Mão na Lata (RJ)
Coletivo formado por jovens moradores da Maré, coordenado pela artista visual Tatiana Altberg em parceria com a Redes da Maré. Desde 2003 mantém um espaço de criação coletiva, que usa a fotografia e a escrita para construir narrativas autobiográficas e ficcionais. Suas experiências conjugam a apropriação das tecnologias de produção de subjetividades e o compartilhamento de mundos.
maonalata.com.br
amaredecasa.org.br
(Foto de Jailton Nunes)
Os ensaios aqui apresentados foram compostos a partir de um extenso material produzido ao longo de quatro meses, entre abril e agosto de 2020. Jailton Nunes, Fagner França, Larisse Paiva, Juliana de Oliveira, Jonas Willame e Christine Jones, jovens moradores da Maré e integrantes do Mão na Lata, fotografaram e escreveram diariamente sobre seus cotidianos na quarentena. Periodicamente toda essa produção foi publicada no site A Maré de casa, como parte de uma ação apoiada pela Redes da Maré e a organização Peoples Palace Projects, dentro da pesquisa Construindo Pontes, que estuda os níveis de bem-estar e saúde mental da população da Maré.
Para o Programa Convida do IMS, apresentamos os ensaios, re-escrituras imagéticas e textuais da experiência vivida. Olhamos o que se passou como um contínuo processo de reelaboração do presente, na intenção de projetar um futuro outro.
fotos e textos_Christine Jones, Fagner França, Jailton Nunes, Jonas Willame, Juliana de Oliveira, Larisse Paiva
curadoria, diagramação e edição de imagens_Tatiana Altberg
edição de textos e revisão_Raquel Tamaio
Publicado em 29/9/2020
Projeto realizado a convite da área de Fotografia e acompanhado por Sérgio Burgi, da equipe do IMS