Poços de Caldas

IMS Poços de Caldas

Rua Teresópolis, 90
Jardim dos Estados - Poços de Caldas/MG - CEP 37701-058

Visitação

Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Verificar preço de outras atividades.

Horário

Terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h

Contato

(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br


Programação completa

Veja a programação completa de filmes, exposições, shows, cursos, oficinas, palestras e atividades educativas do IMS Poços. 


Sobre o IMS Poços

Poços de Caldas recebeu o primeiro Centro Cultural do Instituto Moreira Salles, inaugurado em agosto de 1992, seguido por sedes em São Paulo e Rio de Janeiro. Foi uma escolha do próprio embaixador Walther Moreira Salles, como forma de homenagear a região onde sua família se estabeleceu em 1918.


História

O IMS Poços é composto por duas significativas edificações, um chalé centenário que abriga a administração e um charmoso café e um Centro Cultural com mais de 1.000 m² de área expositiva, distribuída em dois pavimentos.

O Chalé Cristiano Osório, projetado e construído por Giovanni Battista Pansini, em 1894, foi adquirido pelo IMS em 1989 e passou por diversas adaptações e restauro, tendo como principal diretriz a preservação do estilo original do Chalé e a sua revitalização arquitetônica, rigorosamente dentro de suas concepções.

O Centro Cultural foi projetado pelo Arquiteto Aurélio Martinez Flores e inaugurado em agosto de 1992. O projeto moderno e minimalista destaca-se na paisagem pela volumetria branca e pela ampla escadaria na sua fachada principal que também se faz imponente e parte do todo que torna a obra ainda mais bela e singular.

O IMS atua nas áreas da fotografia, música, literatura e iconografia e já recebeu diversas exposições entre elas: Marcel Gautherot, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, entre outras. Já na área de literatura fomentou a produção local, tendo publicado obras como a do escritor Jurandir Ferreira, inclusive mantendo no local a biblioteca do escritor; a partir de 2017 também foi implantado o Clube de Leitura, que aborda as obras dos principais escritores brasileiros; Lygia Fagundes Telles, Ignácio de Loyola Brandão, Ana Miranda e Affonso Romano de Sant’Anna, são alguns dos escritores consagrados que já passaram pelo local. Na área da música foram realizadas diversas apresentações de artistas como Flávio Varani, Turíbio Santos, Flávio Augusto e Orival Bento Gonçalves, além de anualmente receber a Classe de Piano do Festival Música nas Montanhas, do qual surgiu o Projeto Jovens Pianistas, que tem colaborado com a formação de grandes concertistas.


Como chegar

Localização

Rua Teresópolis, 90, Jardim dos Estados.
CEP 37701.058 - Poços de Caldas/MG.

Horário de funcionamento

De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 13h às 19h.


Ingressos

Todos os eventos são gratuitos, inclusive o cinema, com sessões de DVDs.


Visitas mediadas

As visitas são agendadas previamente para escolas e grupos em geral pelo e-mail educativo.pc@ims.com.br ou pelo telefone (35) 3722-2776.

Visitas mediadas acontecem de terça a sexta, às 14h (exceto feriados), verificando a disponibilidade de educador na recepção.

A área de Educação também oferece o Encontro com Professores.


Acessibilidade

O IMS busca garantir acessibilidade total. Há rampa de acesso para os pavimentos superior e inferior, bem como ao chalé onde funciona o Café, com indicadores para necessidades especiais e funcionários treinados para ajudar.


Gastronomia

Café Galeria

Localizado no centenário chalé Cristiano Osório, nas dependências do IMS Poços, o Café Galeria funde a qualidade da culinária com a beleza dos seus ambientes internos e externos, numa mescla harmoniosa de arte e sabores. O cardápio apresenta lanches variados, salgados, doces, à la carte ou self-service. Um local destinado aos apreciadores de um bom café em sintonia com belas obras de arte.Neste espaço você poderá escolher fotografias da “Séries Digitais” do acervo do IMS, uma rara oportunidade de adquirir imagens de grandes nomes da fotografia brasileira.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 13h às 20h.


Loja

Reúne produtos do IMS, como livros, catálogos, revistas, DVDs, pôsteres, fotografias, bolsas e outros objetos relacionados aos eventos do instituto.

Mais sobre a loja IMS Poços

Exposições anteriores

Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. No IMS Poços, primeira unidade do instituto a ser inaugurada, a programação reúne desde mostras do acervo até exposições como a Coleção José Ranauro – Um olhar diletante sobre a memória da cidade, que faz parte do projeto de Fotografia Vernacular desenvolvido pelo IMS, e A céu aberto – Trabalho dos alunos do curso de fotografia.