Idioma EN
Contraste

Duplo adeus a mestres

Equipe IMS, com vídeos de Laura Liuzzi
13.4.20

Este 13 de abril de 2020 trouxe consigo a notícia da morte de dois nomes imensos da música nacional: Moraes Moreira e Tantinho da Mangueira, ambos aos 72 anos de idade.

Moraes Moreira veio ao estúdio da Rádio Batuta em setembro de 2018, quando recordou os Novos Baianos com músicas, cordel e histórias divertidas sobre a vida em comunidade. Também mostrou como foi influenciado por João Gilberto e explicou o álbum Ser tão, que remete à sua infância no interior:

 

 

No acervo da Batuta encontramos também um episódio da série Música é história dedicado ao cantor e compositor, e uma gravação na íntegra do show Acabou chorare realizado em 2011 no IMS Rio, que contou com a participação de seu filho Davi Moraes e também está disponível em vídeo no canal do IMS no YouTube.

Já em sua visita à Batuta, em junho de 2019, o líder da Velha Guarda Musical da Mangueira e baluarte da verde-e-rosa contou sua história na escola de samba carioca, iniciada aos 5 anos debaixo da fantasia de sua mãe. Tantinho, vencedor duas vezes do Prêmio da Música Brasileira, também interpretou quatro sambas:

 

 

Às vésperas do Carnaval 2013, o IMS Rio reuniu no palco Tantinho da Mangueira e outros dois ilustres defensores da tradição do samba de quadra - Zé Luiz do Império e Monarco. A Rádio Batuta oferece a gravação integral do espetáculo, que também pode ser assistido em vídeo, do início ao fim, em nosso canal de YouTube.