

Cinema
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Poços. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra. Confira a programação.


Visitas mediadas

Visitas às exposições em cartaz, voltadas a grupos agendados e, eventualmente, ao público online. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras, apresentando seus contextos e especificidades.


Protocolos de visita


Outras orientações

Acessibilidade

O IMS Poços busca garantir acessibilidade total. Há rampa de acesso para os pavimentos superior e inferior, bem como ao chalé onde funciona o café, com indicadores para necessidades especiais e funcionários treinados para ajudar.

Fotografia, gravação e filmagem

O IMS Poços não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando seus prédios (Chalé e Centro Cultural) como locação. É permitido fotografar para fins pessoais, sem flash ou outros equipamentos. Em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Compartilhe sua foto no instagram com a tag #imspocos ou marcando IMS Poços como localização.


Loja

Loja IMS Poços. Poços de Caldas, MG, 2024. Foto de Fernanda Pereira

Oferece produtos do IMS, como livros, catálogos, revistas, DVDs, pôsteres, fotografias, bolsas e outros objetos relacionados aos eventos do instituto.

Mais sobre a loja do IMS Poços

Exposições anteriores

Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. No IMS Poços, primeira unidade a ser inaugurada, a programação reúne desde mostras do acervo até exposições como a Coleção José Ranauro – Um olhar diletante sobre a memória da cidade, que faz parte do projeto de Fotografia Vernacular desenvolvido pelo IMS, e A céu aberto – Trabalho dos alunos do curso de fotografia.