Idioma EN
Contraste

IMS Paulista

Endereço

Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP

Visitação

Entrada gratuita

Horários

Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Contato

(11) 2842-9120
[email protected]


Como chegar

Aos domingos e feriados, das 9h às 16h, a Avenida Paulista fica aberta aos pedestres. Nesses dias, não é possível circular de carro ou ônibus.

Por conta das obras do metrô na Avenida Paulista, até 2026 a circulação de veículos no quarteirão do IMS, sentido Consolação, está limitada à faixa de ônibus e ao tráfego local.

Transporte público

Linhas de ônibus
No ponto da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, bem em frente ao IMS:
669A-10 Terminal Princesa Isabel / 917H-10 Terminal Pirituba / 875A-10 Perdizes / N506-11 Metrô Vila Madalena / 175P-10 Metrô Santana / 874T-10 Lapa / 805L-10 Aclimação / 874C-10 Metrô - Trianon - Masp / 917M-10 Morro Grande / 975A-10 Vila Brasilândia / 875H-10 Term. Lapa / 875P-10 Metrô Barra Funda / 877T-10 Vila Anastácio

No ponto Paulista Bairro/Centro, na Rua da Consolação com Avenida Paulista, a 2 minutos de caminhada do IMS:
178L-10 Lauzane Paulista / N801-11 Terminal Parque Dom Pedro II / 7545-10 Praça Ramos de Azevedo / 702C-10 Metrô Belém / 778R-10 Terminal Princesa Isabel / 7272-10 Praça Ramos de Azevedo / 8700-10 Praça Ramos de Azevedo / 702U-10 Terminal Parque Dom Pedro II / 7458-10 Estação da Luz / 8705-10 Anhangabaú / 7903-10 Praça Ramos de Azevedo/ 701A-10 Parque Edu Chaves / 909T-10 Terminal Parque Dom Pedro II / 7267-10 Praça Ramos de Azevedo / 7282-10 Praça Ramos de Azevedo / 7411-10 Praça da Sé / 8700-21 Praça Ramos de Azevedo / 7281-10 Praça Ramos de Azevedo

Metrô
As estações Consolação (Linha 2 - Verde), na Avenida Paulista, e Paulista (Linha 4 - Amarela), com saídas na Rua da Consolação e na Rua Bela Cintra, ficam a menos de 5 minutos a pé do IMS Paulista.

Ciclovia
A ciclovia da Avenida Paulista passa pela frente do IMS, localizado quase na esquina com a Consolação. O bicicletário do centro cultural oferece seis vagas..

Estacionamento

O IMS Paulista oferece estacionamento apenas para pessoas com deficiência. Há um bicicletário gratuito, que funciona de terças a domingos das 10h às 20h.


Ingressos

Entrada gratuita para o centro cultural e para as exposições.

Cinema
Os ingressos para as sessões são vendidos na recepção do IMS Paulista e pelo site ingresso.com. A venda é mensal e os ingressos são liberados no primeiro dia de cada mês. Os preços variam de acordo com o filme ou a mostra. Confira a programação.


Orientações a visitantes

Não é necessário agendar visita.

Acessibilidade

Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.

Guarda-volumes

Só será permitido a entrada nas galerias com mochilas pequenas. Para malas ou volumes maiores use nosso serviço de guarda-volumes localizado no balcão de atendimento no 5º andar.

Achados e perdidos

Todo objeto perdido deve ser entregue no balcão da recepção, na Praça IMS.

Wi-Fi

O IMS Paulista oferece uma rede Wi-Fi gratuita para acesso à internet.

Normas

O IMS Paulista não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando o prédio como locação. É permitido fotografar para fins pessoais, sem flash ou outros equipamentos. Em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Compartilhe sua foto no instagram com a tag #imspaulista.

Não é permitida a entrada com animais de estimação. Cães-guia são bem-vindos.

Ao entrar no IMS Paulista, os visitantes autorizam o uso do registro da sua imagem durante a visita para fins de arquivo, documentação, divulgação, publicidade e outros usos não previstos.

Crianças menores de 12 anos devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Os orientadores de público alertam os responsáveis quando as crianças estiverem próximas a locais perigosos ou se o comportamento delas estiver prejudicando os outros visitantes.

O IMS Paulista não cede ou aluga suas dependências para quaisquer atividades, eventos ou projetos de terceiros.


Visitas mediadas

Visitas às exposições em cartaz, voltadas a grupos agendados e, eventualmente, ao público online. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras, apresentando seus contextos e especificidades.


Biblioteca de fotografia

Com capacidade para abrigar 30 mil itens, visa a incentivar a pesquisa no campo fotográfico e a colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão. O acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Gerhard Steidl.


Echo, de Richard Serra

Exposição permanente

Visita gratuita

Horário

Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Localização

Jardim externo do IMS Paulista, nos fundos do térreo

Echo, de Richard Serra, no IMS Paulista. Foto de Maria Clara Villas/IMS

Primeira escultura do artista americano Richard Serra aberta à visitação pública permanente na América Latina, Echo foi inaugurada no IMS Paulista em 23 de fevereiro de 2019.


O centro cultural

Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade, substituindo o IMS Higienópolis (1996-2016). Em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo.

São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, a loja-livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.


Gastronomia

Restaurante Balaio

Capitaneado pelo chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó, o restaurante Balaio está localizado no térreo do IMS Paulista. Funciona para almoço e jantar, servindo pratos individuais como o arroz de linguiça bragantina, ou para compartilhar, como a moqueca de caju. Tem opções vegetarianas, sanduíches e saladas. O bar, peça principal do ambiente, fica a cargo de Rafael Welbert, e apresenta um menu com coquetéis de inspiração brasileira, artesanais e em sintonia com a cozinha, como o Bode Mary, que leva suco de tomate, cachaça, essência de carne e torresmo.

Térreo
Terça a quinta, das 12h às 16h.
Sextas e sábados, das 12h às 16h e das 19h às 22h.
Domingos e feriados, das 12h às 17h.
Consulte o restaurante para informações sobre a operação de delivery.
Contatos do Balaio
(11) 2842-9123  |  [email protected]  |  balaioims.com.br

 


Café Balaio

O carro-chefe do Café Balaio é o café da manhã artesanal, com pães de fermentação natural, tapiocas, bolos e café, misturando influências de todas as regiões brasileiras.

Praça IMS
Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas).

Loja e livraria

Horário

Terça a domingo e feriados das 10h às 20h (fechado às segundas)

Contato

(11) 2842-9120 [email protected]

Livraria da Travessa no IMS Paulista / Foto de Maria Clara Villas

Para comandar IMS por Travessa, a loja do IMS Paulista, o instituto firmou parceria com a Livraria da Travessa, referência cultural no Rio de Janeiro. A loja está integrada ao ambiente da Praça IMS e tem como foco, além das publicações e produtos do instituto, obras nacionais e importadas sobre fotografia.

Mais sobre IMS por Travessa

Imagens


Vídeos

Confira alguns números e destaques do primeiro ano de intensa atividade do IMS Paulista no coração de São Paulo, em vídeo de Maria Clara Villas com colaboração de Daniel Pellizzari.


Exposições anteriores

Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. Em São Paulo, dezenas de mostras ocuparam as instalações do IMS em Higienópolis entre 1996 e 2016, quando a unidade foi fechada. Em setembro de 2017, cinco exposições, entre elas Robert Frank: Os americanos + Os livros e os filmes, e The Clock, de Christian Marclay, marcaram a inauguração do IMS Paulista.