Elena
Elena viaja para Nova York com o mesmo sonho da mãe: ser atriz de cinema. Deixa para trás uma infância passada na clandestinidade dos anos de ditadura militar e deixa Petra, a irmã de sete anos. Duas décadas mais tarde, Petra também se torna atriz e embarca para Nova York em busca de Elena. Tem apenas pistas: filmes caseiros, recortes de jornal, diários e cartas. A todo momento Petra espera encontrar Elena caminhando pelas ruas com uma blusa de seda. Pega o trem que Elena pegou, bate na porta de seus amigos, percorre seus caminhos e acaba descobrindo Elena em um lugar inesperado. Aos poucos, os traços das duas irmãs se confundem, já não se sabe quem é uma, quem é a outra. A mãe pressente. Petra decifra. Agora que finalmente encontrou Elena, Petra precisa deixá-la partir.
- Ano: 2012
- Duração: 82 min. aprox.
- Idiomas: Inglês, Português
- Formato de tela: 16:9
- Cor: Colorido
- Legendas: Espanhol, Francês, Inglês, Português para deficientes auditivos
- Classificação indicativa: 12 anos
- País: Brasil
- Informações adicionais / Extras:
"Pecado original", livreto com depoimento de Petra Costa e análises de Carlos Alberto Mattos, Ismail Xavier, João Moreira Salles e Miguel Pereira. "Olhos de ressaca", de Petra Costa [Brasil, 2009. 20 min. aprox., colorido]. Faixa comentada por Carlos Alberto Mattos, João Moreira Salles e Petra Costa.
Petra Costa
EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo
O documentário traça uma ponte entre passado e presente através dos quase 60 anos da produção artística de Maureen Bisilliat e sintetiza situações vividas durante os anos de fotojornalismo, publicações, exposições e filmes. Costurando memórias com trechos de palestras, entrevistas e cenas com família e amigos, reúne dicas colhidas ao longo de uma vida de aprendiz.
Muitos dos capítulos que compõem o filme foram iniciados tomando como base obras dos escritores Euclides da Cunha, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto, Mário de Andrade e Jorge de Lima: suas realidades e regiões. Viagens a lugares fotografados no passado, revisitados e documentados 50 anos depois. As referências sonoras que inspiraram seu trabalho são uma parte importante de EQUIVALÊNCIAS: aprender vivendo.
- Ano: 2019
- Duração: 96
- Idiomas: Inglês, Português
- Formato de tela: 16:9
- Cor: Colorido
- Legenda: Inglês
- Classificação indicativa: 16 anos
- País: Brasil
- Informações adicionais / Extras:
A edição inclui um livreto com ensaio de Roberto Gervitz e cenas não incluídas na versão final do filme.