Idioma EN
Contraste

Coquevídeo (PE)

O Coquevídeo: Formação e Experimentação Audiovisual no Coque é um curso para jovens do Coque – favela da área central do Recife – focado no desenvolvimento de habilidades técnicas e artísticas e na criação a partir de uma pedagogia popular e estimuladora das subjetividades. Criar imagens pela perspectiva da comunidade é fazer nascer um Coque desconhecido por muitos, vivo nos afetos de quem mora ali.

Instagram
/coquevideo

Narrativas Periféricas do fim desse mundo

As múltiplas periferias de Pernambuco retratam o fim – e o recomeço – desse mundo

O Narrativas Periféricas do Fim Desse Mundo é um projeto de incentivo a artistas periféricxs de Pernambuco durante a pandemia, fruto da parceria entre o coletivo Coquevídeo – Formação e Experimentação em Audiovisual no Coque e o Instituto Moreira Salles, através do programa IMS Convida. A partir de uma convocatória ampla, foram selecionados, em duas etapas, 47 projetos de vídeos e ensaios fotográficos de mais de dez cidades pernambucanas para serem apoiados pela ação. O resultado é a mostra NaPerifa, que você confere parcialmente aqui. Para ter acesso ao conteúdo completo, visite o site Naperifa.org.

As periferias, a quem historicamente foi negado o direito de dar a ver a sua perspectiva, nesta mostra – como deveria ser em todas –, são voz ativa e diversa e, através da arte, estabelecem novos diálogo entre elas. A pluralidade está expressa de múltiplas maneiras: territorialmente, as obras vêm não só da região metropolitana do Recife, mas também do litoral aos sertões, passando pelo agreste e pela zona da mata, em periferias urbanas, rurais e comunidades indígenas e quilombolas. Do ponto de vista da forma, entre ensaios fotográficos e vídeos, vê-se uma variedade de táticas discursivas: retratos, colagens, vídeos experimentais e documentais. Denúncias, ficções, animações, relatos e diários também compõem esse recorte.

No limite entre olhar para fora e para dentro, para as precariedades e potências que os cercam, o que se vê em NaPerifa é uma curadoria de obras críticas do agora e apontamentos esperançosos do porvir. A mostra traz a versatilidade de estratégias narrativas e, sobretudo, uma multiplicidade de sujeitos periféricos, que refletem e criam a partir deste tempo de fim e de recomeço.

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z