IMS Poços
Endereço
Rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados
Poços de Caldas, MG
Visitação
Contato
(35) 3722-2776
O centro cultural do IMS em Poços de Caldas está temporariamente fechado para reforma de suas instalações. A reforma contemplará a instalação de um elevador e a remodelação de seu auditório, que será equipado com novo sistema de projeção, iluminação e som, além de ganhar novas poltronas. O projeto prevê ainda adaptações de acessibilidade, segurança, entre outras instalações.
Na reabertura, o centro cultural vai receber a exposição Fotoclubismo em Poços de Caldas – Vestígios de uma história, com cerca de 140 obras de fotógrafos que integraram o Foto Cine Clube Poços de Caldas nos anos 1960 e 1970, além de fotógrafos de outros fotoclubes, no Brasil e no exterior.
Durante o período das obras, o Rotina Café Galeria segue funcionando normalmente, com entrada pela rua Aquidauana, 107 - Chalé Cristiano Osório.
Localizado no centenário chalé Cristiano Osório, o café apresenta um cardápio variado de lanches, doces, tortas e salgados, além do tradicional café. Com mais de 25 anos de existência, a Rotina Pães traz para o espaço produtos caseiros e os deliciosos quitutes que fizeram sua história.
Chalé Cristiano Osório
Terça a sexta, das 13h às 19h
Entrada pela Rua Teresópolis, 90
Sábado e domingo
9h30 às 13h: entrada pela Rua Aquidauana, 107
13h às 19h: entrada pela Rua Teresópolis, 90
Entrada gratuita, mediante apresentação do certificado de vacinação e documento oficial com foto.
Contato do Rotina Café Galeria
(35) 3014-1402



O centro cultural do IMS em Poços de Caldas está temporariamente fechado para reforma de suas instalações. O Rotina Café Galeria continua atendendo normalmente ao público, com entrada pela Rua Aquidauana, 107 (Chalé Cristiano Osório).
Poços de Caldas recebeu o primeiro centro cultural do IMS, inaugurado em agosto de 1992. Foi uma escolha do próprio Walther Moreira Salles para homenagear a região onde sua família se estabeleceu em 1918. O IMS Poços é composto por um chalé centenário e um centro cultural com mais de 1000 m² de área expositiva, distribuída em dois pavimentos.
O chalé Cristiano Osório, projetado e construído por Giovanni Battista Pansini em 1894, foi adquirido pelo IMS em 1989 e passou por diversas adaptações e restauros, tendo como principal diretriz a preservação rigorosa do estilo original e sua revitalização arquitetônica.
O centro cultural foi projetado por Aurélio Martinez Flores e inaugurado em agosto de 1992, com projeto moderno e minimalista que se na paisagem pela volumetria branca e pela ampla escadaria na fachada principal.
Como parte das comemorações dos 30 anos do Instituto Moreira Salles, sua primeira sede, o IMS Poços, composto por um chalé centenário e um centro cultural com mais de mil metros quadrados de área expositiva, vai ganhar melhorias e modernizações para receber melhor o público.
A reforma do centro cultural contemplará a instalação de um elevador e a remodelação de seu auditório, que será equipado com novo sistema de projeção, iluminação e som, além de ganhar novas poltronas. O projeto prevê ainda adaptações de acessibilidade, segurança, entre outras instalações.
No Chalé Cristiano Osório foram realizadas obras de manutenção, como a substituição do padrão de energia elétrica, a restauração do piso do Café e a recuperação de duas fachadas. Na segunda etapa está previsto o término das intervenções de restauro, seguindo a originalidade de todos os detalhes da edificação, datada em 1894.
Entrada gratuita.
Visitas às exposições em cartaz, voltadas a grupos agendados e, eventualmente, ao público online. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras, apresentando seus contextos e especificidades.
Acessibilidade
O IMS Poços busca garantir acessibilidade total. Há rampa de acesso para os pavimentos superior e inferior, bem como ao chalé onde funciona o café, com indicadores para necessidades especiais e funcionários treinados para ajudar.
Fotografia, gravação e filmagem
O IMS Poços não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando seus prédios (Chalé e Centro Cultural) como locação. É permitido fotografar para fins pessoais, sem flash ou outros equipamentos. Em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Compartilhe sua foto no instagram com a tag #imspocos ou marcando IMS Poços como localização.

Oferece produtos do IMS, como livros, catálogos, revistas, DVDs, pôsteres, fotografias, bolsas e outros objetos relacionados aos eventos do instituto.
Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. No IMS Poços, primeira unidade a ser inaugurada, a programação reúne desde mostras do acervo até exposições como a Coleção José Ranauro – Um olhar diletante sobre a memória da cidade, que faz parte do projeto de Fotografia Vernacular desenvolvido pelo IMS, e A céu aberto – Trabalho dos alunos do curso de fotografia.