IMS Poços
Endereço
Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados
Poços de Caldas, MG
Visitação
Entrada gratuita para o centro cultural. Reaberto desde 22/9
Horários
Terça a domingo e feriados (exceto às segundas), 14h às 19h
Contato
(35) 3722-2776
ims.pc@ims.com.br
Entrada gratuita.
Não é necessário agendamento prévio.
A programação de cinema está temporariamente suspensa, mas você pode conferir a coleção de DVDs do IMS e acompanhar o Blog do Cinema. Acompanhe também a programação de cursos, oficinas e eventos online.
Venha de máscara
O uso de máscara é obrigatório em Minas Gerais (Lei Estadual n. 23.636, de 17/04/2020) e no IMS Poços. Crianças a partir de 6 anos de máscara devem usar máscara.
Vamos medir sua temperatura na entrada
Se não estiver se sentindo bem, fique em casa. Todes terão a temperatura medida na entrada, e quem estiver com a temperatura igual ou acima de 37,5ºC não poderá entrar.
Cuidando de você, você cuida das outras pessoas
Temos álcool em gel disponível na entrada e em todos os ambientes. Use sempre que precisar. Higienize suas mãos com frequência e evite tocar seu rosto, seus olhos ou sua máscara. Na entrada há também um tapete sanitizante para higienização dos calçados.
Nós também cuidamos de você
A limpeza dos banheiros, superfícies de contato e demais áreas será intensificada.
Mantenha o distanciamento
Fique a 2 metros das outras pessoas.
Venha sem bagagem
Como não teremos serviço de guarda-volumes, venha sem mochila e com uma bolsa leve que possa acompanhar você durante toda a visita.
O IMS Poços busca garantir acessibilidade total. Há rampa de acesso para os pavimentos superior e inferior, bem como ao chalé onde funciona o café, com indicadores para necessidades especiais e funcionários treinados para ajudar.
Poços de Caldas recebeu o primeiro centro cultural do IMS, inaugurado em agosto de 1992. Foi uma escolha do próprio Walther Moreira Salles para homenagear a região onde sua família se estabeleceu em 1918. O IMS Poços é composto por um chalé centenário e um centro cultural com mais de 1000 m² de área expositiva, distribuída em dois pavimentos.
O chalé Cristiano Osório, projetado e construído por Giovanni Battista Pansini em 1894, foi adquirido pelo IMS em 1989 e passou por diversas adaptações e restauros, tendo como principal diretriz a preservação rigorosa do estilo original e sua revitalização arquitetônica.
O centro cultural foi projetado por Aurélio Martinez Flores e inaugurado em agosto de 1992, com projeto moderno e minimalista que se na paisagem pela volumetria branca e pela ampla escadaria na fachada principal.
Rotina Café Galeria
Localizado no centenário chalé Cristiano Osório, o Rotina Café Galeria apresenta um cardápio variado de lanches, doces, tortas e salgados, além do tradicional café. Com mais de 25 anos de existência, a Rotina Pães traz para o espaço produtos caseiros e os deliciosos quitutes que fizeram sua história.




Oferece produtos do IMS, como livros, catálogos, revistas, DVDs, pôsteres, fotografias, bolsas e outros objetos relacionados aos eventos do instituto.
Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. No IMS Poços, primeira unidade a ser inaugurada, a programação reúne desde mostras do acervo até exposições como a Coleção José Ranauro – Um olhar diletante sobre a memória da cidade, que faz parte do projeto de Fotografia Vernacular desenvolvido pelo IMS, e A céu aberto – Trabalho dos alunos do curso de fotografia.