Estação 14
Notícias do Xingu
Marco da Marcha para o Oeste, a Expedição Roncador-Xingu partiu em 1943 para abrir estradas, pistas de pouso e linhas elétricas Centro-Oeste adentro. Os irmãos paulistanos Cláudio, Orlando e Leonardo Villas Bôas se alistaram como peões, em busca de aventura, e ascenderam ao comando.
O encontro com povos do Alto Xingu abriu os olhos dos Villas Bôas para a urgência de preservar o modo de vida dos indígenas, ameaçado pelo avanço da expedição. Em 1952, com Darcy Ribeiro, Noel Nutels e outros, apresentaram o projeto de demarcação ao presidente Getúlio Vargas.
A imprensa, que acompanhou a expedição desde o início, foi um instrumento nessa campanha. Movido por uma mescla de faro jornalístico, interesse econômico e ufanismo, Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, mobilizou o veículo mais popular da época, O Cruzeiro.
A revista enviou ao Xingu alguns de seus principais fotógrafos. Jean Manzon traduziu em imagens o discurso de incorporação dos indígenas à nação. José Medeiros e Henri Ballot captaram detalhes dos encontros e choques culturais.
A representação dos indígenas na imprensa é tema da intervenção de Denilson Baniwa. E os comunicadores da Rede Xingu + trazem aquilo que não era noticiado: o ponto de vista dos xinguanos.
Audiodescrição
Fim do conteúdo