A máscara, o gesto, o papel em debate

Conversa

Entre Sofia Borges e Peter Pál Pelbart 

Quando

14 de dezembro, quinta, às 18h30

Entrada gratuita

Sujeita à lotação da galeria

IMS Paulista

Avenida Paulista, 2424
São Paulo/SP


Sobre a atividade

No dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 18h30, Sofia Borges e Peter Pál Pelbart conversam entre as obras da artista na exposição CORPO A CORPO. A atividade faz parte da série Conversas na Galeria, que promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato com as obras.

O filósofo Peter Pál Pelbart analisa A máscara, o gesto, o papel, obra de Sofia Borges exibida na exposição. A mostra apresenta um recorte da produção brasileira contemporânea em fotografia, cinema e vídeo por meio de sete trabalhos desenvolvidos por artistas e coletivos em parceria com os curadores.

A máscara, o gesto, o papel é o resultado de uma viagem da artista feita a Brasília em fevereiro de 2017, a convite da curadoria, no momento em que a atuação parlamentar ganhava peso na disputa política. Sofia produziu seu trabalho nas dependências do Congresso Nacional, durante a eleição da presidência do Senado Federal. Os dez quadros da instalação são compostos de duas faces. De um lado, mostram fotografias de bocas reproduzidas de pinturas que homenageiam os ex-presidentes da casa. De outro, exibem gestos fotografados pela artista durante as sessões legislativas. Suspensos por uma corda no meio do espaço expositivo, os quadros com bocas e gestos exibem a gramática da atividade política e o sistema de pesos e contrapesos que caracteriza os jogos de poder no Brasil e em qualquer outra parte do mundo.


Sobre Peter Pál Pelbart

Graduou-se em Filosofia pela Sorbonne (Paris IV- 1983) e doutorou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996). É professor titular da PUC-SP. 


Sobre Sofia Borges

Expôs seu trabalho em mostras no Museu Berardo, em Lisboa (2013), e no Foam, em Amsterdã (2016). Integrou a 30ª Bienal de São Paulo (2012). Em 2016, lançou o livro The Swamp (O pântano) pela Editora Mack, do Reino Unido, vencedor do The First Book Award.


Como participar

Entrada gratuita, sujeita à lotação da galeria. 
Mais informações pelo telefone (11) 2842-9120


O que é o Conversas na Galeria?

A série Conversas na galeria promove o encontro de críticos, professores e especialistas com o público nos espaços expositivos do IMS, estimulando o debate em contato direto com as obras de arte. 


Eventos paralelos


Conteúdo relacionado