Poeta e tradutora, Dora Ferreira da Silva nasceu em Conchas (SP), no dia 1º de julho de 1918. Casou-se aos 19 anos com Vicente Ferreira da Silva, com quem estabeleceu uma parceria de dedicação a estudos ao longo de uma convivência de 23 anos. Dora e Vicente Ferreira da Silva fizeram de sua casa pouso de escritores e pensadores interessados na divulgação de um pensamento crítico.
No ano seguinte à morte trágica de Vicente Ferreira da Silva, num acidente de carro, Dora fundou a Cavalo Azul, em 1963, revista que nos seus 12 números privilegiou a literatura, em especial a poesia. Seguiu-se então a época das traduções. Devem-se a Dora as primeiras traduções para o português da obra do psicólogo suíço Carl Gustav Jung.
Pesquise no acervo de Literatura
Explore a base de dados, que disponibiliza descrições de itens dos Arquivos, além de imagens com o conforto de zoom até 200%. Você pode ler, nessa resolução, as crônicas de Paulo Mendes Campos publicadas na revista Manchete ou ver fotos de Ana Cristina Cesar, Clarice Lispector e Rachel de Queiroz. Surpreenda-se com as dedicatórias de livros transcritas na base de dados da Biblioteca.