Idioma EN
Contraste
Edital 2023

Formação Escuta 2023

A Formação Escuta realizada pela união do IMS (Instituto Moreira Salles), através da Plataforma Escuta, e a UNIPeriferias (Instituto Maria e João Aleixo), chega na sua 2° edição. Nela será oferecida formação em curadoria, produção e cultura, compreendendo as áreas de artes visuais, música, literatura, e cinema.

O processo formativo será destinado a 20 agentes culturais do Rio de Janeiro a partir de 18 anos de idade, residentes de favelas e periferias ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica interessadas em fazeres curatoriais e curadoria. A formação acontecerá de julho a outubro de 2023,  com encontros online e presenciais na sede da UNIperiferias, na Maré, além de visitas a instituições e projetos culturais.

A Formação

A Formação Escuta, parceria do Instituto Moreira Salles, através da Plataforma Escuta, e a UNIPeriferias, visa fortalecer o conhecimento e aprimorar as práticas de produção cultural e seus atravessamentos com o campo do pensamento curatorial nas áreas da música, artes visuais, cinema e literatura.

A formação é constituída de encontros coletivos presenciais e online com duração de 2 meses, com o intuito de reunir processos formativos a partir de aulas, palestras e visitas a instituições presentes na prática curatorial. O objetivo é construir um espaço de aprendizagem que se dá no encontro entre os corpos, e orientado pelas vivências e práticas das periferias e favelas.

Como participar

As pessoas interessadas deverão enviar sua candidatura do dia 04 de julho até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 18 de julho de 2023, através do formulário Formação Escuta 2023 - Inscrições. Não será aceita nenhuma alteração nos dados ou inclusão de documentos após envio da ficha de inscrição. Não serão aceitas inscrições efetuadas fora deste período.

O preenchimento integral do formulário é obrigatório.

Observação:
Todas as dúvidas e/ou questões surgidas relacionadas ao edital serão solucionadas pelas equipes do IMS e da Uniperiferias através do email: [email protected]

Seleção

A seleção será feita por profissionais da direção e coordenação de cultura da Uniperiferias e da Área de Educação do IMS.

No processo seletivo será considerada a equidade de gênero e a diversidade étnico-racial e territorial.
O resultado será informado aos selecionados por e-mails no dia 24 de julho de 2023.

O que é oferecido

Formação ao longo de 2 meses a partir da metodologia da Pedagogia da Convivência, que tem na capacidade de construção de sociabilidade de sujeitos oriundos de favelas e periferias uma de suas potências. Desta maneira, almeja-se construir um espaço de aprendizagem que se dará no encontro entre os corpos, na fala daquilo que é o objeto de estudo e orientado pelas vivências e práticas das periferias e favelas. Como metodologia epistemológica, adotaremos a episteme periférica, uma vez que além de sua riqueza representativa, a mesma nos oferece a condição de tornar a formação mais fluida.

Serão oferecidos encontros presenciais e virtuais síncronos, que viabilizem a participação de professores de fora do Rio de Janeiro no horário das 18h às 21h e visitas a instituições e fazedores culturais em horário a combinar que contabilizam carga horária total de 45 horas.

Todos os participantes receberão uma ajuda de custo de passagem no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) correspondendo a todo o período de formação.

Comprometimento

Todos os selecionados deverão se comprometer em participar das atividades da formação, que compreendem encontros coletivos presenciais, encontros virtuais e visitas técnicas. Devem garantir o próprio acesso à internet durante a formação. Se comprometem a responder a uma avaliação semanal sobre a aula assistida, além de participar de entrevistas e registros audiovisuais para documentação com a finalidade de avaliar ou divulgar a experiência da formação.

Pessoas selecionadas

1. d.E vulgo Dia
2. Anna Paula de Albuquerque Sales
3. Bruno Martins de Sousa
4. Colle Christine Avelar Rodrigues
5. Deiv
6. Deiserée da Conceição dos Santos
7. DG
8. GB
9. Gleyser Ferreira dos Santos
10. Hera Marques
11. Jtgomes
12. Letíciah Santos
13. Lis Freitas
14. Efêmero
15. Rafael da Silva Barbosa
16. Thailane Mariotti
17. Thamiryz Christiane da Silva Nicolau
18. Milu Almeida Magalhães
19. Mariana de Oliveira Gonzaga
20. Suellen Paim de Melo

Cronograma

4/7/23, terça
Abertura da convocatória

18/7/23, terça
Encerramento da convocatória

24/7/23, segunda
Divulgação do resultado

31/7/23, segunda
Encontro de apresentação da formação


Aulas

Aula inaugural | 8/8/23, terça
Curadoria popular e o Outro

Aula 1 | 15/8/23, terça
Arte visual negra contemporânea e curadoria

Aula 2 | 23/8/23,quarta
Curadoria e o cinema negro, periférico e favelado

Aula 3 | 28/8/23, segunda
Curadoria, literatura negra e marginal contemporânea

Aula 4 | 4/9/23, segunda
Curadoria e a MPB (Música Preta Brasileira)

Aula 5 | 11/9/23, segunda
Elaboração de projetos culturais

Aula 6 | 18/9/23, segunda
Captação de recursos (ISS, ICMS e Lei Rouanet)

Aula 7 | 30/9/23, sábado, de 9h às 12h
Gestão de redes sociais


Visitas

Visita 1 | 5/8/23, sábado
Visita 2 | 17/8/23, quinta
Visita 3 | 24/8/23, quinta
Visita 4 | 31/8/23, quinta
Visita 5 | 14/9/23, quinta

 

2/10/23, segunda
Troca de experiência e encerramento do curso

Obs: As datas acima podem sofrer alterações e os selecionados serão avisados com a antecedência necessária.