IMS Paulista

Endereço

Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP

Visitação

Entrada gratuita para o centro cultural e exposições. Verificar preço de outras atividades

Horários

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento

Contato

(11) 2842-9120
imspaulista@ims.com.br


Como chegar

Endereço

Avenida Paulista, 2424
São Paulo, SP

Horários

Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento

Transporte público

Linhas de ônibus
No ponto da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, bem em frente ao IMS:
669A-10 Terminal Princesa Isabel / 917H-10 Terminal Pirituba / 875A-10 Perdizes / N506-11 Metrô Vila Madalena / 175P-10 Metrô Santana / 874T-10 Lapa / 805L-10 Aclimação / 874C-10 Metrô - Trianon - Masp / 917M-10 Morro Grande / 975A-10 Vila Brasilândia / 875H-10 Term. Lapa / 875P-10 Metrô Barra Funda / 877T-10 Vila Anastácio

No ponto Paulista Bairro/Centro, na Rua da Consolação com Avenida Paulista, a 2 minutos de caminhada do IMS:
178L-10 Lauzane Paulista / N801-11 Terminal Parque Dom Pedro II / 7545-10 Praça Ramos de Azevedo / 702C-10 Metrô Belém / 778R-10 Terminal Princesa Isabel / 7272-10 Praça Ramos de Azevedo / 8700-10 Praça Ramos de Azevedo / 702U-10 Terminal Parque Dom Pedro II / 7458-10 Estação da Luz / 8705-10 Anhangabaú / 7903-10 Praça Ramos de Azevedo/ 701A-10 Parque Edu Chaves / 909T-10 Terminal Parque Dom Pedro II / 7267-10 Praça Ramos de Azevedo / 7282-10 Praça Ramos de Azevedo / 7411-10 Praça da Sé / 8700-21 Praça Ramos de Azevedo / 7281-10 Praça Ramos de Azevedo

Metrô
As estações Consolação (Linha 2 - Verde), na Avenida Paulista, e Paulista (Linha 4 - Amarela), na Rua da Consolação, ficam a menos de 5 minutos a pé do IMS Paulista.

Ciclovia
A ciclovia da Avenida Paulista passa pela frente do IMS, localizado quase na esquina com a Consolação. O centro cultural oferece um bicicletário, aberto das 10h às 20h.

Estacionamento

O IMS Paulista oferece estacionamento apenas para pessoas com deficiência. Há um bicicletário gratuito, que funciona das 10h às 20h.


Ingressos

As exposições e a visita ao IMS Paulista têm entrada gratuita. No cinema, os preços variam de acordo com o filme e os ingressos podem ser adquiridos no balcão da Praça IMS (apenas para as sessões do dia) ou pelo site ingresso.com (vendas semanais: a cada quinta-feira são liberados ingressos para as sessões que acontecem até a quarta-feira seguinte).

Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos através do site eventbrite.com.br ou senhas são distribuídas gratuitamente meia hora antes do início da atividade. Acompanhe a programação no site.


Visitas mediadas

Visitas às exposições em cartaz, voltadas para grupos agendados e público espontâneo. A mediação propõe aos participantes uma conversa a partir dos conteúdos das mostras e, eventualmente, uma atividade prática complementar. A área de educação também oferece o Família em Foco, com atividades para famílias, no terceiro domingo de cada mês, e o Encontro com Professores, no primeiro sábado.


Orientações ao visitante

Guarda-volumes

Mochilas, guarda-chuvas, flashes e tripés fotográficos, bastões de selfie, carrinhos (tipo de feira) e sacolas de compras devem ser deixados em nosso guarda-volumes gratuito.
 

Acessibilidade

Há sinalização direcionada e elevadores de acesso a todos os espaços de visitação. Disponibilizamos uma cadeira de rodas e vagas de estacionamento para pessoas com deficiência.

Achados e perdidos

Todo objeto perdido deve ser entregue no balcão da recepção, na Praça IMS.
 

Wi-Fi

O IMS Paulista oferece uma rede Wi-Fi gratuita para acesso à internet.

Normas

O IMS Paulista não autoriza filmagens e registros fotográficos utilizando o prédio como locação. É permitido fotografar para fins pessoais, sem flash ou outros equipamentos. Em algumas exposições, não será permitido fotografar por questões de direitos autorais. Compartilhe sua foto no instagram com a tag #imspaulista.

Não é permitida a entrada com animais de estimação. Cães-guia são bem-vindos.
Ao entrar no IMS Paulista, os visitantes autorizam o uso do registro da sua imagem durante a visita para fins de arquivo, documentação, divulgação, publicidade e outros usos não previstos.

As crianças devem sempre estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis e professores, no caso de visitas mediadas de escolas e grupos. Os educadores, fiscais e recepcionistas alertam os responsáveis quando as crianças estiverem próximas a locais perigosos ou se o comportamento delas estiver prejudicando os outros visitantes.

O IMS Paulista não cede ou aluga suas dependências para quaisquer atividades, eventos ou projetos de terceiros.


Biblioteca de fotografia

Consulta de obras gerais

De terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h

Obras raras e especiais

Consulta de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábados e feriados, das 10h às 18h. Aos domingos não é possível consultar

Contato

(11) 2842-9132
biblioteca.fotografia@ims.com.br

Com capacidade para abrigar 30 mil itens, visa a incentivar a pesquisa no campo fotográfico e a colaborar para a compreensão da fotografia nos seus mais diversos modos de expressão. O acervo é composto por publicações de e sobre fotografia, contemplando também seus desdobramentos em áreas como cinema, moda, artes visuais e ciências humanas. Além do catálogo de obras gerais, selecionadas pela curadoria, há coleções especiais de nomes como Stefania Bril, Thomaz Farkas, Iatã Cannabrava, Vania Toledo e Gerhard Steidl.


Echo, de Richard Serra

Exposição permanente

Visita gratuita

Horários

De terças a domingos e em feriados (exceto às segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h

Localização

Jardim externo do IMS Paulista, nos fundos do térreo

Echo, de Richard Serra, no IMS Paulista. Foto de Maria Clara Villas

Primeira escultura do artista americano Richard Serra aberta à visitação pública permanente na América Latina, Echo foi inaugurada no IMS Paulista em 23 de fevereiro de 2019.


O centro cultural

Inaugurado em 20 de setembro de 2017, o IMS Paulista abriga toda a programação organizada pelo instituto na cidade. Em 2017, o projeto do escritório Andrade Morettin Arquitetos conquistou o prêmio de melhor obra de arquitetura em São Paulo, concedido pela APCA na categoria Arquitetura e Urbanismo.

São nove andares, todos com pé-direito duplo, em um prédio realizado a partir de conceitos sustentáveis. Para o arquiteto Marcelo Henneberg Morettin, um dos maiores desafios foi resolver um museu vertical. Uma das soluções encontradas foi transpor para o quinto pavimento o ambiente de entrada e convívio, a Praça IMS, acessível diretamente a partir do vão livre do térreo por escadas rolantes.

Além das áreas para exposições, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro – onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates –, uma Biblioteca de Fotografia, salas de aula, a loja-livraria IMS por Travessa e o café-restaurante Balaio.


Gastronomia

Restaurante Balaio

Térreo
De terças a sábados, das 12h às 23h. Aos domingos e feriados (exceto às segundas), das 12h às 17h

Café Balaio

Praça IMS
De terças a domingos e feriados (exceto às segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto em feriados, das 10h às 21h30h

O térreo do IMS Paulista abriga o restaurante Balaio, capitaneado pelo chef Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó. Funciona para almoço e jantar, servindo pratos individuais como o arroz de linguiça bragantina, ou para compartilhar, como a moqueca de caju. Tem opções vegetarianas, sanduíches e saladas. O bar, peça principal do ambiente, fica a cargo de Rafael Welbert, e apresenta um menu com coquetéis de inspiração brasileira, artesanais e em sintonia com a cozinha, como o Bode Mary, que leva suco de tomate, cachaça, essência de carne e torresmo.

Na Praça IMS, o Café Balaio tem como carro-chefe o café da manhã artesanal, com pães de fermentação natural, tapiocas, bolos e café, misturando influências de todas as regiões brasileiras.


Loja e livraria

Livraria da Travessa no IMS Paulista / Foto de Maria Clara Villas

Para comandar IMS por Travessa, a loja do IMS Paulista, o instituto firmou parceria com a Livraria da Travessa, referência cultural no Rio de Janeiro. A loja está integrada ao ambiente da Praça IMS e tem como foco, além das publicações e produtos do instituto, obras nacionais e importadas sobre fotografia.

Mais sobre IMS por Travessa

Imagens


Vídeos

Confira alguns números e destaques do primeiro ano de intensa atividade do IMS Paulista no coração de São Paulo, em vídeo de Maria Clara Villas com colaboração de Daniel Pellizzari.


Exposições anteriores

Desde 1992, centenas de exposições promovidas pelo IMS, somando a programação das unidades Rio, São Paulo (Higienópolis e IMS Paulista, inaugurado em 2017) e Poços de Caldas, apresentaram ao público nomes do acervo do IMS e também estrelas da arte brasileira e internacional pertencentes a outras instituições. Em São Paulo, dezenas de mostras ocuparam as instalações do IMS em Higienópolis entre 1996 e 2016, quando a unidade foi fechada. Em setembro de 2017, cinco exposições, entre elas Robert Frank: Os americanos + Os livros e os filmes, e The Clock, de Christian Marclay, marcaram a inauguração do IMS Paulista.


Sobre os acervos