São Paulo

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP
CEP 01310-300

Visitação

Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Verificar preço de outras atividades

Horário

Terças a domingos, das 10h às 20h. Às quintas, das 10h às 22h. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento

Contato

(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br


Sobre o IMS Paulista

Realizando uma antiga aspiração e consolidando sua presença em São Paulo, o mais importante cenário cultural do Brasil, o Instituto Moreira Salles inaugurou em 20 de setembro de 2017 um novo endereço: avenida Paulista, 2424. O novo centro cultural, com projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos, abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade.

São sete andares, todos com pé-direito duplo, em um projeto realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quarto pavimento o ambiente de entrada e convívio do centro cultural, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma biblioteca de fotografia, salas de aula, a loja/livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.

IMS Paulista em vídeo

 

Imagens


Como chegar

Localização

Avenida Paulista, 2424 - Sâo Paulo, SP

Horário de funcionamento

De terças a domingos (exceto quintas), das 10h às 20h. Às quintas, das 10h às 22h. O IMS Paulista funciona em feriados, exceto quando caem às segundas. A última admissão se dá 30 minutos antes do horário de encerramento.

Transporte

Linhas de ônibus
No ponto da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, bem em frente ao IMS:
669A-10 Terminal Princesa Isabel
917H-10 Terminal Pirituba
875A-10 Perdizes
N506-11 Metrô Vila Madalena
175P-10 Metrô Santana
874T-10 Lapa
805L-10 Aclimação
874C-10 Metrô - Trianon - Masp
917M-10 Morro Grande
975A-10 Vila Brasilândia
875H-10 Term. Lapa
875P-10 Metrô Barra Funda
877T-10 Vila Anastácio

No ponto Paulista Bairro/Centro, na Rua da Consolação com Avenida Paulista, a 2 minutos de caminhada do IMS:
178L-10 Lauzane Paulista
N801-11 Terminal Parque Dom Pedro II
7545-10 Praça Ramos de Azevedo
702C-10 Metrô Belém
778R-10 Terminal Princesa Isabel
7272-10 Praça Ramos de Azevedo
8700-10 Praça Ramos de Azevedo
702U-10 Terminal Parque Dom Pedro II
7458-10 Estação da Luz
8705-10 Anhangabaú
7903-10 Praça Ramos de Azevedo
701A-10 Parque Edu Chaves
909T-10 Terminal Parque Dom Pedro II
7267-10 Praça Ramos de Azevedo
7282-10 Praça Ramos de Azevedo
7411-10 Praça da Sé
8700-21 Praça Ramos de Azevedo
7281-10 Praça Ramos de Azevedo

Metrô
As estações Consolação (Linha 2 - Verde), na Avenida Paulista, e Paulista (Linha 4 - Amarela), na Rua da Consolação, ficam a menos de 5 minutos a pé do IMS Paulista.

Ciclovia
A ciclovia da Avenida Paulista passa pela frente do IMS, localizado quase na esquina com a Consolação. O centro cultural oferece um bicicletário, aberto das 10h às 20h.

Estacionamento

O IMS Paulista não oferece estacionamento, apenas um bicicletário gratuito, que funciona das 10h às 20h.

 

Mapa


Ingressos

As exposições e a visita ao IMS Paulista têm entrada gratuita. No cinema, os ingressos podem ser adquiridos no balcão da Praça IMS ou pelo site ingresso.com. Os preços variam de R$ 8 a R$ 26, de acordo com o filme. Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos através do site eventbrite.com.br  ou senhas são distribuídas gratuitamente meia hora antes do início da atividade. Acompanhe a programação no site.


Visitação

Guarda-volumes

Mochilas, guarda-chuvas, flashes e tripés fotográficos, bastões de selfie, carrinhos (tipo de feira) e sacolas de compras devem ser deixados em nosso guarda-volumes gratuito.
 

Acessibilidade

Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. 

Achados e perdidos

Todo objeto perdido deve ser entregue no balcão da recepção, na Praça IMS.
 

Wi-Fi

O IMS Paulista oferece uma rede Wi-Fi gratuita para acesso à internet.

Normas

O IMS Paulista não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando o prédio como locação. É permitido fotografar para fins pessoais, sem flash ou outros equipamentos. Em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Compartilhe sua foto no instagram com a tag #imspaulista. 

Não é permitida a entrada com animais de estimação. Cães-guia são bem-vindos.
Ao entrar no IMS Paulista, os visitantes autorizam o uso do registro da sua imagem durante a visita para fins de arquivo, documentação, divulgação, publicidade e outros usos não previstos.

As crianças devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e professores, no caso de visitas mediadas de escolas e grupos. Os educadores, fiscais e recepcionistas alertam os responsáveis quando as crianças estiverem próximas a locais perigosos ou se o comportamento delas estiver prejudicando os outros visitantes.

O IMS Paulista não cede ou aluga suas dependências para quaisquer atividades, eventos ou projetos de terceiros.

 
 

Visitas mediadas

Visitas às exposições em cartaz, voltadas para grupos agendados e público espontâneo. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras e, eventualmente, uma atividade prática complementar. A área de educação também oferece o Família em Foco, com atividades para famílias, no terceiro domingo de cada mês, e o Encontro com Professores, no primeiro  sábado.

Sem agendamento - Vamos ver juntos?
Grupos ou pessoas desacompanhadas, sem agendamento prévio, podem participar de visitas mediadas, conversando com nossos educadores e, eventualmente, realizando uma atividade prática em torno das exposições em cartaz.

Quintas, das 12h30 às 13h30m, exceto feriados
Ponto de encontro na Praça IMS.
Número máximo de participantes: 20 pessoas
Retirada de senha na recepção 30 minutos antes
Mais informações: educativo.paulista@ims.com.br

Com agendamento

Oferecidas gratuitamente para escolas e universidades públicas e privadas, bem como para grupos em geral. Os formatos são definidos de acordo com o perfil e a faixa etária. Antes da visita, recomenda-se que o responsável pelo grupo entre em contato com a equipe de ação educativa para discutir temas e estratégias de visitação.

De terça a sexta (exceto feriados), com duração de uma a duas horas.
Horários para atendimento: das 10h às 12h, e das 14h às 16h (40 vagas por período), e quintas das 19h às 21h (20 vagas por período)


Gastronomia

Café e Restaurante Balaio

O térreo do IMS Paulista abriga o restaurante Balaio, capitaneado pelo chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. Na Praça IMS, o café Balaio tem como carro-chefe o café da manhã artesanal, com influências de todas as regiões brasileiras.


Loja e Livraria

Para comandar IMS por Travessa, a loja do IMS Paulista, o instituto firmou parceria com a Livraria da Travessa, referência cultural no Rio de Janeiro. A loja está integrada ao ambiente da Praça IMS, no quarto pavimento do centro cultural, e tem como foco, além das publicações e produtos do instituto, obras nacionais e importadas sobre fotografia.