BOLSA IMS DE PESQUISA EM FOTOGRAFIA


Perguntas frequentes

Quem pode se candidatar à Bolsa IMS de pesquisa em fotografia?
Pesquisadores brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência legal no Brasil há pelo menos um ano, que tenham título de mestre, ou superior.

O candidato precisa ter formação em alguma área específica?
Não. A experiência em pesquisa e a produção de conhecimento sobre a história da fotografia no Brasil, contudo, são itens relevantes na avaliação dos candidatos.

O candidato deve estar vinculado a alguma instituição acadêmica ou cultural?
Não. Serão aceitas inscrições de pesquisadores com ou sem vinculação institucional, que cumpram os requisitos relacionados no edital.

Como é realizada a inscrição?
O processo de inscrição é inteiramente online e realizado em duas etapas: preenchimento de formulário e o envio da documentação solicitada no edital.

O envio do formulário garante a inscrição?
Não. Para concorrer à bolsa é necessário completar o processo de inscrição, concluindo as duas etapas acima descritas.

É necessário residir no Rio de Janeiro?
É fundamental que o vencedor tenha disponibilidade para permanecer na cidade durante o período de vigência da bolsa. A pesquisa do acervo e da documentação existente no IMS no Rio de Janeiro deverá ser eminentemente presencial. Será necessário, ainda, participar de reuniões periódicas na sede carioca do IMS.

É possível apresentar um projeto de natureza artística?
Não. A bolsa é um incentivo para a pesquisa sobre a história da fotografia brasileira e sobre a obra de fotógrafos sob a guarda do Instituto Moreira Salles.
O IMS possui outra bolsa: a Bolsa de Fotografia ZUM/IMS, destinada a projetos artísticos em fotografia.

Os projetos podem seguir temáticas de livre escolha dos candidatos?
Não. A intenção da bolsa é incentivar estudos sobre assuntos e/ou obras ainda pouco explorados no acervo de fotografia do IMS. A edição 2019 tem por eixo temático a atuação de Stefania Bril, como fotógrafa, crítica e produtora de iniciativas na área de Fotografia, entre 1969 e 1992.