Idioma EN
Contraste

Aniversário de 9 anos da Brasiliana Fotográfica

Conversas

Com representantes da instituição, de instituições parceiras do Portal e de pesquisadores convidados.

Quando

2/4/2024, terça-feira, 14h às 17h

Evento gratuito

Vagas limitadas.

Mais informações abaixo.

Fundação Biblioteca Nacional

Auditório Machado de Assis

Rua México, s/n

Centro, Rio de Janeiro

Evento comemorativo de nove anos da Brasiliana Fotográfica, com a participação de representes das instituições parceiras do Portal, de pesquisadores convidados, além das falas institucionais e da representante do corpo técnico da FBN.

Evento organizado pela FBN (BNDigital) e pelo Instituto Moreira Salles.

 

Transmissão ao vivo com interpretação em Libras pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.

Grupo de pessoas ao redor de realejo. Praça da República, c. 1910. Foto de Vincenzo Pastore / Acervo IMS.

Vídeo


Programação

14h00 | Abertura: Falas institucionais
com Marco Lucchesi, Presidente da FBN, e Marcelo Araújo, diretor-geral do IMS

14h20 | Mesa 1: Brasiliana Fotográfica: novas parcerias
com Paulo Knauss e Carolina Gonçalves Alves

15h00 | Mesa 2: Brasiliana Fotográfica: acervo e acesso
com Diana Ramos e Andrea Wanderley

15h40 | Intervalo

15h50 | Mesa 3: Brasiliana Fotográfica: pesquisa e difusão
com Ana Maria Mauad e Amanda Farah

16h30 | Encerramento
com Joaquim Marçal e Sergio Burgi

Apresentação das mesas: Roberta Zanatta e Vinicius Pontes Martins


Participantes

Amanda Fará
Mestra em História pela Universidade Federal Fluminense, criadora de conteúdo digital há dez anos. Fez parte da turma Vozes Negras 2023 do YouTube, projeto que capacita e promove criadores negros ao redor do mundo dentro da plataforma.

 

 

Ana Maria Mauad
Professora titular do Departamento de História e pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense, pesquisadora do CNPq desde 1996 e cientista do Nosso Estado Faperj desde 2013. No ano de 2018 foi bolsista do programa Celso Furtado Visiting Fellow no St. John’s College, da Universidade de Cambridge. Suas pesquisas voltam-se para temas relacionados à história visual e história oral, história da memória e história pública.

 

Andrea Wanderley
Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-RJ. Trabalhou durante 25 anos como pesquisadora da TV Globo. É editora e pesquisadora da Brasilia Fotográfica desde abril de 2015, quando o portal foi fundado. É também pesquisadora da Coordenadoria de Fotografia do Instituto Moreira Salles.

 

 

Carolina Gonçalves Alves
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPCIS UERJ). É Coordenadora de Documentação do CPDOC, professora do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da mesma instituição. Coordena o Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Interseccionalidades (NEGRI) da Escola de Ciências Sociais/CPDOC da FGV. Seu trabalho envolve organização e gestão de documentos históricos, e dedica-se a refletir sobre a sub-representação de mulheres nas instituições arquivísticas.

 

Diana Ramos
Chefe da Seção de Iconografia da Fundação Biblioteca Nacional. Mestre em Memória Social pela UNIRIO. Pós-Graduada em Ensino de História e Ciências Sociais pela UFF. Graduada em História pela UNIRIO e em História da Arte pela UERJ. Servidora da Fundação Biblioteca Nacional desde 2006.

 

 

Joaquim Marçal
Pesquisador, professor e fotógrafo; servidor aposentado da Biblioteca Nacional ainda exercendo a título de colaboração a curadoria, pela BN, do portal Brasiliana Fotográfica. Idealizou e coordenou o projeto de resgate da coleção de fotografias de d. Pedro II, hoje inscrita no programa Memória do Mundo, da UNESCO. Mestre em Design e doutor em História Social, é professor agregado (licenciado) do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. Curador de exposições, perito judicial em fotografia e artes gráficas e autor de ensaios sobre a história da fotografia, das artes gráficas e do design. É sócio benemérito do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

 

Paulo Knauss
Doutor em História. Professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA) e sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), onde exerce atualmente é diretor do Museu IHGB. É membro do Conselho Estadual de Tombamento, do estado do Rio de Janeiro (CET-RJ). Dedica-se à pesquisa em torno das relações Arte, Imagem e Cultura Visual e Memória, Cidade e Patrimônio Cultural. É autor de vários trabalhos publicados e tem atuado como curador de exposições.

 

Roberta Zanatta
Doutora em ciências sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Anteriormente, coordenou a área de Iconografia do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e integrou projetos envolvendo organização de acervos fotográficos na Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. É supervisora do Núcleo de Catalogação do Instituto Moreira Salles, desenvolvendo atividades ligadas a organização, gerenciamento e difusão de acervos fotográficos.

 

Sergio Burgi
Coordenador e curador de Fotografia do Instituto Moreira Salles desde 1999. Formado em Ciências Sociais pela USP em 1981, cursou o mestrado (MFA) em Conservação Fotográfica pela School of Photographic Arts and Sciences do Rochester Institute of Technology (NY, EUA). Foi coordenador do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes, no Rio de Janeiro, entre 1984 e 1991.

 

Vinicius Pontes Martins
Graduado em História, com especialização em gestão de projetos. Possui larga experiência em projetos de pesquisa, tratamento e identificação de acervos históricos. Atua na Biblioteca Nacional Digital desde 2005 e colabora com a Brasiliana Fotográfica desde o seu lançamento.


Como participar

Quando

2/4/2024, terça-feira, 14h às 17h

Onde

Fundação Biblioteca Nacional
Auditório Machado de Assis
Rua México, s/n, Centro, Rio de Janeiro
(Entrada pelo jardim)

Entrada gratuita

Lugares limitados. Não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão ao vivo pelos canais do IMS e da Fundação Biblioteca Nacional.
Evento com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.