Panorama do Rio de Janeiro tomado do Morro do Castelo, c. 1830. Água-forte, água-tinta, aquarela, guache e pochoir sobre papel de Félix Émile Taunay. Auguste Nicolas Nepveu (editor)/ Acervo IMS

A área de iconografia do IMS se dedica à pesquisa, à conservação e à difusão de acervos sobre a cultura gráfica brasileira. Reúne desenhos, gravuras e arquivos pessoais de artistas gráficos que ajudam a compor um panorama sobre a história da imagem impressa no Brasil. Seus arquivos e coleções se dividem em dois assuntos principais: uma Brasiliana, voltada para a iconografia brasileira, onde estão incluídas obras realizadas por artistas e naturalistas viajantes, entre eles Charles Landseer, Rugendas, Debret, Von Martius. E outro, voltado para a imprensa ilustrada, com acervos de artistas gráficos como J. Carlos e Millôr Fernandes.

Leia mais

Destaques do acervo


Pesquise no acervo de Iconografia

Estão disponíveis para pesquisa on-line cerca de 1.800 obras de iconografia brasileira do século XIX. Você pode realizar buscas livres, avançadas, ou navegar pelas categorias mapas, álbuns, imagens e textos. O acesso ao banco de dados oferece uma ferramenta de zoom que permite observar as imagens em detalhes.


Atendimento ao pesquisador

IMS Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ
CEP 22451-040

Consulta presencial

Agendamento por e-mail com 72h de antecedência.
De segunda a sexta-feira, das 10h às 12h30, e das 14h às 18h.

Contato

iconografia@ims.com.br

A consulta presencial será realizada através de um banco de imagens digital, sem o manuseio dos itens originais do acervo, visando a conservação e preservação dos mesmos.

O processo de liberação de imagens possui etapas, dentre elas, autorização, elaboração de termo de responsabilidade e custos (dependendo da finalidade de uso). O prazo para conclusão dos pedidos é de até 10 dias úteis porém este limite pode se estender conforme o quantidade de itens solicitados e/ou demanda interna.

A sala de pesquisa possui número restrito de lugares, portanto solicitamos que nos seja avisado com antecedência a vinda de acompanhante. Caso não possa comparecer no dia e horário agendado, por favor, comunique.

Para o melhor aproveitamento de todos os pesquisadores, não será permitido na sala: uso de celular, notebook, caderno ou similares, consumo de bebidas ou alimentos. Ao lado da sala há um armário destinado para a guarda dos pertences.


Outros acervos