“São três artistas. Três histórias de vida. Três casos clínicos”. Uma trilogia em que o realizador procurou “uma linguagem cinematográfica que permitisse narrar os filmes a partir dos próprios trabalhos pintados pelos artistas”, no serviço de terapia ocupacional e reabilitação criado em 1946 pela dra. Nise da Silveira, no Centro Psiquiátrico Pedro II. São pinturas, desenhos e modelagens que “expressam o mundo interior de três artistas”, Fernando Diniz (“a pintura em luta constante contra o caos para recuperar o espaço cotidiano”), Adelina Gomes (“a pintura em luta para expulsar os fantasmas e recuperar a condição feminina”) e Carlos Pertuis (“a dolorosa busca da consciência da humanidade pelas lendas”).

O filme é dividido em três episódios: Fernando Diniz – Em busca do espaço cotidiano; Adelina Gomes – No reino das mães; e Carlos Pertuis – A barca do sol.

O DVD acompanha ainda o extra Posfácio: entrevista com a dra. Nise da Silveira, realizada por Leon Hirszman – o material bruto não editado pelo cineasta torna-se agora filme em montagem de Eduardo Escorel.