Contatos 1 – A grande tradição do fotojornalismo
Primeiro de uma série de três volumes em que um conjunto de imagens (folhas de contato, diapositivos e cópias finais) são comentadas por seus autores para uma análise do processo criativo da fotografia. Em A grande tradição do fotojornalismo, 12 fotógrafos, diante de suas folhas de contato, discutem seus métodos de trabalho como quem organiza um livro de memórias ou retorna ao acontecimento fotografado com a ajuda destes blocos de notas visuais.
1. Henri Cartier-Bresson, de Robert Delpire (França, 1994. 12’)
2. William Klein, de William Klein (França, 1990. 15’)
3. Raymond Depardon, de Raymond Depardon e Roger Ikhlef (França, 1990. 13’)
4. Josef Koudelka, de Robert Delpire (França, 1990. 12’)
5. Robert Doisneau, de Sylvain Roumette (França, 1990. 15’)
6. Edouard Boubat, de Roger Ikhlef (França, 1994. 15’)
7. Elliott Erwitt, de Elliott Erwitt (França, 2002. 12’)
8. Marc Riboud, de Alain Taieb (França, 1990. 13’)
9. Leonard Freed, de Alain Taieb e Leonard Freed (Fran¬ça, 1990. 13’)
10. Mario Giacomelli, de Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi (França, 1994. 14’)
11. Helmut Newton, de Philippe Collin (França, 1990. 12’)
12. Don McCullin, de Sylvain Roumette (França, 1993. 14’)
- Título Original: Contacts 1 - La grande tradition du photo-reportage
- Ano: 1990-2002
- Duração: 156 min. aprox.
- Idiomas: Francês, Inglês, Italiano
- Formato de tela: 4:3
- Cor: Preto e Branco
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: Livre
- País: França
- Informações adicionais / Extras:
Livreto "O presente infinito".
Alain Taieb
Angela Ricci Lucchi
Elliott Erwitt
Leonard Freed
Philippe
Raymond Depardon
Robert Delpire
Roger Ikhlef
Sylvain Roumette
William Klein
Yervant Gianikian
Contatos 2 – A renovação da fotografia contemporânea
Segundo de uma série de três volumes em que um conjunto de imagens (folhas de contato, diapositivos e cópias finais) é comentado por seus autores para uma análise do processo criativo da fotografia. Nesta série baseada em uma ideia de William Klein, 11 fotógrafos discutem seus métodos de trabalho como quem organiza um livro de memórias ou retorna ao acontecimento fotografado com a ajuda de um caderno de notas visuais.
1. Sophie Calle, de Jean-Pierre Krief (França, 1997. 13’)
2. Nan Goldin, de Jean-Pierre Krief (França, 1999. 13’)
3. Duane Michals, de Dominique Dubosc (França, 1993. 13’)
4. Sarah Moon, de Sarah Moon (França, 1994. 13’)
5. Nobuyoshi Araki, de Jean-Pierre Krief (França, 2000. 14’)
6. Hiroshi Sugimoto, de Jean-Pierre Krief (França, 2000. 14’)
7. Andreas Gursky, de Sylvain Roumette (França, 1999. 13’)
8. Thomas Ruff, de Jean-Pierre Krief (Franca, 1997. 13’)
9. Jeff Wall de Jean-Pierre Krief (França, 2000. 14’)
10. Lewis Baltz, de Sylvain Roumette (França, 1997. 13’)
11. Jean-Marc Bustamante, de Marie-Dominique Dhelsing (França, 2000. 13’)
- Título Original: Contacts 2 – Le Renouveau de la photographie contemporaine
- Ano: 1990-2002
- Duração: 143min. aprox.
- Idiomas: Francês, Inglês
- Formato de tela: 4:3 letterboxing
- Cores: Colorido, Preto e Branco
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: 14 anos
- País: França
- Informações adicionais / Extras:
Livreto "A renovação da fotografia contemporânea", com textos de Hervé Guibert.
Dominique Dubosc
Jean-Pierre Krief
Marie-Dominique Dhelsing
Sarah Moon
Sylvian Roumette
Contatos 3 – A fotografia conceitual
Terceiro de uma série de três volumes em que um conjunto de imagens (folhas de contato, diapositivos e cópias finais) é comentado por seus autores para uma análise do processo criativo da fotografia. Nesta série baseada em uma ideia de William Klein, 10 fotógrafos discutem seus métodos de trabalho como quem organiza um livro de memórias ou retorna ao acontecimento fotografado com a ajuda de um caderno de notas visuais.
1. John Baldessari, de Jean-Pierre Krief (França, 2002. 14’)
2. Bernd & Hilla Becher, de Jean-Pierre Krief (França, 2002. 15’)
3. Christian Boltanski, de Alain Fleischer (França, 2002. 12’)
4. Alain Fleischer, de Alain Fleischer (França, 2002. 14’)
5. John Hilliard, de Jean-Pierre Krief (França, 2002. 14’)
6. Roni Horn, de Jean-Pierre Krief (França, 2004. 13’)
7. Martin Parr, de Françoise Marie e Jean-Pierre Krief (França, 2002. 15’)
8. Georges Rousse, de Jean-Pierre Krief (França, 2002. 14’)
9. Thomas Struth, de Jean-Pierre Krief (França, 2002. 15’)
10. Wolfgang Tillmans, de Jean-Pierre Krief (França, 2004. 13’)
- Título Original: Contacts - La photographie Conceptuelle
- Ano: 1997-2004
- Duração: 130 min. aprox.
- Idiomas: Francês, Inglês
- Formato de tela: 4:3 letterboxing
- Cor: Colorido
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: 16 anos
- País: França
- Informações adicionais / Extras:
Livreto "Arte conceitual e fotografia", de Annateresa Fabris.
Alain Fleischer
Françoise Marie
Jean-Pierre Krief
Conterrâneos velhos de guerra
O filme de Vladimir Carvalho aborda o período da construção da capital federal e as precárias condições de trabalho dos cerca de 50 mil operários. O longa conta com depoimentos de todas as partes envolvidas e imagens raras de arquivo. “Épico às avessas, Conterrâneos… contrapõe as visões dos artífices da utopia de Brasília — como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, etc — com a daqueles que a construíram, os candangos”, explica Sérgio Moriconi, jornalista e cineasta, no livreto que acompanha o DVD. O livreto conta ainda com texto do crítico Carlos Alberto Mattos e com um depoimento do próprio Vladimir Carvalho, que afirma que “o documentário, mesmo o mais radical dos documentários, tem muito de autobiografia, tem muito de quem o fez. Fiquei vinte anos fazendo Conterrâneos velhos de guerra porque ninguém queria falar do massacre de trabalhadores no começo da década de 1970. Só se falava disso à boca miúda. O povo, humilde, tinha medo de falar do massacre. Só entre 1988 e 1989 algumas pessoas começaram a concordar em ser entrevistadas”.
- Ano: 1990
- Duração: 175 min. aprox.
- Idioma: Português
- Formato de tela: 16:9
- Cor: Colorido
- Legenda: Não possui
- Classificação indicativa: Livre
- País: Brasil
- Informações adicionais / Extras:
Livreto "Pantasmas de Brasília", com depoimento de Vladimir Carvalho e ensaio de Sérgio Moriconi.