A fotografia através da moda

Curso

4 aulas com Bob Wolfenson

Parte de Histórias da fotografia, parte II

Quando

24 e 25/10, 7 e 8/11/2018
Quartas e quintas, das 19h às 21h

Inscrição

Até a primeira aula do módulo
R$ 200. Vendas pelo Eventbrite a partir de 2/8, às 10h.

IMS Rio

Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Ensaio para a Vogue francesa, Baden-Baden, Alemanha, 1974. Otto Stupakoff/Acervo IMS.

Sobre o curso

O século XX mostrou que não existe moda sem fotografia. A criação de um estilista, da fabricação das roupas à escolha dos modelos, só se completa quando termina em uma imagem. Este curso acompanha a história da fotografia de moda – território de figuras como Irving Penn, Richard Avedon, Anna Wintour, Juergen Teller, Annie Leibovitz e Otto Stupakoff, entre muitos outros – para mostrar um universo exuberante e às vezes polêmico, capaz de absorver qualquer influência e de transformar não só as roupas, como a música, o cinema, o comportamento e a cultura de rua.


Inscrição

Inscrições até a primeira aula.

4 aulas, R$ 200. Estudantes, professores e maiores de 60 anos têm 50% de desconto em todos os cursos.
Vendas apenas pelo Eventbrite a partir de 2/8, às 10h.


Sobre Bob Wolfenson

Um dos principais retratistas e fotógrafos de moda e nu em atividade no Brasil. Foi cocurador da mostra Otto Stupakoff: beleza e inquietude (2017), realizada no IMS Rio. Publicou também fotolivros autorais, como Belvedere e Apreensões, e edita a revista S/N.


Programa

1) O período pioneiro da fotografia de moda através dos fotógrafos mais relevantes: Barão De Meyer, Cecil Beaton, George Hoyningen-Huené, Man Ray, Edward Steichen, Horst P. Horst, Martin Munkácsi, Louise Dahl-Wolfe, Toni Frissel, Lee Miller, Diane Arbus.

2) A explosão artística e criativa do pós-guerra, que encontrou na fotografia de moda um vetor pulsante de experimentações visuais e uma atitude não conformista. David Bailey, Helmut Newton, Guy Bourdin, William Klein, Gordon Parks, Richard Avedon e Irving Penn, Erwin Blumenfeld, Deborah Turbeville, Sarah Moon.

3) O impacto das novas tecnologias, mídias sociais, novas causas na produção de imagens de moda hoje e o advento das supermodels. Annie Leibovitz, , Steven Meisel, Mario Testino, David LaChapelle, Mert Alas & Marcus Piggott, David Sims, Bruce Weber, Peter Lindbergh, Juergen Teller, Corinne Day, Herb Ritts, Mario Sorrenti, Patrick Demarchelier, Paolo Roversi, Philip Lorca di Corcia.

4) A fotografia de moda no Brasil, centro periférico no cenário da moda mundial que viveu e vive ciclos de grande efervescência e criação alternados com períodos de marasmo, descrença e crise econômica. Otto Stupakoff, Tripolli, Miro, J.R. Duran, Gui Paganini, Zee Nunes e a novíssima geração brasileira e internacional.


Conteúdo relacionado