Idioma EN
Contraste

Gal Costa (1945-2022)

9 de novembro de 2022 | Equipe IMS
Gal Costa no camarim, em data não determinada (provavelmente 1979, ano grafado num dos bilhetes no espelho). A foto está na exposição de Walter Firmo em cartaz no CCBB do Rio. Foto de Walter Firmo /Acervo IMS

 

A voz cristalina de Gal Costa, reconhecida como a cantora mais afinada do país, calou-se nesta quarta-feira, 9/11. A baiana de fala delicada e presença assombrosa no palco fez uma carreira inabalável, marcada pela delicadeza e por atitudes firmes, como cantar Brasil, de Cazuza, com os seios à mostra num show em 1994. Achava a sociedade careta, e a desafiava como mulher e como artista.

A exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito, realizada pelo Instituto Moreira Salles e inaugurada justamente nesta quarta-feira no CCBB do Rio, traz duas fotografias de Gal. Uma em preto e branco, num camarim, e outra com os amigos de vida reunidos nos Doces Bárbaros – Gil, Caetano e Bethânia. As imagens integram o acervo de aproximadamente 145 mil fotos feitas por Firmo ao longo de várias décadas, e desde 2018 sob a a guarda do IMS.

Doces Bárbaros (Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Caetano Veloso) no Canecão, Rio de Janeiro, cerca de 1976. Foto de Walter Firmo/Acervo IMS.