Idioma EN
Contraste

Blog do Cinema Veja Mais +

Cinema do IMS Poços

12 de janeiro de 2024

O Instituto Moreira Salles inicia o ano de 2024 abrindo uma sala de cinema em Poços de Caldas. O cinema é um equipamento de cultura e de coletividade diversa, um espaço onde ideias são compartilhadas e diálogos estabelecidos. A sala foi construída na sede do IMS de Poços e realizada com altos padrões técnicos de projeção e som em cinema digital DCP (digital cinema package). Com 85 lugares, é um espaço aconchegante e arrojado, e terá como missão ser democrático.

Quando o IMS inaugurou em 2017 o cinema do novo prédio do espaço cultural na av. Paulista, em São Paulo, já existiam ali desafios na missão de programar o audiovisual contemporâneo e seu legado histórico, numa área da cidade já bem fértil de telas de cinema.

Mais de seis anos depois, o mundo pós-pandemia do covid-19 vê a indústria do audiovisual impactada pelo novo modelo do streaming e questionada como caminho econômico e social.

Com números de bilheteria ainda abaixo do que o parque cinematográfico brasileiro tinha antes da pandemia, a ideia de uma nova sala de cinema hoje traz desafios. Temos a certeza, de toda forma, que a experiência de cinema que podemos oferecer será uma soma natural ao atual cenário.

O novo cinema do IMS em Poços junta-se às duas outras salas do IMS em São Paulo e no Rio de Janeiro. No momento da escrita deste texto, a nossa sala carioca encontra-se em reconstrução, para reabertura em 2028 no espaço cultural da Gávea totalmente restaurado.

As três salas irão operar juntas num mesmo padrão, o de defender filmes contemporâneos que não encontram espaço de exibição no mercado, assim como observar com olhar crítico o legado do cinema do passado realizado no Brasil e no mundo, sejam no curta, no média ou no longa-metragem.

O grande desafio das boas salas de cinema, mostras e festivais é um sentido de escolha, um ponto de vista que seja empolgante e honesto como oferta de programação, num cenário lá fora que vem sendo automatizado pela indústria e que define padrões e tendências de como o olhar se comporta.

Esse trabalho passa pela presença dos que trabalham com o audiovisual em diálogos abertos com o público. Realizadoras e realizadores de Poços de Caldas, do entorno, do Brasil e de fora devem fazer parte do diálogo constante com o público nesta nova sala, ao redor da produção que é fruto natural da sociedade.

Se sua missão for bem-sucedida, este novo cinema do IMS em Poços de Caldas estará dando frutos, em breve, como espaço de encontro que poderá diminuir a distância entre boas ideias. Uma sala de educação que promova o encontro das pessoas em torno da cultura e que convide todas e todos para uma experiência presencial contínua.

Que, no futuro, alguém se sinta impactado de alguma forma por filmes descobertos nesta nova sala de cinema do IMS Poços de Caldas. Que seja em sessões especiais direcionadas às escolas e às crianças, por mostras apresentadas com ingressos populares, em filmes atuais lançados com ingressos justos ou sessões especiais com entrada franca.

O Cinema como espaço de convívio, que neste momento revela-se ainda mais empolgante como ideia.

Kleber Mendonça Filho
Curador e coordenador do Cinema do IMS

Cinema IMS Poços. Poços de Caldas, MG, 2024. Foto de Gilmar Tavares