La Luna
Segundo título da coleção, o DVD La Luna (1979) tem direção de Bernardo Bertolucci. “Depois de ter analisado durante anos a figura paterna, depois de ter delirado sobre esse tema, senti necessidade de tratar da figura materna”, explica o diretor. O filme conta a história de uma cantora americana de ópera que viaja com seu filho adolescente Joe para uma longa turnê na Itália. Absorvida por seu trabalho, Caterina choca-se com a descoberta de que seu problemático e solitário filho está viciado em heroína. A partir disso, partem em busca da possibilidade de um reecontro dele com seu pai verdadeiro, cuja existência ela sempre manteve em segredo.
- Título Original: La Luna
- Ano: 1979
- Duração: 142 min. aprox.
- Idiomas: Inglês, Italiano
- Formato de tela: 16:9
- Cor: Colorido
- Legenda: Português
- Classificação indicativa: 16 anos
- Países: EUA, Itália
- Elenco: Mathew Barry, Veronica Lazar, Renato Salvatori e Tomas Milian
- Informações adicionais / Extras:
Livreto com o texto “Necessariamente sonhar: projeção e proteção onírica em La Luna", escrito pelo professor da Boston University T. Jefferson Kline.
Bernardo Bertolucci
Libertários e Chapeleiros
Libertários
Com fotografias, recortes de jornais, músicas e filmes do começo do século 20, uma análise da influência do movimento anarquista na formação de uma consciência de classe entre os primeiros operários brasileiros, em São Paulo, e na realização das primeiras greves para reivindicar melhores condições de trabalho.
Chapeleiros
Uma observação atenta e demorada do cotidiano dos trabalhadores de uma fábrica de chapéus: o ritmo das máquinas a todo vapor, a breve pausa para o almoço, o gesto mecânico do trabalhador repetido um sem número de vezes, até o instante da saída dos operários da fábrica.
- Ano: 1976 / 1983
- Duração: 30 min. / 24 min.
- Idioma: Português
- Formato de tela: 16:9
- Cores: Colorido, Preto e Branco
- Legenda: Sem legenda
- Classificação indicativa: Livre
- País: Brasil
- Informações adicionais / Extras:
Reminiscências de um projeto, de Lauro Escorel [Brasil, 2014 - 29 min.]. Filmando Chapeleiros, de Lauro Escorel [Brasil, 2014 - 7 min.]. Livreto "O mundo dos trabalhadores", com textos de Carlos Augusto Calil e Michael M. Hall, do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas
Sobre os diretores:
Lauro Escorel - Libertários
Libertários é o terceiro filme dirigido por Lauro Escorel (EUA, 1950), na época, metade da década de 1970, já conhecido por seu trabalho como fotógrafo, cujos primeiros longa-metragens foram São Bernardo, de Leon Hirszman (1971), e Toda nudez será castigada, de Arnaldo Jabor (1973). No Chile, em 1973, dirigiu seu primeiro filme curto, Primeiro de Maio. É diretor de, entre outros, Libertários (1976), Arraes de volta (1979) e Sonho sem fim (1985). Como fotógrafo, tem uma carreira extensa, passando por filmes de Zelito Viana, Hector Babenco, Geraldo Sarno, Ana Carolina Soares, Eduardo Escorel e Carla Camurati. Além de assinar a direção de fotografia de seis filmes nos Estados Unidos entre 1992 e 1996.Adrian Cooper - Chapeleiros
Nascido na Inglaterra (Devon, 1945) e radicado no Brasil desde a metade da década de 1970, Adrian Cooper tem um extenso trabalho como diretor de fotografia. No Chile, fotografou documentários de Jose Barberena, Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento. No Brasil, começou a atuar como diretor de fotografia em 1932/1982 - A herança das ideias, de João Batista de Andrade (1982), um ano antes de realizar Chapeleiros. Assinou também a direção de arte em filmes como A marvada carne, de André Klotzel (1985) e Quincas Berro d'Água, de Sergio Machado (2010).