Idioma EN
Contraste

Entre Memórias

O projeto Entre Memórias traz relatos de pessoas que foram fotografadas por Limercy Forlin em Poços de Caldas. Esta ação é realizada pela Área de Educação sobre a exposição Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas, em cartaz no IMS Poços, que mostra a produção do fotógrafo entre os anos 1958 e 1982.


Hugo Pontes

O Professor Hugo Pontes compartilha conosco detalhes da sua ida ao estúdio de Limercy Forlin.

INFORMAÇÕES DESCRITIVAS DAS IMAGENS, DOS PARTICIPANTES E FICHA TÉCNICA

Sobre o fundo cinza claro e alinhado à esquerda, uma janela de vídeo ocupa a maior parte da tela. Na faixa vertical à direita, uma janela com o intérprete de libras. Na faixa horizontal inferior, legendas na cor preta. Carol Ffomin, intérprete de libras, é uma mulher cis branca, de cabelos curtos na altura dos ombros. Ela veste camiseta preta com decote V e mangas curtas.

Vinheta IMS: Sobre fundo preto, vinheta animada padrão dos vídeos do Instituto Moreira Salles irrompem múltiplos traços retangulares brancos na vertical rapidamente, que se unem em um só traço, que corresponde a letra I. Em seguida, sobrepõem-se traços diagonais e formam a letra M. Por fim, a letra S emerge por meio de um traço curvilíneo, constituindo a sigla IMS centralizada na imagem.

Vinheta Entre Memórias: Sobre fundo branco dentro de colchetes centralizado em tinta vermelha, título do projeto estilizado, [Entre Memórias].

Vinheta Título da Exposição: Sobre fundo branco ao centro, título da exposição estilizado e assimétrico: Retratos de Limercy Forlin, em duas linhas nas cores cinza e vermelha. Ao lado direito do título em fonte menor, um recorte na história de Poços de Caldas na cor cinza.

 

Retrato feito no estúdio de Limercy e foto de Hugo de costas

Em tela dividida, sobre fundo branco, dois retratos.

Do lado esquerdo, Hugo Pontes de costas em fotografia enquadrada na altura dos ombros. Ele tem cabelos curtos e veste camisa polo azul marinho. Ao fundo, a copa de uma árvore, cheia e verdejante, e vista de área urbana com céu nublado.

À direita, retrato 3x4 em preto e branco. Ele olha diretamente para a câmera. Hugo é um homem branco de rosto ovalado, olhos e boca pequenos e nariz grande. Usa bigode e óculos grandes e quadrados de lentes transparentes. Nas lentes dos óculos, reflexos da iluminação do ambiente. Seus cabelos são pretos, curtos e penteados para direita. Usa paletó escuro, camisa branca e gravata estampada.

 

Durante a fala

Hugo é registrado dos ombros para cima com a câmera posicionada frontalmente. Ele usa camisa gola polo em tom de azul claro, fones de ouvido tipo headset, óculos pequenos e quadrados e lentes transparentes. Tem cabelos curtos e grisalhos e barba branca. Ao fundo, estante de madeira com livros, adornos e caixas.

 

Banda de Limercy Forlin

Parte de retrato horizontal em preto e branco. Na foto, retrato da banda na qual Limercy tocava. No recorte, oito homens, sendo cinco em pé e três sentados a frente. Vestem camisas brancas de mangas curtas e calças de alfaiataria. Durante a reprodução do vídeo, efeito de aproximação à porção superior esquerda do retrato, onde está Limercy em pé. Ao fundo do retrato, lona com pinturas esparsas de vegetação.

Início da descrição de cada um dos retratados. 1. Na porção superior esquerda, Limercy. Ele é branco, magro, tem cabelos curtos. Segura violino apoiado no queixo com a mão esquerda; olha nesta direção. Na mão direita, arco apoiado no violino. 2. Ao seu lado esquerdo, também em pé, homem negro segura tambor. Ele tem cabelos escuros e curtos e olha em direção à câmera. 3. Seguindo, à direita , homem branco de cabelos escuros cacheados e curtos. Segura com as duas mãos clarinete, apoiado em seu braço esquerdo. Olha em direção à câmera. 4. Ao lado, homem branco magro de cabelos pretos penteados divididos ao meio segura trompete a frente do corpo com as duas mãos. 5. Ao lado, homem registrado parcialmente. 6. Abaixo, sentado, na porção inferior esquerda do retrato, homem negro segura banjo com as duas mãos. Com a mão direita, toca as cordas da porção inferior do instrumento e com a direita apoia a porção superior do instrumento, onde dedilha acorde. 7. À direita, homem negro olha para a câmera. 8. Na porção inferior direita do recorte, homem negro segura acordeon com as duas mãos. A mão direita está sobre o teclado do instrumento.

 

Carteira de Trabalho

Digitalização de página da carteira de trabalho de Hugo Pontes. Sobre fundo branco, em letras bastão, brasão da república: escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, disposta na forma da constelação Cruzeiro do sul, com uma espada em riste. Ao seu redor, coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro. Abaixo, data da proclamação da República Federativa do Brasil: 15 de novembro de 1889. Ao lado direito, em letras bastão pretas MINISTÉRIO DO TRABALHO, seguido por SECRETARIA DE EMPREGO E SALÁRIO também em letras bastão pretas, fonte menor e negrito; Abaixo, em letras bastão pretas e fonte maior, FICHA DE DECLARAÇÃO seguido por, em carimbo vermelho, AO PORTADOR GUARDAR ESTA FICHA E APRESENTÁ-LA AO NECESSITAR DE NOVA CARTEIRA sob carimbo azul redondo que escreve SDTb. em P. de Caldas em círculo e no meio as letras S E S. Abaixo, retrato 3x4 de Hugo Pontes, já descrito seguido por Polegar Direito. Na mesma coluna, retângulo vertical contendo impressão digital na cor azul. À esquerda, na vertical em letra bastão a tinta: NOME, seguido pelo manuscrito em azul Hugo Pontes; Número, seguido pelo manuscrito em azul 24.267; Série, seguido pelo manuscrito em azul 174. À direita, na vertical, em letras bastão a tinta: Assinatura do portador, seguido por assinatura desenhada em tinta azul.

 

Negativo

Negativo fotográfico em formato seis por seis centímetros. Com cores invertidas, retrato 3x4 de Hugo Pontes descrito anteriormente. Ao redor do retrato, bordas transparentes com números ilegíveis. No vídeo, movimento de aproximação ao negativo.

 

Limercy e Zizi Forlin

Retrato preto e branco vertical. Em enquadramento americano, Limercy Forlin, à esquerda, ao lado de Maria Conceição Vieira Forlin, mais conhecida como Zizi Forlin. Ele é homem branco, usa cabelos curtos, bigode, e óculos de lentes transparentes redondas. Tem testa grande, olhos pequenos, nariz grande e boca pequena fechada que expressa sorriso. Veste paletó transpassado escuro, camisa branca e gravata com listras grossas diagonais. No bolso esquerdo, lenço. Está virado para a esquerda, e olha em direção à câmera. Zizi Forlin é mulher branca, tem cabelos ondulados claros na altura dos ombros, rosto oval, olhos entreabertos pequenos, nariz pequeno e boca aberta grande e sorridente. Veste camisa branca de mangas curtas, cinto branco que marca a cintura e saia em cor clara com alguns pontos escuros. Apoia bolsa pequena preta brilhosa pela alça no ombro esquerdo e a segura com a mão, com o braço esquerdo dobrado. Ao fundo, vegetação arbustiva e muro de tijolos.

 

Ficha técnica 

Imagem 1: Acervo Pessoal Hugo Pontes

Imagem 2: Acervo Pessoal Hugo Pontes

Imagem 3: Acervo Pessoal Hugo Pontes

Imagem 4: Acervo Pessoal Hugo Pontes

Imagem 5: Acervo Limercy Forlin - Instituto Moreira Salles

Trilha: Blue Dot Sessions

Realização:
Equipe de Educação IMS Poços
Isabela Brasileiro, Educadora
Leandro Mizael, Educador
Janis Clémen, Supervisora
Renata Bittencourt, Coordenadora

Libras e Legenda: FFOMIN Acessibilidade e Libras

Agradecemos ao convidado Hugo Pontes


Dalmoni Lydijusse

Dalmoni Lydijusse nos conta sobre a experiência de ter sido fotografada por Limercy.

INFORMAÇÕES DESCRITIVAS DAS IMAGENS, DOS PARTICIPANTES E FICHA TÉCNICA

Sobre o fundo cinza claro e alinhado à esquerda, uma janela de vídeo ocupa a maior parte da tela. Na faixa vertical à direita, uma janela com o intérprete de libras. Na faixa horizontal inferior, legendas na cor preta. Erika, intérprete de libras, é uma mulher cis negra, com cabelos com dreads na altura dos ombros. Ela veste uma blusa longa amarela de mangas curtas e calça preta.

Vinheta IMS: Sobre fundo preto, vinheta animada padrão dos vídeos do Instituto Moreira Salles irrompem múltiplos traços retangulares brancos na vertical rapidamente, que se unem em um só traço, que corresponde a letra I. Em seguida, sobrepõem-se traços diagonais e formam a letra M. Por fim, a letra S emerge por meio de um traço curvilíneo, constituindo a sigla IMS centralizada na imagem.

Sobre fundo branco dentro de colchetes centralizado em tinta vermelha, título do projeto estilizado, [Entre Memórias].

Sobre fundo branco ao centro, título da exposição estilizado e assimétrico: Retratos de Limercy Forlin, em duas linhas nas cores cinza e vermelha. Ao lado direito do título em fonte menor, um recorte na história de Poços de Caldas na cor cinza.

 

Retrato feito no estúdio de Limercy e foto Dalmoni de costas

Em tela dividida, sobre fundo branco, dois retratos.

Do lado esquerdo, retrato 3X4 em preto e branco. Sobre fundo cinza, Dalmoni criança enquadrada da cintura para cima. Ela sorri e olha diretamente para a câmera. Tem rosto quadrado, olhos e boca grandes e nariz pequeno. Cabelos castanhos lisos na altura dos ombros e franja lateral. Veste camiseta de cor clara com bolinhas esparsas com desenho de boneca centralizado no peito e calça com detalhe na lateral esquerda.

À direita, Dalmoni de costas em fotografia tomada da cintura até a cabeça. Veste blusa de manga comprida em tom escuro e tem cabelos castanhos com uma parte presa no topo da cabeça e outra solta abaixo dos ombros. Ao fundo, parede ocre. 

 

Durante a fala

Dalmoni é registrada dos ombros para cima com a câmera posicionada frontalmente. Ela usa blusa clara com manchas em terracota, fones de ouvido brancos, brincos verticais com três miçangas nas cores azul turquesa, ouro velho e branca. Tem cabelo castanho na altura dos ombros, parte preso, parte solto com franja esvoaçante na lateral direita. Ao fundo, parede branca e à esquerda vista parcial de quadro com duas fotografias coloridas e molduras brancas.

 

Retrato de Dalmoni criança

Já descrito.

 

Mosaico de retratos

Mosaico em retângulo com dez retratos tipo 3x4 sobre fundo cinza claro, diagramados em duas linhas e cinco colunas. Neles estão retratados dez pessoas: três mulheres, quatro crianças, e três retratos seguidos do mesmo homem em momentos distintos.

 

Sequência de quatro retratos

Retrato 1

Retrato 3X4 preto e branco. Mulher negra e magra com cabelos crespos, pretos e curtos. Tem rosto retangular, olhos escuros, sobrancelhas grossas e marcadas, nariz largo e boca com lábios grossos. Veste camisa de gola, clara e lisa com mangas curtas deixando à mostra parte dos braços.

 

Retrato 2

Retrato 3X4 preto e branco. Homem magro de pele clara, cabelos curtos e cacheados. Tem rosto triangular, sobrancelhas grossas e marcadas, olhos escuros, nariz largo e bigode. Veste camisa de gola escura com estampas abstratas de manga curta e bolso do lado esquerdo. Centralizado no peito, placa preta com letras brancas escreve: 07.10.74.

 

Retrato 3

Retrato 3x4 preto e branco tomado da altura da cintura. Menina branca de cabelos castanhos escuros, curtos, penteados para trás, presos com tiara olha para a câmera. Tem expressão sorridente, olhos claros, nariz e boca grandes. Veste camisa branca de mangas curtas e jardineira quadriculada em tons claros e escuros.

 

Retrato 4

Retrato 3x4 preto e branco tomado da altura da cintura. Mulher de pele escura(?). Tem cabelos escuros, curtos, com presilha lateral. Rosto quadrado com pele enrugada, olhos grandes, nariz e boca finos. Veste cardigã em cor mesclada escura e camisa de gola branca. 

 

Retrato de Limercy

Retrato preto e branco. Em tomada diagonal registrado de corpo inteiro, Limercy Forlin aparece inclinado sobre aparelho fotográfico apoiado em tripé. Ele é homem, branco, magro. Usa bigode e tem cabelos escuros e curtos. Veste paletó e calça risca de giz, relógio no braço esquerdo e bolsa tipo carteiro. Manuseia equipamento com a mão esquerda, olha para o mesmo lado e vira o rosto em direção ao fotógrafo. O piso é irregular com vegetação esparsa. Ao fundo, edificação de dois pavimentos com telhado visível circundada por mureta metálica. À direita, poste de iluminação e parte de trave de campo de futebol pintada em cores claras e escuras intercaladas. Atrás da edificação, montanha com vegetação. 

 

Ficha técnica 

Imagem 1: Dalmoni Lydijusse - Exposição Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas/Acervo pessoal Dalmoni Lydijusse

Imagem 2: Dalmoni Lydijusse - Exposição Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas

Imagem 3: Mosaico de Retratos da exposição: Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas

Retratos seguidos: Acervo Limercy Forlin - Exposição Retratos de Limercy Forlin: Um recorte na história de Poços de Caldas

Trilha: Blue Dot Sessions

Realização:
Equipe de Educação IMS Poços
Isabela Brasileiro, Educadora
Leandro Mizael, Educador
Janis Clémen, Supervisora
Renata Bittencourt, Coordenadora

Libras e Legenda: FFOMIN Acessibilidade e Libras

Agradecemos a convidada Dalmoni Lydijusse


Dilma Augusta dos Santos

Dilma Augusta dos Santos nos conta sobre a experiência de ter sido fotografada por Limercy no dia do seu casamento.

INFORMAÇÕES DESCRITIVAS DAS IMAGENS, DOS PARTICIPANTES E FICHA TÉCNICA

Sobre o fundo cinza claro e alinhado à esquerda, uma janela de vídeo ocupa a maior parte da tela. Na faixa vertical à direita, uma janela com o intérprete de libras. Na faixa horizontal inferior, legendas na cor preta. Erika, intérprete de libras, é uma mulher cis negra, com cabelos com dreads que estão presos em um rabo de cavalo, ela veste uma blusa vinho de mangas curtas.

Vinheta IMS: Sobre fundo preto, vinheta animada padrão dos vídeos do Instituto Moreira Salles irrompem múltiplos traços retangulares brancos na vertical rapidamente, que se unem em um só traço, que corresponde a letra I. Em seguida, sobrepõem-se traços diagonais e formam a letra M. Por fim, a letra S emerge por meio de um traço curvilíneo, constituindo a sigla IMS centralizada na imagem.

Sobre fundo branco dentro de colchetes centralizado em tinta vermelha, título do projeto estilizado, [Entre Memórias].

Sobre fundo branco ao centro, título da exposição estilizado e assimétrico: Retratos de Limercy Forlin, em duas linhas nas cores cinza e vermelha. Ao lado direito do título em fonte menor, um recorte na história de Poços de Caldas na cor cinza.

 

Foto de casamento e foto de costas

Em tela dividida, sobre fundo branco, dois retratos.

Do lado esquerdo, fotografia preta e branca colada num álbum estilizado com três listras horizontais de tamanhos diferentes acima e abaixo da fotografia; Registro de um casamento. Dilma é uma mulher negra de pele escura. Ela tem cabelos escuros, usa arranjo com véu que cai até abaixo da cintura, brincos e colar. Veste vestido branco, longo, rodado, de mangas longas com bordados de renda. Atrás de Dilma, homem negro de pele escura, veste terno preto, camisa branca e gravata borboleta; usa lenço branco no bolso esquerdo e sapatos pretos lustrosos.

Ao fundo, cenário composto por conjunto de viga e coluna, à direita, ornamentado, em madeira pintada de branco. Logo abaixo, franja franzida sobreposta ao trilho  da cortina com duas camadas sobrepostas, em cores e tecidos diferentes. À frente da coluna, um vaso de flores apoiado no chão de taco de madeira.

À direita, fotografia tomada da altura do busto até a cabeça. Mulher negra de costas com cabelos na altura dos ombros, veste blusa azul com estampas de flores e folhas em tons de verde, vermelho e preto. Ao fundo, parede branca com luz natural incidente do lado direito, na altura do ombro, interruptor prata com moldura desgastada e adornos; na esquerda superior, pedaço de moldura não identificada.

 

Durante a fala

A Dilma é registrada a partir da altura do busto até a cabeça com a câmera posicionada de baixo para cima; Dilma usa blusa de malha vermelha e cachecol cinza com barra bordada. Está sentada numa cadeira de madeira com encosto formado por duas peças horizontais. Ao fundo, parede revestida com cerâmica branca e rejunte preto; Na direita superior, parte de pôster com tema de paisagem de rio e cachoeira.

 

Imagem do álbum de casamento

Fotografia colorida tomada de cima. Álbum de retratos aberto apoiado em uma superfície.  Na página direita, fotografia do casamento, já descrita anteriormente, colada, emoldurada por uma linha contínua seguida por duas linhas formando ângulos retos nas diagonais superior direita e inferior esquerda, em tamanhos diferentes, que simulam cantoneiras. Na página esquerda, duas folhas de papel de seda. A câmera se aproxima com zoom da imagem.

 

Foto do casamento

Sobre fundo branco, centralizada, fotografia do casamento já descrita anteriormente. A câmera se aproxima com zoom da imagem.

 

Foto da logomarca do estúdio de Limercy Forlin

Sobre fundo branco, centralizado, fotografia da logomarca do estúdio de Limercy Forlin em baixo relevo azul sobre papel texturizado. Abaixo do logo, O fotógrafo da elite, em seguida  Rua São Paulo. 279 Tel. 640 POÇOS DE CALDAS. Caldas.

 

Créditos 

Texto em vermelho sobre fundo branco em duas telas estáticas.

Imagem 1: Foto do casamento de Dilma Augusta dos Santos

Imagem 2: Dilma Augusta dos Santos - Acervo pessoal de Dilma Augusta dos Santos

Imagem 3: Acervo Pessoal Dilma Augusta dos Santos

Trilha: Blue Dot Sessions

Realização:
Equipe de Educação IMS Poços
Isabela Brasileiro, Educadora
Leandro Mizael, Educador
Janis Clémen, Supervisora
Renata Bittencourt, Coordenadora

Libras e Legenda: FFOMIN Acessibilidade e Libras

Agradecemos a convidada Dilma Augusta dos Santos


Clisthenis Betti

O professor de história e ator Clisthenis Betti conta sobre sua experiência no estúdio de Limercy em 1978.

INFORMAÇÕES DESCRITIVAS DAS IMAGENS, DOS PARTICIPANTES E FICHA TÉCNICA

Sobre o fundo cinza claro e alinhado à esquerda, uma janela de vídeo ocupa a maior parte da tela. Na faixa vertical à direita, uma janela com o intérprete de libras. Na faixa horizontal inferior, legendas na cor preta.

Vinheta IMS: Sobre fundo preto, vinheta animada padrão dos vídeos do Instituto Moreira Salles irrompem múltiplos traços retangulares brancos na vertical rapidamente, que se unem em um só traço, que corresponde a letra I. Em seguida, sobrepõem-se traços diagonais e formam a letra M. Por fim, a letra S emerge por meio de um traço curvilíneo, constituindo a sigla IMS centralizada na imagem.

Sobre fundo branco dentro de colchetes, centralizado em tinta vermelha, título do projeto estilizado, [Entre Memórias].

Sobre fundo branco ao centro, título da exposição estilizado e assimétrico: Retratos de Limercy Forlin, em duas linhas nas cores cinza e vermelha. Ao lado direito do título em fonte menor, um recorte na história de Poços de Caldas na cor cinza.

 

Foto documento e foto de costas

Imagem aparece no início e não se repete. Em tela dividida, sobre fundo branco, dois retratos.

Na imagem à esquerda, captura da porção superior esquerda de documento escolar. Acima, à esquerda, em tinta preta, ANO LETIVO DE; Abaixo, retrato PB tipo 3x4, sobre fundo branco, Clistenis aos 6 anos. Ele é um menino branco de pele clara e possui cabelos curtos, pretos, lisos e franja sobre a testa; boca e nariz pequenos e olhos grandes; veste camiseta de gola fechada em tom claro e mangas em tom escuro; o ombro direito está mais baixo que o esquerdo. À direita do retrato, algumas informações manuscritas em tinta azul e incompletas.  Abaixo, em tinta preta, NOME, e ao lado, também manuscrito em duas linhas, Clisten Betti. Na parte superior esquerda, sobre o documento e o retrato carimbo redondo escreve Poços de Caldas de cabeça para baixo, em tinta azul.

À direita, sobre fundo branco, retrato de costas de Clisthenis Betti, registrado da altura da cintura para cima. Clisthenis é um homem branco de cabelos curtos e grisalhos. Veste camisa quadriculada em tons de azul e branco. O ombro esquerdo está mais baixo que o direito.

 

Durante a fala

Clisthenis é registrado a partir da altura do busto até a cabeça; Ele é um homem branco de cabelos curtos grisalhos, tem sobrancelhas arredondadas, olhos pretos e lábios grossos. Usa camisa rosa. Atrás, em parede branca, mapa Mundi em tons de azul, marrom, verde e vermelho.

 

Valeska com o Boneco Pato Donald

Retrato vertical. Valeska é uma menina branca, de cabelos loiros e cacheados com franja, cortado na altura dos ombros e sorri com a boca aberta. Ela usa vestido sem mangas branco, com aplique frontal, bordas vermelhas e pulseira no braço direito. Abraça o boneco do Pato Donald, que está apoiado no braço esquerdo. O boneco é de borracha rígida na cor bege, com vestes pintadas e gastas. Usa boina azul, tem olhos pretos, bico amarelo, veste camisa azul, gravata borboleta vermelha e pés amarelos. Ao fundo, cenário quadriculado grande em linhas pretas grossas sobre fundo rosa.

 

Créditos

Imagem 1: Clisthenis Betti em documento escolar registrado em retrato de Limercy Forlin - 1978

Imagem 2: Clisthenis Betti - 2021

Imagem 3: Acervo Pessoal Valeska dos Reis Figueiredo

Trilha: Blue Dot Sessions

Realização:
Equipe de Educação IMS Poços
Isabela Brasileiro, Educadora
Leandro Mizael, Educador
Janis Clémen, Supervisora
Renata Bittencourt, Coordenadora

Libras e Legenda: FFOMIN Acessibilidade e Libras

Agradecemos ao convidado Clisthenis Betti


Mais eventos

Mais IMS

Programação

Nenhum evento encontrado.