Idioma EN
Contraste

Mão na Lata (RJ)

Coletivo formado por jovens moradores da Maré, coordenado pela artista visual Tatiana Altberg em parceria com a Redes da Maré. Desde 2003 mantém um espaço de criação coletiva, que usa a fotografia e a escrita para construir narrativas autobiográficas e ficcionais. Suas experiências conjugam a apropriação das tecnologias de produção de subjetividades e o compartilhamento de mundos.

maonalata.com.br
amaredecasa.org.br

(Foto de Jailton Nunes)

Diários

Para melhor leitura visualize em tela cheia

Diários

Para melhor leitura visualize em tela cheia

Os ensaios aqui apresentados foram compostos a partir de um extenso material produzido ao longo de quatro meses, entre abril e agosto de 2020. Jailton Nunes, Fagner França, Larisse Paiva, Juliana de Oliveira, Jonas Willame e Christine Jones, jovens moradores da Maré e integrantes do Mão na Lata, fotografaram e escreveram diariamente sobre seus cotidianos na quarentena. Periodicamente toda essa produção foi publicada no site A Maré de casa, como parte de uma ação apoiada pela Redes da Maré e a organização Peoples Palace Projects, dentro da pesquisa Construindo Pontes, que estuda os níveis de bem-estar e saúde mental da população da Maré.

Para o Programa Convida do IMS, apresentamos os ensaios, re-escrituras imagéticas e textuais da experiência vivida. Olhamos o que se passou como um contínuo processo de reelaboração do presente, na intenção de projetar um futuro outro.

fotos e textos_Christine Jones, Fagner França, Jailton Nunes, Jonas Willame, Juliana de Oliveira, Larisse Paiva

curadoria, diagramação e edição de imagens_Tatiana Altberg

edição de textos e revisão_Raquel Tamaio

Publicado em 29/9/2020

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z