Transporte público
Linhas de ônibus
Troncal 5 (Alto Gávea x Central - Via Praia de Botafogo) / 112 (Rodoviária x Alto da Gávea) / 503 (Alto Leblon x Gávea) / 537 (Rocinha-Gávea) / 538 (Rocinha-Botafogo) / 539 (Rocinha-Leme) / Ônibus executivo (frescão) Praça Mauá-Gávea
Metrô
Na estação Botafogo e na estação Antero de Quental, há um ônibus de integração para o Terminal Rodoviário PUC-Rio, na rua Padre Leonel Franca, a 15 minutos a pé do IMS Rio.
Táxi
Os carros podem entrar para deixar os passageiros na frente da casa. Há um ponto de táxi próximo ao IMS Rio que pode ser acionado pela recepção do Instituto.
Veículos particulares
Estacionamento e bicicletário gratuitos, a saída é mediante entrega de ticket carimbado pela recepção.
Entrada gratuita.
Cinema
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Rio e pelo site ingresso.com. A recepção vende ingressos apenas para as sessões do dia. No site, as vendas são semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra. Confira a programação.
Visitas às exposições em cartaz, voltadas a grupos agendados e, eventualmente, ao público online. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras, apresentando seus contextos e especificidades.
Não é necessário agendar visita.
• É aconselhável usar máscaras durante todo o tempo em que as pessoas estiverem nos centros culturais.
• Os visitantes encontrarão álcool em gel disponível em todos os ambientes do centro cultural.
• A limpeza dos banheiros e demais áreas está intensificada.
• O bicicletário e o estacionamento estarão abertos durante o horário de visitação.
• Se você apresentar sintomas de gripe ou de covid-19 (febre, tosse, falta de ar), siga as orientações dos órgãos de saúde e não visite o IMS.
Achados e perdidos
Todo objeto perdido deve ser entregue na recepção.
Crianças
Crianças acima de 6 anos devem usar máscara. As crianças devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e professores, no caso de visita mediada de escolas e grupos. Os educadores, fiscais e recepcionistas alertam os responsáveis quando as crianças estiverem próximas a locais perigosos ou se o comportamento delas estiver prejudicando outros visitantes.
Acessibilidade
Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. O projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva e visual está em fase de implantação, recebendo consultoria de especialista.
Fotografia, gravação e filmagem
O IMS Rio não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando a casa como locação. Só estão autorizados gravações e fotos para divulgação das atividades do IMS ou que tenham relação com a arquitetura e paisagismo da casa, sempre através da sua assessoria de imprensa e nos dias e horários de funcionamento ao público. O registro fotográfico das exposições pela imprensa deve ser agendado com antecedência exclusivamente pelo e-mail: comunicacao@ims.com.br
Aluguel do espaço
O IMS Rio não cede ou aluga suas dependências para quaisquer atividades, eventos ou projetos de terceiros.
Não é permitido
- Fotografar com uso de flash, tripé, extensores e refletores.
- Utilizar drones.
- Usar patins e outros equipamentos esportivos.
- Cachorros (exceto cão-guia).
- Uso de telefones celulares nas áreas expositivas, bem como levar bebidas e alimentos para esses espaços.
Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. O projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva e visual está em fase de implantação, recebendo consultoria de especialista.
Em 1999, a casa no bairro da Gávea onde viveram Walther Moreira Salles e sua família tornou-se a sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. Apresenta exposições, filmes e shows, além de abrigar os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, é um atrativo para os visitantes.
Definida por Guilherme Wisnik como “uma casa de chácara”, a antiga residência de Walther Moreira Salles é, segundo o arquiteto, “uma construção monumental, elegante e austera, projetada para abrigar tanto uma família numerosa quanto uma intensa vida social, marcada por frequentes recepções para convidados ilustres”.
Inaugurado em 1 de outubro de 1999, o IMS Rio comemorou seus 20 anos com a reinauguração do jardim projetado por Burle Marx, uma exposição permanente de fotografias sobre a casa na Gávea, show e atividades especiais. Confira a agenda de eventos relacionados ao aniversário.
Empório Jardim
Em agosto de 2016 o bistrô Empório Jardim abriu sua filial dentro do IMS Rio. As três sócias – a chef Paula Prandini, a chef boulanger Iona Rothstein e a jornalista Branca Lee – mantiveram praticamente o mesmo menu da matriz, incluindo o famoso café da manhã servido o dia inteiro. Além do salão climatizado, o Empório Jardim se expande para uma área externa com mesas à beira do lago de carpas e do painel de Burle Marx. No menu há entradas, saladas, quiches, omeletes, sanduíches, sobremesas, drinks e vinhos. Entre os pratos principais há opções veganas e clássicos como o picadinho de mignon.




São vendidos publicações, produtos próprios do IMS e fotos do acervo, em pronta entrega ou encomenda através do catálogo. A loja sempre oferece promoções de seus produtos. As trocas são realizadas somente com a apresentação do cupom fiscal.
Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. No IMS Rio, mais de uma centena de mostras incluíram obras de Gautherot a Chichico Alkmin, de Von Martius a J. Carlos (todos do acervo do IMS), além de Richard Serra e William Kentridge, entre alguns dos artistas estrangeiros que tiveram exposições na casa da Gávea.