Idioma EN
Contraste

Panorama do Rio de Janeiro tomado do Morro do Castelo, c. 1830. Água-forte, água-tinta, aquarela, guache e pochoir sobre papel de Félix Émile Taunay. Auguste Nicolas Nepveu (editor)/ Acervo IMS

A área de iconografia do IMS se dedica à pesquisa, à conservação e à difusão de acervos sobre a cultura gráfica brasileira. Reúne desenhos, gravuras e arquivos pessoais de artistas gráficos que ajudam a compor um panorama sobre a história da imagem impressa no Brasil. Seus arquivos e coleções se dividem em dois assuntos principais: uma Brasiliana, voltada para a iconografia brasileira, onde estão incluídas obras realizadas por artistas e naturalistas viajantes, entre eles Charles Landseer, Rugendas, Debret, Von Martius. E outro, voltado para a imprensa ilustrada, com acervos de artistas gráficos como J. Carlos e Millôr Fernandes.

Leia mais

Destaques do acervo


Por dentro da Iconografia

Palavra da coordenadora

A série de palestras Por dentro do acervo colocou o público do IMS Paulista em contato direto com os coordenadores de área do Instituto Moreira Salles, que apresentaram as particularidades de cada área. No quarto encontro, realizado em 9 de junho de 2018, Julia Kovensky, coordenadora de iconografia do IMS, falou sobre alguns dos destaques do acervo, como Johann Moritz Rugendas, Manuel de Araújo Porto-Alegre, Charles Landseer e Carl Friedrich Phillip von Martius, além de abordar os registros de intimidade por Marguerite Tollemache e Franz Joseph Frühbeck, as complexidades do acervo de Millôr Fernandes e o trabalho diário de conservação dos conjuntos.


Pesquise no acervo de Iconografia

Estão disponíveis para pesquisa online obras de iconografia brasileira do século XIX. Você pode realizar buscas livres, avançadas ou navegar pelas categorias mapas, álbuns, imagens e textos. O acesso ao banco de dados oferece a possibilidade de o usuário se cadastrar para salvar sua pesquisa, e uma ferramenta de zoom que permite observar as imagens em detalhes.

Detalhes de obras de J. Carlos, Araújo Porto-Alegre, Von Martius e Luiz Schlappriz / Acervo IMS