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III Fórum de Acessibilidade

Museu, acesso e afeto

Ciclo de conversas

Sobre as relações de instituições culturais como espaços de acolhimento, encontro e afeto

Quando

10 e 11/11/2021, quarta e quinta, a partir das 10h30

Evento online e gratuito

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook

O museu constitui-se como espaço pulsante na vida social e cultural no que se refere ao direito à cidade. Estamos vivendo a retomada gradual dos públicos a estes espaços, que têm reorganizado suas programações nos âmbitos presencial e virtual. Assim, a programação deste fórum, organizado pela área de Educação do IMS, parte da reflexão sobre o lugar que o museu ocupa nas relações interpessoais e como referência para a sociedade, sendo espaço de acolhimento, encontro e afeto.

Para a primeira conversa, Interdependência, acessibilidade estética e emocional e direito à cidade, convidamos Isabel Portella, Camila Alves e Regina Cohen. Na segunda conversa, com Hilda Gomes, Priscilla Leonnor e Gladys Schincariol, o tema proposto é Acolhimento, luta antimanicomial e interseccionalidade.

Ao longo dos dois dias de programação, para refletir sobre o processo de invisibilização de corpos dissidentes e sobre o capacitismo presente em diversos campos da nossa sociedade, serão lançados vídeos com depoimentos de Deborah Prates, Leandrinha Du Art e Lucas Pontes, bem como produções artísticas de Kitana Dreams e Nayuda.

 

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Convite em Libras

Programação

10/11/2021, quarta, às 10h30

Vídeo: Depoimento

Com Leandrinha Du Art

O processo de invisibilização de corpos dissidentes somado ao capacitismo estão presentes em diversos campos da sociedade. Convidamos Leandrinha Du Art para nos dar seu depoimento sobre suas experiências e reflexões em relação ao acesso à cultura.

10/11/2021, quarta, das 18h às 19h30 | Mesa 1

Interdependência, acessibilidade estética e emocional

Com Camila Alves e Regina Cohen. Mediação: Isabel Portella

Ao olhar para a relação entre pessoas, museus e arte, as ações de acessibilidade nos espaços culturais se modificam, abrindo espaço para a experiência subjetiva e singular dos corpos que ocupam esses lugares. Convidamos a psicóloga e pesquisadora Camila Alves e a arquiteta especialista em acessibilidade Regina Cohen para compor esta mesa, mediada por Isabel Portella, curadora e pesquisadora do Museu da República.

10/11/2021, quarta, às 19h30

Vídeo: Produção artística

Com Nayuda

A arte, como expressão, provoca aproximações e transformações na dinâmica sociocultural, impulsiona reflexões e promove experiências. Convidamos Nayuda para apresentar uma produção artística de sua autoria em diálogo com museu, acesso e afeto.

11/11/2021, quinta, às 12h30

Vídeo: Depoimento

Com Deborah Prates

O processo de invisibilização de corpos dissidentes somado ao capacitismo estão presentes em diversos campos da sociedade. Convidamos Deborah Prates para nos dar seu depoimento sobre suas experiências e reflexões em relação ao acesso à cultura.

11/11/2021, quinta, às 15h30

Vídeo: Depoimento

Com Lucas Pontes

O processo de invisibilização de corpos dissidentes somado ao capacitismo estão presentes em diversos campos da sociedade. Convidamos Lucas Pontes para nos dar seu depoimento sobre suas experiências e reflexões em relação ao acesso à cultura.

11/11/2021, quinta, das 18h às 19h30 | Mesa 2

Acolhimento, Luta Antimanicomial e Interseccionalidade

Com Gladys Schincariol e Priscilla Leonnor. Mediação: Hilda Gomes

Nesta conversa, a proposta é instigar reflexões a respeito das ações de acessibilidade realizadas pelos equipamentos culturais a fim de construir espaços que sejam considerados referência para a população como lugar de acolhimento, encontro e vivência, ao tornarem-se criteriosos em suas escolhas curatoriais, atitudinais e arquitetônicas.

Para compor essa interlocução, reunimos três vozes femininas para partilharem suas experiências e pesquisas. Convidamos Priscilla Leonnor, pedagoga e pesquisadora surda que desenvolve estudos em artes visuais com foco nas relações étnico raciais e comunidade surda, para dialogar com Gladys Schincariol, que é psicóloga, niseriana e coordenadora do Museu de Imagens do Inconsciente desde 1979. Para mediar este encontro contamos com a presença de Hilda Gomes, bióloga, educadora do Museu da Vida e mestre em educação.

11/11/2021, quinta, às 19h30

Vídeo: Produção artística

Com Kitana Dreams

A arte, como expressão, provoca aproximações e transformações na dinâmica sociocultural, impulsiona reflexões e promove experiências. Convidamos Kitana Dreams para apresentar uma produção artística de sua autoria em diálogo com museu, acesso e afeto.

Participantes

Leandrinha Du Art
Midiativista, escritora, colunista NINJA, militante LGBT & PCD, além de graduanda de Teologia e pesquisadora de Filosofia. Aos 26 anos, tem se tornado um rosto de referência nas pautas sexualidade e gênero para pessoas com deficiência e LGBTQIA+, se conectando com pessoas do Brasil e do mundo.

 

 

Camila Alves
Psicóloga clínica e pesquisadora, especializada em Terapia Corporal Reichiana e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). No mestrado defendeu a dissertação “E se experimentássemos mais? Um manual não técnico de acessibilidade em espaços culturais”. Atua na área da cultura há dez anos, e é docente do curso de Psicologia das Faculdades Integradas Maria Thereza (FAMATH), em Niterói. Seus interesses de pesquisa estão no campo dos estudos sobre deficiência, na interface entre arte, cultura, gênero e animais.

 

Regina Cohen
Arquiteta com mestrado em Urbanismo e doutorado em Psicossociologia de Comunidades, é gerente da empresa ACESSO: Projeto, Consultoria e Ensino em Acessibilidade e consultora internacional. Especialista em acessibilidade e representante do Brasil na G3ict, foi consultora da RIO+20, coordenadora do Núcleo Pró-Acesso UFRJ e Visiting Professor Fulbright/Capes na Universidade de Syracuse (NY, EUA). Participou do projeto de acessibilidade da Copa de 2014 e do manual de acessibilidade da Rio 2016.

 

Isabel Portella
Museóloga e crítica de arte, doutora e mestre em História e Crítica da Arte pela Escola de Belas-Artes/UFRJ, especialista em História da Arte e Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio, pesquisadora de acervo, coordenadora e curadora da Galeria do Lago Arte Contemporânea do Museu da República, Rio de Janeiro. Coordena o GT de Acessibilidade do Programa Nacional de Educação Museal e faz parte do International Council of Museums - ICOM.

 

Nayuda
Arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras, participa do Slam do Corpo e de outros saraus e batalhas de poesia como slammer e poeta. É também MC, mãe, performer, co-fundadora do grupo RamariaS e contadora de histórias no gRUPO êBA!

 

 

Deborah Prates
Advogada, feminista e ativista da causa das pessoas com deficiência, com recorte em mulheres com deficiência. É pós-graduada em gênero e direito e pós-graduada em direito do consumidor e responsabilidade civil, ambos pela EMERJ. Presidente da Comissão da Mulher do Instituto dos Advogados Brasileiros e autora do livro Acessibilidade Atitudinal (editora Gramma, 2015), integra o Foro da Pessoa com Deficiência da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro.

 

Lucas Pontes de Andrade
Ativista do movimento da neurodiversidade e produtor de conteúdo sobre autismo e questões relacionadas. Acadêmico de Psicologia, foi diagnosticado autista aos 20 anos.

 

 

Gladys Maria Schincariol
Psicóloga clínica graduada pela PUC de Campinas. Estudou Carl Gustav Jung com a dra. Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, e praticou seu método terapêutico através das atividades criativas, expressivas e livres, no Museu de Imagens do Inconsciente do Centro Psiquiátrico Pedro II, onde ainda atua. Desde 1979 é coordenadora dos projetos de pesquisa e divulgação do Museu de Imagens do Inconsciente. No campo da Saúde Mental atua na supervisão clínica e atendimento dos frequentadores dos ateliês terapêuticos do Museu, utilizando a criatividade, a liberdade e o afeto como formas de tratamento.

 

Priscilla Leonnor
Professora de Libras na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É formada em Pedagogia e Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, pesquisa Língua Brasileira de Sinais nas áreas de educação e artes visuais.

 

 

Hilda Gomes
Bióloga, educadora do Museu da Vida e Mestre em Educação pela UFF. Integra o GT de Acessibilidade do MV, o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça e é docente dos seguintes programas de pós-graduação lato sensu da Fiocruz: Divulgação e Popularização da Ciência/COC; Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão/DIHS/ENSP; e Ciência, Arte e Cultura na Saúde/IOC.

 

Kitana Dreams
Drag Queen surda, criadora de conteúdo, digital influencer, youtuber e maquiadora, engajada nos movimentos da comunidade LGBTQIA+. Grava vídeos de tutoriais de maquiagem e beleza para as redes sociais e é uma das precursoras do uso de gírias na comunidade surda.

Como participar

Quando
10 e 11/11/2021, quarta e quinta, das 18h às 19h30

Evento online
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo com tradução simultânea em Libras pelo YouTube do IMS e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

 

Vacine-se. Use máscara sempre, lave as mãos e use álcool em gel. Evite aglomerações.

Acessibilidade no IMS

O projeto de acessibilidade para pessoas com deficiência física, auditiva e visual está em fase de implantação no IMS, recebendo consultoria de especialistas.

Área de Educação

A Área de Educação do IMS formula e realiza programas para as suas três unidades: Rio de Janeiro, Poços de Caldas e São Paulo, alinhando ações para promover a fruição de exposições diversas, incluindo as mostras dos acervos do IMS. Os programas são dirigidos aos mais variados públicos, de diferentes perfis e faixas etárias, visando a sensibilização, o estímulo à experiência artística e estética, o incentivo ao pensamento crítico e reflexivo sobre arte, cultura e memória, em especial sobre a imagem fotográfica. São atividades frequentes as visitas mediadas, os ateliês de férias, os projetos continuados em parceria com escolas, e com associações e lideranças comunitárias, encontros com professores, formação interna, atividades para famílias e ações de acessibilidade.

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Fim das informações sobre o Fórum de Acessibilidade