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Anna Mariani


Apresentação

Depois de sua formação na Escola Enfoco de Fotografia, Anna Mariani passa a viajar, a partir da década de 1970, ao Recôncavo Baiano, onde documenta a paisagem, as manifestações culturais e o trabalho feminino em atividades tradicionais. Retratos em preto e branco de mulheres e crianças registram a queima de acha, técnica de produção de cerâmica artesanal, e a preparação da piaçava, duas das atividades mais fotografadas por Anna no sul da Bahia. A fotógrafa também dedicou parte dos registros à produção de cacau e à vida cotidiana das comunidades na região, com destaque para as casas de farinha.

O interesse pelas técnicas construtivas e ornamentais das casas populares e suas cores a cal pigmentado resultou na série Pinturas e platibandas. No ano de 1974 introduz a cor em suas fotografias que documentavam a região Nordeste. Após dois anos assume as fachadas como tema principal, influenciada pelos escritos de Ariano Suassuna e Euclides da Cunha. Buscava compreender as formas e cores das construções para além das fronteiras entre regiões a partir de seu olhar frontal tendo como referência as portas e a “linha de terra” e a ausência da figura humana, características que são marcas registradas da série.

Anna Mariani realizou aproximadamente trinta viagens dedicadas à fotografia. Imagens selecionadas de sete estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) foram publicadas em livro de mesmo nome em 1987 e republicado pelo Instituto Moreira Salles em 2010 em segunda edição revista e ampliada pela fotógrafa.

O livro conta com textos da própria autora, de Ariano Suassuna, Caetano Veloso e Jean Baudrillard. Anna dedicou a publicação “aos mestres, construtores e pintores do Nordeste, que realizaram este universo poético que procuro revelar”. Sobre o olhar de Anna Mariani, Caetano relata: “De frente para a câmera de Anna Mariani, elas (as casas) parecem esboçar um sorriso silencioso. A câmera não pretende interpretar os seus signos, mas entrar numa espécie de estado amoroso com a delicadeza de sua poesia. As fotografias são como monalisas pintadas por Volpi.” O livro teve sua versão francesa publicada em 1988, com o título Façades.

Ao longo de vinte anos Anna Mariani documentou a riqueza e a diversidade da vegetação e das paisagens da caatinga e do sertão. Em 1992 publica Paisagens, impressões – O Semi-Árido brasileiro, que apresenta uma seleção da série de mesmo nome. A edição foi realizada em comemoração à Conferência Internacional sobre Impactos de Variações Climáticas e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semi-áridas (ICID) realizada em Fortaleza, Ceará em 1992, no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Trechos de Os sertões de Euclides da Cunha introduzem as imagens apresentadas pela fotógrafa, que influenciada pelo escritor, retratam a paisagem e a flora característicos da região. Umburanas, xique-xiques, bignônias, tilândsias, amarilis são algumas das espécies registradas nas épocas de estio ou de chuvas intensas. Com a publicação a fotógrafa pretendeu, em primeiro lugar, “homenagear o sertanejo, presente nas terras cultivadas, casas, cercas e caminhos''.

Em 2021 Anna Mariani doou seu arquivo fotográfico ao Instituto Moreira Salles. O conjunto é composto por negativos, cromos, ampliações fotográficas, documentos textuais e livros, atualmente em processo de organização e inventário. Será gradualmente disponibilizado para consulta e pesquisa. As fotografias da autora integram ainda a Coleção Pirelli/Masp de Fotografias e a Coleção Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM/SP. Anna Mariani faleceu na cidade de São Paulo em junho de 2022. Em agosto do mesmo ano a família doou um segundo lote ao IMS contendo fotografias, câmeras e equipamentos utilizados pela fotógrafa.

 

Referências

ANNA Mariani. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1645/anna-mariani. Acesso em: 14 out. 2022.

MARIANI, Anna. Paisagens, impressões – O Semi-Árido brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 107 p.

MARIANI, Anna. Pinturas e Platibandas. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010. 392 p.