Idioma EN
Contraste

Destaques da coleção Vania Toledo


Texto do curador

Miguel Del Castillo

A Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista possui em seu acervo diversas coleções especiais que são, em sua maioria, bibliotecas pessoais de importantes nomes do meio fotográfico. Reunidas, elas traçam, de certa maneira, uma história da publicação fotográfica e de sua circulação.

Temos dedicado este espaço expositivo a mostras temáticas que trazem mais conteúdo de reflexão – como as passadas Fotografia e literatura nos livros de Maureen Bisilliat, Amazônia, de Claudia Andujar e George Love e São Paulo no livro fotográfico: 1954-2017. Agora, decidimos usá-lo também para destacar, de modo mais livre, alguns conjuntos do acervo. E para começar, elegemos a preciosa coleção da fotógrafa brasileira Vania Toledo.

Nascida em 1945, em Minas Gerais, e formada em sociologia pela USP, ela colaborou com publicações como Vogue, Interview, Claudia, Veja, IstoÉ, Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Time e Life, e é autora dos livros Homens (1980), Personagens femininos (1992), pelo qual recebeu o prêmio da APCA, e Diário de bolsa (2008). Conhecida sobretudo por seus retratos, também registrou peças de teatro e cenas das noites paulistana e nova-iorquina durante a década de 1980.

Alguns dos livros reunidos na exposição <em>Destaques da coleção Vania Toledo</em>, na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista
Alguns dos livros reunidos na exposição Destaques da coleção Vania Toledo, na Biblioteca de Fotografia do IMS Paulista

 

Como escreve o jornalista Silas Martí, em ensaio sobre a fotógrafa publicado na zum #12, embora tenha deixado de fotografar os embalos dessas boates a partir de 1990, Toledo “não se rendeu às facilidades do classicismo, aos retratos apolíneos. Um grau de sujeira, de ressaca, de fuligem ronda sua arquitetura plástica até hoje. Como se os globos espelhados e os estrobos tivessem gravado em sua memória a queda por um olhar atravessado de luz”.

Temos a oportunidade de ver aqui uma amostra dos livros que marcaram sua trajetória e formaram seu olhar, um mosaico de 22 títulos selecionados entre os 158 da coleção e no qual aparecem nomes como Richard Avedon, Bruce Weber, Robert Mapplethorpe, David Bailey, George Platt Lynes Snowdon e outros. Referências e influências de uma das grandes retratistas de nosso país.


Mais eventos

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.