Idioma EN
Contraste

A fotografia através da imprensa

Curso

4 aulas com Dorrit Harazim

Parte de Histórias da fotografia

Quando

21 e 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro de 2017. Terças, das 19h às 21h.

Inscrição

Até o dia da primeira aula
R$ 200

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
Bela Vista - São Paulo/SP
CEP 01310-300

Foto: Dorrit Parks

Sobre o curso

As interseções entre fotografia, história e jornalismo são exploradas por meio de temas como: o poder da imagem sobre a narrativa histórica; a ascensão e a queda das grandes agências de fotografia e revistas ilustradas; os retratos oficiais na política; e a força da imagem (e o papel ambíguo das legendas) ao apresentar a realidade.

Dorrit Harazim é jornalista. Passou pelos principais veículos de comunicação do país e recebeu o prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo na categoria Excelência, e o Maria Moors Cabot 2017. Foi colunista do site da revista ZUM e publicou O instante certo, livro de ensaios sobre fotografia.


Inscrição

Até o dia da primeira aula; sujeito à lotação.

4 aulas, R$ 200


Programa

1) Guerras e conflitos: O poder da imagem sobre a narrativa histórica. Ascensão e queda das grandes agências de fotografia e revistas ilustradas.

 

2) O poder: A difícil arte de captar a alma dos poderosos através de retratos oficiais. De Lincoln a Putin, passando pelos políticos brasileiros. (Platon, Orlando Brito, Annie Leibovitz, Duran etc.)

 

3) A força de cada um: Minamata e Serra Pelada, o menino sírio Aylan e o tiro no embaixador russo na Turquia, os campos de internação japoneses e a vida no presídio Talavera Bruce. Ensaios longos versus uma única imagem – duas formas opostas de fazer história.

 

4) A manipulação da história: A fotografia como ferramenta política (imagens alteradas na era soviética), social (o primeiro filme Kodak a registrar nuances da pele negra data somente dos anos 1990) e individual (quando o fraudador é o próprio fotógrafo).


Mais eventos

Mais IMS