Idioma EN
Contraste

Sanfonas e pifes

 

Sanfonas e pifes (ou pífanos) são instrumentos emblemáticos para acompanhar as danças de par na região Nordeste – danças como o xote, o baião e as marchinhas juninas, que integram o amplo mundo do forró. A sanfona, acompanhadora ou solista, se adapta a diversas formações instrumentais, mas o grupo clássico do forró é sanfona, zabumba e triângulo. Os pifes são tocados sempre em dupla e acompanhados por percussão de zabumba, tarol e, às vezes, também pares de pratos.

Publicado em 21/8/20


Joquinha Gonzaga

João Januário Maciel, o Joquinha Gonzaga, é filho de Raimunda Januário, irmã de Luiz Gonzaga. Ganhou sua primeira sanfona aos 12 anos. Começou a tocar em clubes, forrós, e no sítio dos Gonzagas, em Duque de Caxias (RJ). A partir de 1975, passou a viajar pelo Brasil, como sanfoneiro, com o tio. Seu primeiro disco solo saiu em 1987. Em 1990, mudou-se para a terra de origem da família, Exu (PE).

Instagram | Facebook

João do Pife e a Banda de Pífano Dois Irmãos de Caruaru

João Alfredo dos Santos, o João do Pife, começou a tocar com 6 anos na banda de pífanos do pai, em festas católicas da região de Caruaru (PE). Com a morte do pai, a banda passou para João e seu irmão Severino, recebendo o nome de Banda de Pífanos Dois Irmãos. Mais tarde, Severino, por problemas de saúde, foi substituído por Marcos do Pife.

Instagram João do Pife | Facebook João do Pife

Tião Marcolino

Natural de Colônia Leopoldina (AL), a 120 km de Maceió, Tião Marcolino é um dos mais importantes sanfoneiros alagoanos em atividade. Em 1992, lançou o primeiro de seus mais de 20 discos, Saudade. O mais recente é de 2019. Em 1994, mudou-se para a capital do estado.

Instagram | Facebook

convidados da Associação Respeita Januário

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z