Idioma EN
Contraste

Exposição Entre nós: 10 anos da Bolsa ZUM/IMS

Dora Longo Bahia (São Paulo, SP, 1961)

Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), 2017
Fotografias impressas em 2023 em pigmento mineral sobre papel de algodão.

Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia), 2017
Audiovisual, 20’45”

A obra conta com som e projeções que mostram o derretimento das geleiras de Perito Moreno, localizadas na Argentina, e as queimadas na Amazônia. Em paralelo, duas crianças uniformizadas jogam futebol vagarosamente, representando cumplicidade e uma troca de passes aparentemente amistosa entre os dois países, apesar da conhecida rivalidade no esporte.

As paisagens da instalação oferecem uma perspectiva frontal das consequências mais visíveis do aquecimento global, enquanto fotografias panorâmicas da geleira e do que sobrou de parte da floresta, por sua vez, dão conta da escala da tragédia. Bahia conta sua percepção sobre os ambientes: “Na floresta, é uma sensação de fogo constante. Na geleira, você espera, e uma parte cai de repente. São sensações de tempo muito diferentes.”

Os meninos que chutam a bola e, logo em seguida, a recebem apontam para um jogo político compartilhado por duas nações. Enquanto os ecossistemas desaparecem, governantes usam da popularidade do esporte para promover um ideário nacionalista e superficial, fato notado principalmente durante os regimes ditatoriais dos anos 1970 e 1980, décadas em que ambas as seleções conquistaram importantes títulos, enquanto os países afrouxavam – ou mesmo descartavam – regras de proteção dos seus biomas. ( ngelo Manjabosco) Bolsa ZUM/IMS 2016

 

Doutora em poéticas visuais pela ECA USP, possui pós-doutorado em filosofia pela FFLCH USP. A videoinstalação Brasil x Argentina exibe os efeitos do aquecimento global e das políticas ambientais dos dois países na Amazônia e na Patagônia. Questão recorrente no trabalho da artista, a obra põe em evidência a violência – na forma de degeneração ambiental – como consequência de um sistema econômico e social insustentável.