São Paulo

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424 - São Paulo/SP
(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br

Visitação

Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Verificar preço de outras atividades

Horário

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento

O IMS Paulista estará fechado, excepcionalmente, no fim de semana dos dias 2 e 3 de fevereiro.


Programação completa

Clique no botão abaixo para acessar a programação completa de filmes, exposições, shows, cursos, oficinas, palestras e atividades educativas do IMS Paulista.


Sobre o IMS Paulista

Realizando uma antiga aspiração e consolidando sua presença em São Paulo, o mais importante cenário cultural do Brasil, o Instituto Moreira Salles inaugurou em 20 de setembro de 2017 um novo endereço: avenida Paulista, 2424. O novo centro cultural, com projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade. Em 2017, conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria Arquitetura e Urbanismo.

São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio do centro cultural, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca de fotografia, salas de aula, a loja/livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.


Imagens


Vídeos

O IMS Paulista está de aniversário! Confira alguns números e destaques deste primeiro ano de intensa atividade no coração de São Paulo em vídeo de Maria Clara Villas, com colaboração de Daniel Pellizzari.


Visitação

Localização

Avenida Paulista, 2424 - São Paulo, SP

Horário de funcionamento

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. O IMS Paulista funciona em feriados, exceto quando caem às segundas.
A última admissão se dá 30 minutos antes do horário de encerramento.

Horário da Biblioteca de Fotografia: de terça a sexta, exceto feriados, das 10h às 20h. Sábados e feriados (exceto segundas), das 10h às 18h (exceto obras raras).

Como chegar

Linhas de ônibus
No ponto da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, bem em frente ao IMS:
669A-10 Terminal Princesa Isabel
917H-10 Terminal Pirituba
875A-10 Perdizes
N506-11 Metrô Vila Madalena
175P-10 Metrô Santana
874T-10 Lapa
805L-10 Aclimação
874C-10 Metrô - Trianon - Masp
917M-10 Morro Grande
975A-10 Vila Brasilândia
875H-10 Term. Lapa
875P-10 Metrô Barra Funda
877T-10 Vila Anastácio

No ponto Paulista Bairro/Centro, na Rua da Consolação com Avenida Paulista, a 2 minutos de caminhada do IMS:
178L-10 Lauzane Paulista
N801-11 Terminal Parque Dom Pedro II
7545-10 Praça Ramos de Azevedo
702C-10 Metrô Belém
778R-10 Terminal Princesa Isabel
7272-10 Praça Ramos de Azevedo
8700-10 Praça Ramos de Azevedo
702U-10 Terminal Parque Dom Pedro II
7458-10 Estação da Luz
8705-10 Anhangabaú
7903-10 Praça Ramos de Azevedo
701A-10 Parque Edu Chaves
909T-10 Terminal Parque Dom Pedro II
7267-10 Praça Ramos de Azevedo
7282-10 Praça Ramos de Azevedo
7411-10 Praça da Sé
8700-21 Praça Ramos de Azevedo
7281-10 Praça Ramos de Azevedo

Metrô
As estações Consolação (Linha 2 - Verde), na Avenida Paulista, e Paulista (Linha 4 - Amarela), na Rua da Consolação, ficam a menos de 5 minutos a pé do IMS Paulista.

Ciclovia
A ciclovia da Avenida Paulista passa pela frente do IMS, localizado quase na esquina com a Consolação. O centro cultural oferece um bicicletário, aberto das 10h às 20h.

Estacionamento

O IMS Paulista oferece estacionamento apenas para pessoas com deficiência. Há um bicicletário gratuito, que funciona das 10h às 20h.

Mapa

 

Guarda-volumes

Mochilas, guarda-chuvas, flashes e tripés fotográficos, bastões de selfie, carrinhos (tipo de feira) e sacolas de compras devem ser deixados em nosso guarda-volumes gratuito.
 

Acessibilidade

Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.

Achados e perdidos

Todo objeto perdido deve ser entregue no balcão da recepção, na Praça IMS.
 

Wi-Fi

O IMS Paulista oferece uma rede Wi-Fi gratuita para acesso à internet.

Normas

O IMS Paulista não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando o prédio como locação. É permitido fotografar para fins pessoais, sem flash ou outros equipamentos. Em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Compartilhe sua foto no instagram com a tag #imspaulista.

Não é permitida a entrada com animais de estimação. Cães-guia são bem-vindos.
Ao entrar no IMS Paulista, os visitantes autorizam o uso do registro da sua imagem durante a visita para fins de arquivo, documentação, divulgação, publicidade e outros usos não previstos.

As crianças devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e professores, no caso de visitas mediadas de escolas e grupos. Os educadores, fiscais e recepcionistas alertam os responsáveis quando as crianças estiverem próximas a locais perigosos ou se o comportamento delas estiver prejudicando os outros visitantes.

O IMS Paulista não cede ou aluga suas dependências para quaisquer atividades, eventos ou projetos de terceiros.


Ingressos

As exposições e a visita ao IMS Paulista têm entrada gratuita. No cinema, os preços variam de acordo com o filme e os ingressos podem ser adquiridos no balcão da Praça IMS (apenas para as sessões do dia) ou pelo site ingresso.com (vendas semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte).

Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos através do site eventbrite.com.br ou senhas são distribuídas gratuitamente meia hora antes do início da atividade. Acompanhe a programação no site.


Visitas mediadas

Visitas às exposições em cartaz, voltadas para grupos agendados e público espontâneo. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras e, eventualmente, uma atividade prática complementar. A área de educação também oferece o Família em Foco, com atividades para famílias, no terceiro domingo de cada mês, e o Encontro com Professores, no primeiro sábado.


Biblioteca de Fotografia

A Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista é uma iniciativa única no Brasil. Com capacidade para abrigar 30 mil itens, visa a incentivar a pesquisa no campo fotográfico e a colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão. O acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Steidl.

Horário
Consulta de obras gerais: de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h.
Consulta de obras raras e especiais: de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados e feriados, das 10h às 18h. Aos domingos não é possível consultar.
A última admissão acontece 30 minutos antes do horário de encerramento das atividades.

Viúva Negra na Biblioteca

Graças a uma parceria entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo, o móbile "Viúva Negra", de Alexander Calder (1898-1976), pode ser admirado na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista. A obra esteve na sede do IABsp de 1954 até a abertura do centro cultural do IMS.

A escultura está fora do IMS Paulista, sob empréstimo. Voltará em breve.


Gastronomia

Café e Restaurante Balaio

O térreo do IMS Paulista abriga o restaurante Balaio, capitaneado pelo chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. Funciona para almoço e jantar, servindo pratos individuais como o arroz de linguiça bragantina, ou para compartilhar, como a moqueca de caju. Tem opções vegetarianas, sanduíches e saladas. O bar, peça principal do ambiente, fica a cargo de Rafael Welbert, e apresenta um menu com coquetéis de inspiração brasileira, artesanais e em sintonia com a cozinha, como o Bode Mary, que leva suco de tomate, cachaça, essência de carne e torresmo.  Na Praça IMS, o café Balaio tem como carro-chefe o café da manhã artesanal, com pães de fermentação natural, tapiocas, bolos e café, misturando influências de todas as regiões brasileiras.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 23h. Domingos e feriados (exceto segundas), das 12h às 17h.


Loja e Livraria

Para comandar IMS por Travessa, a loja do IMS Paulista, o instituto firmou parceria com a Livraria da Travessa, referência cultural no Rio de Janeiro. A loja está integrada ao ambiente da Praça IMS, no quarto pavimento do centro cultural, e tem como foco, além das publicações e produtos do instituto, obras nacionais e importadas sobre fotografia.

Mais sobre IMS por Travessa

Exposições anteriores

Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. Em São Paulo, dezenas de mostras ocuparam as instalações do IMS em Higienópolis entre 1996 e 2016, quando a unidade foi fechada. Em setembro de 2017, cinco exposições, entre elas Robert Frank: Os americanos + Os livros e os filmes, e The Clock, de Christian Marclay, marcaram a inauguração do IMS Paulista.