Por dentro dos Acervos
Bolsa IMS de Pesquisa investiga a Marcha para o Oeste
Termina à meia-noite de domingo, 7/5, o prazo das inscrições para a Bolsa IMS de Pesquisa em Fotografia, que em sua 5ª edição tem como tema a Marcha para o Oeste. Em foco, a colonização do interior do Brasil documentada por Alice Brill, José Medeiros, Henri Ballot e Marcel Gautherot, que têm seus acervos sob a guarda do IMS.
Pelé, no coração do Brasil
Pelé foi retratado por vários fotógrafos cujos acervos estão sob a guarda do IMS. Otto Stupakoff (foto em destaque), Henri Ballot, Madalena Schwartz, David Drew Zingg, Alécio de Andrade, Walter Firmo e Evandro Teixeira eternizaram em fotografias a imagem do rei, imortalizado no coração dos brasileiros.
Em memória de Emanoel Araujo
O artista visual, curador e gestor cultural Emanoel Araujo tem dois retratos seus feitos por fotógrafos do acervo do IMS: Madalena Schwartz (autora da foto em destaque) e Walter Firmo. O IMS presta homenagem ao incansável promotor da arte afro-brasileira publicando esses registros, acompanhados de textos de Jorge Schwartz e do próprio Firmo.
Blusa amarela
Uma loja de utilidades domésticas na São Paulo dos anos 1950. Uma mulher que olha para fora. A fotografia de Alice Brill inspira Carla Madeira, autora de Tudo é rio, no novo post da seção Primeira Vista, em que um escritor é convidado a escrever um texto de ficção a partir de uma foto do acervo do IMS sobre a qual não recebe qualquer informação. (Foto: Alice Brill/ Acervo IMS)
Firmo e os grandes da música
A música tem forte presença no trabalho de Walter Firmo, vide os retratos de artistas como Cartola, Dona Ivone Lara, Djavan e Clementina de Jesus. Reunimos imagens presentes no acervo do IMS para ilustrar a entrevista que Joaquim Ferreira dos Santos fez com o fotógrafo na Rádio Batuta.
Fotojornalismo na mira do IMS
O IMS lançou em junho de 2022 um novo site, Testemunha Ocular, dedicado ao fotojornalismo. Criado a partir de um universo de mais de 1 milhão de fotos do acervo do instituto, o portal apresenta também a produção de 44 fotógrafos de diferentes gerações e regiões do país, e inclui seções que ressaltam a importância da atividade na documentação da realidade brasileira e na construção da memória nacional. (Nani Rubin)