Idioma EN
Contraste

A Música Popular Brasileira no Século 21

Curso

4 aulas em vídeo com Romulo Fróes

Quando

31/8/2020: lançamento das aulas
22/9/2020, às 19h: conversa com Romulo Fróes

Evento online | Grátis

Não é necessário se inscrever antecipadamente. Mais informações abaixo.
Romulo Fróes. Foto de Luan Cardoso.

A Rádio Batuta lançará em 31 de agosto de 2020, em seu canal no YouTube, os quatro vídeos do curso "A Música Popular Brasileira no Século 21", do cantor e compositor Romulo Fróes. É parte da celebração dos dez anos da rádio de internet do Instituto Moreira Salles. Foi em 31 de agosto de 2010 que aconteceu o show de lançamento da Batuta.

O curso não tem formato acadêmico. Além de ser um dos artistas mais importantes da música que se faz hoje em São Paulo, Romulo é um pensador dessa cena contemporânea e de como ela lida com a tradição musical brasileira. Os vídeos combinarão suas reflexões com o conhecimento que tem "por dentro" dos processos de criação e produção. Dentre outros trabalhos, ele integrou a equipe que produziu dois discos históricos: "A mulher do fim do mundo" (2015), de Elza Soares, e "Besta Fera” (2019), de Jards Macalé.

O avanço da tecnologia e a democratização dos meios de gravação possibilitaram a qualquer artista gravar seu próprio trabalho. Através da análise de canções lançadas a partir dos anos 2000, A Música Popular Brasileira No Século 21 buscará demonstrar como o estreitamento desta relação entre artista e produção, transformou a canção brasileira.


Conversa com Romulo Fróes

No dia 22 de setembro de 2020, às 19h, Romulo Fróes responderá perguntas do público em uma transmissão ao vivo no Facebook da Batuta.


Aulas

1) A evolução dos meios de gravação e difusão musicais
O início da indústria fonográfica, a invenção do rádio e a chamada Época de Ouro da música brasileira; a chegada da televisão ao Brasil e a consolidação da indústria cultural; a internet e a reformulação da indústria musical.

2) O artista-operário
A crise da indústria fonográfica e a formação de um novo mercado independente; o estúdio de gravação como ferramenta de criação.

3) Música em rede
A consolidação de um mercado independente de fomento e difusão; os núcleos criativos e a produção colaborativa em rede.

4) Representatividade e as novas configurações
A nova geração em diálogo com os cânones da MPB; a ascensão do streaming e a retomada do crescimento da indústria fonográfica; o YouTube como plataforma de música e as tecnologias criativas na música periférica; o discurso musical transformado pelas redes sociais.


Sobre Romulo Fróes

Já lançou oito discos solos, além de outros três com o grupo Passo Torto e um ao lado do cantor e compositor César Lacerda. Já produziu discos de artistas como Elza Soares, Jards Macalé e Rodrigo Campos e suas composições já foram gravadas por Ná Ozzetti, Juçara Marçal, entre outras.


Como participar

Curso online. Grátis.
Não é necessário se inscrever antecipadamente.

As aulas estarão disponíveis em vídeo a partir do dia 31 de agosto de 2020 no canal da Batuta no YouTube.

No dia 22 de setembro de 2020, às 19h, Romulo Fróes responderá perguntas do público em uma transmissão ao vivo no Facebook da Batuta.


A Rádio Batuta

Além de dois canais de música – MPB e Clássico – rodando 24 horas, a rádio online do IMS apresenta documentários sobre grandes nomes da área, playlists sobre temas variados e podcasts de grande repercussão, como Sertões: histórias de Canudos.