Idioma EN
Contraste

IMS restaura e amplia instalações de seu centro cultural no Rio

12 de maio DE 2022
IMS Rio em fotos de Robert Polidori (Acervo IMS)

O Instituto Moreira Salles realizará uma reforma de sua sede no Rio de Janeiro para melhor receber seus visitantes em exposições e eventos futuros. Depois de mais de 20 anos aberto ao público, é uma obra que se faz necessária. A casa no bairro da Gávea passará por um restauro, e as reservas técnicas dos acervos serão ampliadas. Durante o tempo necessário para essas obras, o centro cultural permanecerá fechado. Os trabalhos começarão em abril de 2023 e devem se estender por cerca de quatro anos.

Projetada pelo arquiteto Olavo Redig de Campos em 1948 e inaugurada em 1951 como residência da família Moreira Salles, a casa que é sede do IMS Rio está situada na rua Marquês de São Vicente, 476, no alto da Gávea, em um terreno de aproximadamente 10 mil metros quadrados, em meio à mata da floresta da Tijuca. Em 1999, passou por adaptações para se transformar em centro cultural. Tanto a casa como seus jardins, projetados pelo paisagista Burle Marx, são tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal do Rio de Janeiro. O projeto de restauração da casa passará pela aprovação dos órgãos competentes e seguirá todas as normas que regem a preservação de patrimônio histórico.

Nas edificações que abrigam reservas técnicas de acervos, está prevista uma ampliação, além da adequação tecnológica e de acessibilidade. Novas salas de exposição e um auditório bem equipado para sessões de cinema e eventos também fazem parte do novo projeto, que será desenvolvido pelo escritório Bernardes Arquitetura. Toda a obra será realizada com recursos próprios do IMS.

Enquanto as obras acontecem, os acervos e a administração do IMS Rio ficarão sediados no bairro da Glória, para onde se mudarão no início de 2023. Ali, as equipes que cuidam dos acervos continuarão trabalhando e atendendo pesquisadores que desejem consultar documentos e imagens.

O IMS também pretende assegurar sua presença na cidade com programação cultural. Para isso, está mantendo entendimentos com instituições cariocas para firmar parcerias e realizar exposições e eventos no período em que o IMS Rio estará fechado.

Até o fim de março de 2023, o IMS Rio continuará funcionando normalmente. No próximo dia 21 de maio, será inaugurada a exposição Constelação Clarice, sobre a escritora Clarice Lispector, que fica em cartaz até 9 de outubro; em seguida, será aberta a mostra do fotógrafo Miguel Rio Branco, que ocupará o centro cultural entre 5 de novembro de 2022 e 26 de março de 2023, quando o espaço fechará para as reformas.

COMUNICADO IMPORTANTE

Por conta da reforma do IMS Rio, que se inicia em abril de 2023, todos os acervos da instituição terão que sair temporariamente da sede na Gávea.

Por isso, a partir de agora até abril de 2023, toda a equipe ligada aos acervos ficará focada no processo de mudança para uma sede temporária na Glória. Pedimos sua compreensão para o fato de que não poderemos prestar atendimento de pesquisa para pesquisas presenciais, assim como quaisquer outros trabalhos de pesquisa com os acervos físicos, que estarão em processo de empacotamento e transporte.

Os trabalhos de digitalização, impressão e tratamento de imagem também serão afetados e somente demandas específicas para as exposições do próprio IMS serão atendidas nesse período.

A mudança impactará também o licenciamento de imagens e empréstimos de obras do IMS. Apenas o que já está disponível por meio de pesquisas online poderá ser utilizado, na resolução em que estiver disponível. Não teremos equipamento e/ou equipe disponíveis nesse período para realizar procedimentos externos para localizar originais e realizar processos de digitalização e tratamento de imagem.

Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos desde já sua compreensão.

Em breve voltaremos a atender você com o maior prazer.