Idioma EN
Contraste
Escola Escuta | Edital 2024

Preparação de obras de arte

escolaescuta.ims.com.br

Com forte caráter técnico, apresenta como se desenvolvem soluções de montagem para preparar obras de arte para exibição, acondicionamento e transporte, apontando também para a importância da inventividade, da pesquisa e do rigor que envolvem o fazer do preparador de arte. O curso é ministrado por João Gabriel Reis Lemos, profissional do Núcleo de Preservação e Conservação do IMS.

 

Realização

O que é oferecido

O módulo Preparação de obras de arte será desenvolvido através da metodologia da Pedagogia da Convivência, que tem na capacidade de construção de sociabilidade de sujeitos oriundos de favelas e periferias uma de suas potências. Desta maneira se constrói um espaço de aprendizagem que se dá no encontro entre os corpos, na fala daquilo que é o objeto de estudo e orientado pelas vivências e práticas das periferias e favelas. Como metodologia epistemológica adotaremos a episteme periférica, uma vez que além de sua riqueza representativa, a mesma nos oferece a condição de tornar a formação mais fluida.

Serão oferecidos encontros online assíncronas a ser disponibilizado aos agentes e presenciais nas quintas-feiras, no horário das 15h às 19h na sede do Instituto Moreira Salles na Glória, Centro do Rio de Janeiro, que contabilizam carga horária total de 40 horas.

 

Onde

Rio de Janeiro
Formato: online e presencial às quintas, das 15h às 19h
Territórios: Glória (IMS Russel)
Duração: 40 horas (10 encontros de 4 horas cada)
Vagas: 10

 

EDITAL EM PDF ►

Quem pode participar

A convocatória está aberta para agentes culturais interessados em preparação de obras de arte, preferencialmente, negros, indígenas, agentes pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+, pessoas de baixa renda e/ou oriundas de favelas e periferias da metrópole fluminense.

Os agentes culturais deverão, ainda, residir na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ) e ter mais de 18 (dezoito) anos de idade; estarem alinhados e interessados, em suas práticas e pesquisas com as atividades propostas nesta convocatória.

Serão reservadas 1 vaga para integrantes do Coletivo Kambacua; 1 vaga para ex-alunos do Laboratório de produção de exposições, realizado em 2023 em uma parceria entre o IMS e o Coletivo; além de 1 vaga para ex-alunos da Formação Escuta. As demais vagas estão abertas para ampla concorrência de acordo com perfil descrito neste edital.

Como participar

As inscrições são gratuitas e serão realizadas do dia 31 de maio de 2024 até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 14 de junho de 2024, através do formulário Preparação de obras de arte 2024. Não serão admitidas inscrições fora do prazo ou realizadas por outros canais.

 

FORMULÁRIO Preparação de obras de arte 2024 ►

Comprometimento

Uma vez assinado o termo de compromisso com a Uniperiferias e com o IMS, as pessoas selecionadas concordam com as seguintes responsabilidades:

• Participar das atividades da Escola Escuta, que compreendem: Encontros coletivos presenciais e encontros virtuais assíncronas como expresso no calendário da Escola Escuta - Módulo Preparação de obras de arte (disponível no edital);

• Responder a uma avaliação semanal sobre a aula assistida;

• Compromisso por uma comunicação formal, assídua, com respostas em até 3 dias úteis à coordenação do programa via e-mail;

• Garantia do próprio acesso à internet durante a duração da formação;

• Participar de entrevistas e registros audiovisuais para documentação com a finalidade de avaliar ou divulgar a experiência da formação.

Cronograma

Inscrições

31/5 a 14/6/24

Resultado da seleção

25/6/24

Duração do módulo

11/7/24 a 12/9/24


Uniperiferias

Laboratório de ideias sediado na favela da Maré, cria meios e recursos para concretizar futuros melhores para toda a sociedade a partir das periferias. Com formações, pesquisas, a revista Periferias e sua editora, forma uma rede internacional de pensadores periféricos para compreender melhor as periferias do mundo e criar formas de seus sujeitos serem protagonistas em proposições sociais, culturais e políticas.

Site Uniperiferias | Instagram Uniperiferias


Outros módulos