Blog do Cinema Veja Mais +

Em setembro no Rio de Janeiro

05 de setembro de 2017

O folheto ao pé deste texto traz a programação completa para o mês de setembro da Sala José Carlos Avellar, o cinema do IMS Rio, com datas e horários das exibições e instruções para compra de ingressos.

Lady Macbeth, de William Oldroyd, baseado no livro Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, de Nikolai Leskov, será exibido ao longo do mês inteiro. Até o dia 13 segue em cartaz Corpo elétrico, de Marcelo Caetano, inspirado na história dos diversos jovens que deixam suas cidades natais para viver em São Paulo. Com sessões até 1º de outubro, Deixa na régua, de Emílio Domingos, investiga o cotidiano de três barbearias: uma em Piabetá, na Baixada Fluminense, e duas na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Nos fins de semanas de setembro, o cinema apresenta o documentário Um filme de cinema, de Walter Carvalho. Dentre os entrevistados, os cineastas Hector Babenco, Julio Bressane, Andrew Wajda, Vilmos Zsigmond, Ruy Guerra, Ken Loach, Béla Tarr, Gus Van Sant e Jia Zhangke. Também de Walter Carvalho, em codireção com João Jardim, Janela da alma, documentário sobre pessoas com deficiência visual, também terá sessões aos sábados e domingos ao longo do mês.

 

 

A partir do dia 14, quando estreia na Sessão Petrobras, fica em cartaz As duas Irenes, longa-metragem de estreia de Fabio Meira. Também a partir do dia 14 começam as sessões de A gente, de Aly Muritiba, terceiro filme do diretor sobre o cotidiano das prisões brasileiras. David Lynch – A vida de um artista, documentário sobre o realizador norte-americano, continua na grade de programação até o dia 17.

A partir da quinta-feira, dia 21, a sala exibe Pendular, de Julia Murat. No fim de semana dos dias 23 e 24, será exibido em conjunto o longa-metragem anterior da diretora, Histórias que só existem quando lembradas. Na quinta-feira, dia 28, às 19h, o cinema exibe Suspiria, de Dario Argento, em cópia restaurada em DCP. Após a sessão haverá um debate com os críticos da revista Cinética.