Idioma EN
Contraste

Otavio Frias Filho (1957-2018)

 

O jornalista Otavio Frias Filho, diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo e diretor editorial do Grupo Folha, morreu em São Paulo na madrugada da última terça-feira, dia 21/8, vítima de câncer no pâncreas. Também ensaísta, dramaturgo e escritor, ele tinha 61 anos.

Defensor da importância de uma imprensa livre e autônoma no estabelecimento do cenário democrático, foi um dos profissionais mais destacados do jornalismo brasileiro nas últimas três décadas, responsável pela modernização do projeto editorial da Folha, que sob seu comando se tornou o jornal mais influente do país.

Em 1º de fevereiro de 2013, no IMS Rio, ao lado da crítica de teatro Barbara Heliodora (1923-2015), Otavinho, como era chamado pelos colegas, participou de um debate em torno de César deve morrer, filme dos irmãos Taviani baseado na peça Júlio César, de William Shakespeare.

Estetização da violência, Quentin Tarantino e os modos como o dramaturgo inglês driblava a censura para falar de política foram temas da conversa, disponibilizado na íntegra no vídeo abaixo como homenagem do Instituto Moreira Salles ao jornalista.