Idioma EN
Contraste

IMS Rio

No domingo do 2º turno das eleições (29/11), o IMS Paulista e o IMS Rio estarão fechados ao público. O IMS Poços abrirá normalmente.

Endereço

Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
Rio de Janeiro, RJ

Visitação

Entrada gratuita. Necessário o agendamento prévio

Horários

Terça a sexta, 12h30 às 16h30. Sábado, domingo e feriados (exceto às segundas), 10h às 15h

Contato

(21) 3284-7400
imsrj@ims.com.br


Como chegar

Transporte público

Linhas de ônibus
Troncal 5 (Alto Gávea x Central - Via Praia de Botafogo) / 112 (Rodoviária x Alto da Gávea) / 503 (Alto Leblon x Gávea) / 537 (Rocinha-Gávea) / 538 (Rocinha-Botafogo) / 539 (Rocinha-Leme) / Ônibus executivo (frescão) Praça Mauá-Gávea

Metrô
Na estação Botafogo e na estação Antero de Quental, há um ônibus de integração para o Terminal Rodoviário PUC-Rio, na rua Padre Leonel Franca, a 15 minutos a pé do IMS Rio.

Táxi
Os carros podem entrar para deixar os passageiros na frente da casa. Há um ponto de táxi próximo ao IMS Rio que pode ser acionado pela recepção do Instituto.

Veículos particulares

Estacionamento e bicicletário gratuitos, a saída é mediante entrega de ticket carimbado pela recepção.


Ingressos

Entrada gratuita, mediante agendamento prévio para a exposição e a visita ao IMS Rio.

A programação de cinema está temporariamente suspensa, mas você pode conferir a coleção de DVDs do IMS e acompanhar o Blog do Cinema. Acompanhe também a programação de cursos, oficinas e eventos online.


Protocolos de visita

• As visitas ao IMS Rio precisam ser previamente agendadas. O agendamento para o café e restaurante Empório Jardim é feito exclusivamente pelos telefones (21) 2239-3443 ou (21) 3284-7424.

• No momento de agendamento será necessário responder um questionário sobre condições de saúde.

• Não é necessário agendamento individual para crianças de até 12 anos, que poderão entrar como acompanhantes e não precisarão cumprir o distanciamento de 2 m do responsável. Será permitido o acesso de no máximo três crianças de até 12 anos por cada adulto responsável.

• Caso o visitante chegue 15 minutos após o horário da reserva, será necessário fazer um novo agendamento.

• Na chegada ao centro cultural, há a confirmação do agendamento. Todas as pessoas precisam se identificar e passar pela aferição de temperatura. Não será permitida a entrada de visitantes com temperatura a partir de 37,5 °C.

• O uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo em que as pessoas estiverem nos centros culturais.

• Na entrada, os visitantes serão orientados a higienizar as mãos e os calçados.

• O distanciamento de uma pessoa para a outra deve ser de 2 metros.

• As pessoas devem seguir um percurso único, orientado previamente no agendamento e na entrada.

 

• Os visitantes encontrarão álcool em gel disponível em todos os ambientes do centro cultural.

• A limpeza dos banheiros e demais áreas será intensificada.

• O tempo máximo de permanência nos jardins é de 1 hora.

 

• Não haverá serviço de guarda-volumes. Recomenda-se que visitantes venham sem mochila e/ou com uma bolsa leve.

• O bicicletário e o estacionamento estarão abertos para quem tiver agendamento durante o horário de visitação.

• A operação de serviços do restaurante seguirá os protocolos específicos da atividade.

• O IMS está seguindo todas as recomendações das autoridades municipais e estaduais e dos órgãos de saúde, mas não é possível garantir que você não será exposto ao vírus da covid-19. Ao ingressar em nossos centros culturais você assume o risco dessa exposição.

• Se você apresentar sintomas de gripe ou de covid-19 (febre, tosse, falta de ar), siga as orientações dos órgãos de saúde e não visite o IMS.


Orientações ao visitante

Achados e perdidos

Todo objeto perdido deve ser entregue na recepção.

Crianças

Crianças acima de 6 anos devem usar máscara. As crianças devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e professores, no caso de visita mediada de escolas e grupos. Os educadores, fiscais e recepcionistas alertam os responsáveis quando as crianças estiverem próximas a locais perigosos ou se o comportamento delas estiver prejudicando outros visitantes.

Acessibilidade

Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. O projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva e visual está em fase de implantação, recebendo consultoria de especialista.

Fotografia, gravação e filmagem

O IMS Rio não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando a casa como locação. Só estão autorizados gravações e fotos para divulgação das atividades do IMS ou que tenham relação com a arquitetura e paisagismo da casa, sempre através da sua assessoria de imprensa e nos dias e horários de funcionamento ao público. O registro fotográfico das exposições pela imprensa deve ser agendado com antecedência exclusivamente pelo e-mail: comunicacao@ims.com.br

Aluguel do espaço

O IMS Rio não cede ou aluga suas dependências para quaisquer atividades, eventos ou projetos de terceiros.

Não é permitido

- Fotografar com uso de flash, tripé, extensores e refletores.

- Utilizar drones.

- Usar patins e outros equipamentos esportivos.

- Cachorros (exceto cão-guia).

- Uso de telefones celulares nas áreas expositivas, bem como levar bebidas e alimentos para esses espaços.


Acessibilidade

Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. O projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva e visual está em fase de implantação, recebendo consultoria de especialista.


O centro cultural

Em 1999, a casa no bairro da Gávea onde viveram Walther Moreira Salles e sua família tornou-se a sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. Apresenta exposições, filmes e shows, além de abrigar os acervos de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia. A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, é um atrativo para os visitantes.

Definida por Guilherme Wisnik como “uma casa de chácara”, a antiga residência de Walther Moreira Salles é, segundo o arquiteto, “uma construção monumental, elegante e austera, projetada para abrigar tanto uma família numerosa quanto uma intensa vida social, marcada por frequentes recepções para convidados ilustres”.


IMS Rio, 20 anos

Inaugurado em 1o de outubro de 1999, o IMS Rio comemora seus 20 anos com a reinauguração do jardim projetado por Burle Marx, uma exposição permanente de fotografias sobre a casa na Gávea, show e atividades especiais que acontecerão durante todo o mês. Confira a agenda de eventos relacionados ao aniversário.


Gastronomia

Empório Jardim

De terças a sextas-feiras, das 11h às 20h. Aos sábados e domingos, das 10h às 20h Agendamento exclusivamente pelos telefones (21) 2239-3443 ou (21) 3284-7424

Em agosto de 2016 o bistrô Empório Jardim abriu sua filial dentro do IMS Rio. As três sócias – a chef Paula Prandini, a chef boulanger Iona Rothstein e a jornalista Branca Lee – mantiveram praticamente o mesmo menu da matriz, incluindo o famoso café da manhã servido o dia inteiro. Além do salão climatizado, o Empório Jardim se expande para uma área externa com mesas à beira do lago de carpas e do painel de Burle Marx. No menu há entradas, saladas, quiches, omeletes, sanduíches, sobremesas, drinks e vinhos. Entre os pratos principais há opções veganas e clássicos como o picadinho de mignon.


Loja

Detalhe da loja no IMS Rio. Foto de Laura Liuzzi / Acervo IMS

São vendidos publicações, produtos próprios do IMS e fotos do acervo, em pronta entrega ou encomenda através do catálogo. A loja sempre oferece promoções de seus produtos. As trocas são realizadas somente com a apresentação do cupom fiscal.

Mais sobre a loja do IMS Rio

Exposições anteriores

Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. No IMS Rio, mais de uma centena de mostras incluíram obras de Gautherot a Chichico Alkmin, de Von Martius a J. Carlos (todos do acervo do IMS), além de Richard Serra e William Kentridge, entre alguns dos artistas estrangeiros que tiveram exposições na casa da Gávea.


Sobre os acervos

Mais IMS