Idioma EN
Contraste

David Zingg já era um fotógrafo conceituado nos Estados Unidos quando conheceu o Brasil. Aqui retratou grandes nomes da cultura e da vida brasileiras, como Pixinguinha, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso, Lúcio Costa e Elke Maravilha.

“É como se, ao tentar flagrar a alma privada de grandes brasileiros (…), ele retratasse uma espécie de alma coletiva do brasileiro ou da brasilidade”, escreveu o jornalista Matinas Suzuki Jr., um de seus grandes amigos, no programa da última exposição realizada por Zingg, em 1999, no Senac-SP.

Estas seis fotos, cinco registradas no Brasil e uma, a de Kennedy, nos Estados Unidos – antes da mudança de David Zingg para o Brasil – servem como amostra da importância estética e documental da produção de Zingg.

 

Oscar Niemeyer na Catedral Metropolitana de Brasília, c.1960. Brasília – DF. Foto de David Drew Zingg / acervo IMS.

 

Pixinguinha e João da Baiana, 1967. Rio de Janeiro – RJ. Foto de David Drew Zingg / acervo IMS.

 

Eduardo Gonçalves de Andrade, o jogador de futebol Tostão, na época da classificação para a copa do Mundo no México, 1969. Foto de David Drew Zingg / acervo IMS.

 

John F. Kennedy, 1960. Hyannis Port, EUA. Foto de David Drew Zingg / acervo IMS.

 

Itala Nandi, Chico Buarque e Gilberto Gil na Passeata dos Cem Mil, 1968. Rio de Janeiro – RJ. Foto de David Drew Zingg / acervo IMS.

 

Elke Maravilha, década de 1970. Foto de David Drew Zingg / acervo IMS.