Idioma EN
Contraste

Revista O Menelick 2º Ato (SP)

Iniciativa editorial de reflexão e valorização da produção cultural e artística da diáspora negra com especial destaque para o Brasil. Baseada em São Paulo, em seus dez anos de existência publicou 21 edições impressas, sempre com distribuição gratuita. O nome O Menelick 2° Ato é uma homenagem ao jornal paulistano O Menelick (1915), um dos primeiros periódicos da imprensa negra paulista no século 20.

Instagram

Enquanto as incertezas e o imprevisível chegam a níveis brutais, artistas apontam para rotas que tensionam o status quo imaginando futuros possíveis em meio ao caos, na contramão do pensamento hegemônico que institui ódio e destruição — nada novo para aquelas/es que fazem arte enquanto pessoas negras, periféricas ou subalternizadas. A Covid-19 e o isolamento social escancararam nossas fragilidades, mas também nossas potências e nossa resiliência.

Tendo como mote apontamentos para um futuro plural ou simplesmente possível, compreendendo Tempo como uma noção de espiralada, onde passado, presente e futuro se interconectam, divergindo da percepção linear eurocêntrica, a revista O Menelick 2º Ato convidou um grupo de criativos/as do campo das artes e da cultura, de diferentes perfis e regiões do país, para a edificação de um dossiê capaz não somente de oxigenar nossas perspectivas mas, de maneira crítica, iluminar a trilha que nos conduzirá a um amanhã que contemple nossas subjetividades e nosso espírito coletivo, pensando a arte em seu caráter educativo, interrogador e propulsor de mundos.

Mais sobre o Programa Convida
Artistas e coletivos convidados pelo IMS desenvolvem projetos durante a quarentena. Conheça os participantes:

A · B · C · D · E · F · G · H · I · J · K · L · M · N · O · P · Q · R · S · T · U · V · W · X · Y · Z