A alemã Hildegard Rosenthal, uma das pioneiras do fotojornalismo brasileiro, deixou um acervo composto por cerca de 3.400 negativos – adquiridos pelo Instituto Moreira Salles em dezembro de 1996 – em que se destacam cenas urbanas de São Paulo nos anos 1930 e 1940, período em que a cidade passava por vertiginoso crescimento, tanto material quanto cultural. Hildegard congelou no tempo uma metrópole moderna e atarefada que, no entanto, seu olhar fascinado por tipos e personagens tratava de humanizar. “A fotografia, quando não tem uma pessoa, não me interessa”, declarou em depoimento ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em 1981.
(sem título), Negativo flexível p&b 35 mm
Filha de Hildegard, brincando com Anatol Rosenfeld
Grupo de artistas no atelier Osirarte. À esquerda, Alfredo Volpi, no centro Rossi Osir e à direita Hilde Weber.
Detalhe das fachadas do Teatro Municipal e do Hotel Esplanada
Praça Antonio Prado. À direita, o edifício Martinelli
Túnel Nove de Julho
(sem título), Negativo flexível p&b 35 mm
Hildegard Rosenthal
(sem título), Negativo flexível p&b 35 mm
Filha de Hildegard, brincando com Anatol Rosenfeld
Hildegard Rosenthal
SP - Brasil - 1954
Grupo de artistas no atelier Osirarte. À esquerda, Alfredo Volpi, no centro Rossi Osir e à direita Hilde Weber.
Hildegard Rosenthal
- São Paulo - SP - Brasil - 1944 circa
Detalhe das fachadas do Teatro Municipal e do Hotel Esplanada
Hildegard Rosenthal
- São Paulo - SP - Brasil - 1942 circa
Praça Antonio Prado. À direita, o edifício Martinelli
Hildegard Rosenthal
- São Paulo - SP - Brasil - 1942 circa
Túnel Nove de Julho
Hildegard Rosenthal
- São Paulo - SP - Brasil - 1940 circa
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São Paulo: três ensaios visuais
São Paulo, Brasil
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20 de setembro de 2017 a 28 de junho de 2020
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