Idioma EN
Contraste
Escola Escuta

Montagem de portfólio

escolaescuta.ims.com.br

Série de encontros sobre elaboração e qualificação de portfólio fotográfico como ferramenta de apresentação, organizados em torno dos temas criação de narrativas, informações e elementos fundamentais e design. A oficina é ministrada por profissionais do Instituto Moreira Salles e do Imagens do Povo/Observatório de Favelas.

Este módulo é parte da programação aberta do Residência artística Laboratório de Imagens.

 

Realização

Como participar

Inscrição

Encontro 1
Encontro aberto, sem inscrição prévia nem limite de participantes.

Demais encontros
Necessária inscrição prévia.
Período de inscrições: 27/5 a 4/6/24
Até 25 participantes, por ordem de inscrição.

Onde

Rio de Janeiro
Formato: online
Duração: 12 horas e 30 minutos (5 encontros de 2h30 cada)
Perfil: pessoas fotógrafas com interesse no tema

 

Erika Tambke
Doutora em Mídias e Mediações Socioculturais na UFRJ, mestre em Latin American Cultural Studies/Visual Culture pela Birkbeck/University of London, bacharel em Geografia/UFRJ, fotógrafa, professora e curadora, coordena o programa Imagens do Povo/Observatório de Favelas e integra a coordenação do FotoRio e da Semana de Ocupação Visual. Produtora  da primeira edição do FFALA - Festival de Fotógrafas Latinoamericanas, foi nomeadora do World Press Photo entre 2018 e 2020 e participou dos júris de Prix Photo da Aliança Francesa (2021), Photo Things (SP/2022) e Prêmio Lewis Hine(SP/2023). Integra os coletivos Favela em Foco e Fotografia Periferia e Memória. No doutorado se dedicou a uma etnografia sobre a fotografia popular, um movimento de fotógrafos que se desenvolve a partir da experiência da Escola de Fotografia Popular, fundada na Maré em 2004.

Monara Barreto
Gestora do acervo fotográfico dugital do Programa Imagens do Povo do Observatório de Favelas, é mestre em Ciência da Informação pelo IBICT – UFRJ e formada em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação na mesma universidade. Desenvolveu pesquisas sobre o campo da fotografia como documento e informação, a preservação da fotografia popular e a importância da memória para os espaços populares. Fotógrafa formada pela Escola Fotógrafos Populares (Imagens do Povo/Observatório de favelas), faz parte do do coletivo Fotografia Periferia e Memória. Desempenha atividades voltadas ao campo da informação: fotografia, organização de acervos bibliográficos, artísticos, documentos digitais e físicos, pesquisa e memórias em geral.

Natália Nichols
Educadora, historiadora da arte e licenciada em Artes Visuais, pesquisa e atua nas interseções entre práticas artísticas, educação, ensino e mediação de arte e cultura na promoção da democracia cultural e deselitização da arte e seus discursos, com passagens por SESC-RJ, CCBB Educativo, Galpão Bela Maré, Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica e MAM Rio. Atuou como Educadora de Projetos no Museu de Arte do Rio, desenvolvendo e realizando programações de atividades públicas e cursos frente ao programa de Formação e Extensão Universitária, e como Coordenadora de Ensino e Programas Públicos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente é coordenadora pedagógica dos projetos Imagens do Povo e Elã - Escola Livre de Artes no Observatório de Favelas.

Cronograma

Encontro 1
18/4/24
(Ocorrerá durante as inscrições do módulo Residência artística Laboratório de Imagens)

Demais encontros
10, 17, 24/6/24 e 1/7/24
segundas as 18h30 às 20h30, via google meet


Observatório de Favelas/Imagens do Povo

Fundado em 2001, tem sede no conjunto de favelas da Maré e se dedica à produção de conhecimento e metodologias, visando incidir em políticas públicas sobre favelas e periferias e promover o direito à cidade.

Criado pelo Observatório de Favelas e pelo fotógrafo documentarista João Roberto Ripper, o Imagens do Povo alia técnica fotográfica a questões sociais, atuando na formação inicial e continuada de fotógrafas e fotógrafos populares e na organização e difusão de acervo digital. Enfatiza o registro dos cotidianos de favelas e territórios periféricos e populares, realizado com percepção crítica e poética e levando em conta o respeito aos direitos humanos e à cultura local.

Site Observatório de Favelas | Instagram Observatório de Favelas | Site Imagens do Povo | Instagram Imagens do Povo


Outros módulos